Topo

Do Sul ao Nordeste, veja praias escondidas que pouca gente conhece

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

21/02/2018 04h00

Porto de Galinhas, Maragogi, Praia do Rosa, Ipanema: há balneários brasileiros que são famosos ao redor de todo o país. No Brasil, porém, existem outros destinos litorâneos que, via de regra, não são conhecidos nacionalmente, mas que, mesmo assim, têm muita beleza para mostrar. Abaixo, conheça sete destes locais. 

Praias do Núcleo Picinguaba (SP)

Picinguaba é um dos últimos destinos de Ubatuba (SP), quase na divisa com Paraty. Vilarejo de pescadores com poucas pousadas e comércios, é um lugar delicioso para descansar, tem uma praia tranquila e fica ao lado da belíssima Praia da Fazenda, extensa e vazia - Adriana Terra/UOL - Adriana Terra/UOL
Imagem: Adriana Terra/UOL

Localizada no litoral norte de São Paulo, Ubatuba possui uma longuíssima costa recheada de praias paradisíacas. Algumas das mais lindas e selvagens delas fazem parte do chamado Núcleo Picinguaba, uma área de preservação ambiental que abriga faixas de areia como a praia da Fazenda, a praia Brava da Almada e a praia Brava do Cambury. São lugares onde terrenos forrados por mata Atlântica dividem a paisagem com areia fofa e o oceano. Além disso, há diversas trilhas no meio do núcleo Picinguaba, fazendo do lugar um destino ideal para quem quiser entrar em muito contato com a natureza.

Itacoatiara (RJ)

Praia de Itacoatiara, em Niterói (RJ) - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A cidade do Rio de Janeiro abriga as praias mais célebres do Estado fluminense, como Ipanema e Copacabana. Mas, não muito longe dali, fica a belíssima praia de Itacoatiara, parte do município de Niterói e com uma uma paisagem cercada por imponentes morros. Aqui, a areia é fofa (ideal para um longo dia se bronzeando sob o sol) e o mar costuma ser propício para a prática do surfe. E o melhor: ao lado da praia fica o Costão de Itacoatiara, formação rochosa com mais de 200 metros de altura e cujo o topo pode ser visitado por turistas (e de onde se tem uma excelente visão panorâmica de toda a região). 

Calhetas (PE)

Praia de Calhetas: A praia Calhetas é uma baía de quase 200m que chama a atenção por suas águas azuladas, coqueiros e pelo colorido dos barcos, em Cabo de Santo Agostinho. O local é bastante procurado por praticantes de mergulho e pesca submarina - Miguel Igreja/Empetur/Divulgação - Miguel Igreja/Empetur/Divulgação
Imagem: Miguel Igreja/Empetur/Divulgação

Parte de Santo Agostinho (PE), Calhetas é uma praia famosa entre o público nordestino (especialmente o pernambucano). Mas, fora da região, nem todos conhecem esta intimista faixa de areia com águas calmas e cercada por mata e barquinhos na água. Vista de cima, a partir de uma estrada que abre caminho até sua orla, Calhetas tem o formato que lembra um coração. Lá embaixo, na areia, há agradáveis quiosques e um clima para passar o dia curtindo o sol nordestino. É também possível brincar de tirolesa sobre a paisagem paradisíaca da região. 

Porto Belo (SC)

Perequê é a maior praia de Porto Belo, em Santa Catarina - Nancy Campos/UOL - Nancy Campos/UOL
Imagem: Nancy Campos/UOL

Apesar de ser porto de navios de cruzeiro, o município de Porto Belo está longe de ser um dos mais famosos destinos litorâneos de Santa Catarina entre o público brasileiro (as orlas de Florianópolis e Balneário Camboriú, por exemplo, estão bem na frente no ranking de popularidade, certo?). Mas trata-se de um local com cartões-postais com potencial para agradar os viajantes, como a movimentada praia do Perequê (foto) e a praia do Estaleiro, que exibe paisagens mais selvagens para os visitantes que querem ver natureza. E é um lugar ótimo a partir do qual fazer passeios de barcos pelo mar que banha esta região do território catarinense. 

Praia Riacho Doce (ES)

Riacho Doce - Conceição da Barra (ES) - Divulgação/Setur ES - Divulgação/Setur ES
Imagem: Divulgação/Setur ES

Nem todos sabem, mas o Espírito Santo tem belos destinos litorâneos. Além da famosa Guarapari, o Estado capixaba tem a praia Riacho Doce, parte do município de Conceição da Barra e que tem sua paisagem dividida entre o mar, a areia e as águas de um riacho que se encontram com o oceano (onde muitos banhistas costumam se refrescar). É um lugar que, via de regra, oferece um clima tranquilo para quem está a fim de passar um dia observando o mar e fazendo basicamente nada. 

Praias do Conde (PB)

Tambaba - Paraíba - Rafael Illuminato/UOL - Rafael Illuminato/UOL
Imagem: Rafael Illuminato/UOL

A Paraíba está localizada entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte, dois Estados que têm orlas muito famosas entre os turistas brasileiros. Mas o Estado de Zé Ramalho não faz feio quando o assunto é praia. Muito pelo contrário: lá, a cerca de 40 km de João Pessoa, está o município de Conde, com praias cercadas por falésias que são verdadeiras visões paradisíacas. Coqueirinho é uma das estrelas da área, com sua paisagem cercada por coqueiros e um mar ótimo para banho. Tambaba, por sua vez, que também fica em Conde, é uma das praias de nudismo mais lindas do território brasileiro. 

Icaraí de Amontada (CE)

Icaraizinho, como a praia de Icaraí de Amontada é chamada pelos cearenses, é um destino para quem quer fugir do movimento e se desligar do mundo por alguns dias - Jarbas Oliveira/UOL - Jarbas Oliveira/UOL
Imagem: Jarbas Oliveira/UOL

Jericoacoara e Canoa Quebrada são duas praias extremamente famosas do Ceará. O cálido litoral deste Estado nordestino, entretanto, tem muito mais para mostrar: um dos mais interessantes destes destinos litorâneos é Icaraí de Amontada, um balneário localizado a cerca de 210 km de Fortaleza que ainda preserva aspectos de vila pacata e uma orla com uma extensa faixa de areia pontuada por coqueiros (e um oceano que, durante a maré baixa, ganha piscinas naturais). E, na região, também é possível fazer passeios de barco pelo rio Aracatiaçu e de bugue.