Topo

Castelos de Portugal: veja um roteiro além do óbvio para fazer no Mondego

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Portugal

21/02/2018 04h00

Portugal, que está entre os destinos favoritos dos brasileiros, tem uma série de castelos famosos: o Castelo de São Jorge, em Lisboa, ou o dos Mouros, em Sintra, por exemplo. Mas, além deles, há fortificações da chamada linha defensiva do Mondego, na região central do país. Veja ideias para visitar

Veja também

Castelo de Montemor-o-velho

Castelo de Montemor-o-velho em Portugal  - Ricardo Ribeiro - Ricardo Ribeiro
Imagem: Ricardo Ribeiro

Documentos do século 10 descrevem “Montmayur” como uma poderosa fortaleza. De origem muçulmana, o local de posição estratégica foi cobiçado e palco de inúmeros combates. Passou aos cristãos em 1604, sendo expandido após 1071 ao ser entregue pelo rei D. Afonso 6º a D. Sesnando Davides, então governante da região central. Além do castelo para as tropas, há uma ampla parte interna protegida por uma vasta muralha que abrigava a população local durante ataques muçulmanos. Há uma capela, torres de guarda e uma vista panorâmica da região.

Castelo de Soure

Castelo de Soure em Portugal - Ricardo Ribeiro - Ricardo Ribeiro
Imagem: Ricardo Ribeiro

Ao contrário do que é costume em castelos medievais, o de Soure foi construído em uma zona plana. O objetivo era ficar próximo do ponto de confluência dos rios Anços e Arunca, braços do Mondego. Foi construído pelo governador D. Sesnando Davides após 1064 e expandido por D. Gualdim Pais, mestre templário, em 1156.

Castelo de Germanelo

Castelo de Germanelo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

No topo de um monte, o castelo de Germanelo ocupa uma posição estratégica no controle de um dos principais acessos à cidade de Coimbra. São 367 metros de altitude e amplo domínio visual sobre o vale do Rabaçal. Foi construído em 1142. Germanelo é um dos que mais sofreu a ação do tempo e, entre ruínas, resta apenas uma das paredes intacta.

Castelo de Penela

Castelo de Penela em Portugal - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A reconquista de Coimbra, em 1064, conferiu à fortificação um papel decisivo na defesa da cidade pela sua posição estratégica na estrada que ligava o Baixo-Mondego a Pombal e Santarém, o que tornava Penela um ponto de passagem obrigatório dos exércitos muçulmanos. Em 1408, Penela é doada pelo rei D. João I ao seu filho, o Infante D. Pedro. A ele se deve a renovação da Igreja de São Miguel, bem como a construção de um paço no interior do castelo, hoje totalmente desaparecido.

Coimbra

Universidade de Coimbra - Ricardo Ribeiro/UOL - Ricardo Ribeiro/UOL
Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

No alto da colina, às margens do Mondego, está uma das universidades mais antigas da Europa. No entanto, a transformação dos edifícios do século 11 em palácios e, mais tarde, em faculdades e bibliotecas, fez desaparecer o castelo original nos séculos seguintes até finais do 18. No centro da cidade, ainda é possível ver parte das muralhas deste período e uma das torres de proteção, a torre Almedina.

Miranda do Corvo

Miranda do Corvo em Portugal - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Uma torre e uma cisterna são hoje os únicos vestígios materiais do antigo castelo de Miranda do Corvo. Assim como Montemor, o local sofreu violentos ataques em 1116 e 1117, chegando a ser cercado e conquistado pelas forças árabes. Boa parte da população foi morta e voltaria a crescer apenas em 1136, já sob domínio cristão, quando o rei D. Afonso Henriques concedeu status de cidade ao local para promover o povoamento.

Castelo de Lousã

Castelo de Lousã em Portugal - Ricardo Ribeiro/UOL - Ricardo Ribeiro/UOL
Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

O Castelo de Arouce, conhecido como Castelo de Lousã a partir do século 16, foi construído no topo de um monte escarpado na margem direita do rio Arouce. O vilarejo existia desde 943 e a fortificação também começou após a reconquista cristã de 1604 sob o governo de D. Sesnando Davides.

Pombal

O Castelo de Pombal - Ricardo Ribeiro/UOL - Ricardo Ribeiro/UOL
Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

O Castelo de Pombal foi erguido por D. Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1156. Destaque para a muralha reforçada e com nove torreões, pontos mais elevados que aumentam o campo de visão e protegem as esquinas, particularmente frágeis em qualquer castelo. Já no século 19 o Castelo de Pombal foi atacado por tropas napoleônicas e seriamente danificado, sendo restaurado a partir de 2009.

Há ainda uma fortaleza na cidade de  Figueira da Foz, onde o rio Mondego deságua no mar, e outras estruturas menores na região.

Como chegar

No site da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, formada para preservação dos monumentos é possível obter mais informações sobre a história de cada um, horários de visitação, preços, locais para comer e opções de hospedagens. Também é possível criar rotas de visitação personalizadas em um mapa.

A região central fica a cerca de 200 km de Lisboa e a 120 km do Porto. O acesso é fácil de carro, trem ou ônibus.