Topo

Loucos por praia preferem ficar pelo Brasil e Rio é destino nº1, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

15/02/2018 10h36

Na hora de ir à praia, o brasileiro não quer sair daqui. Segundo uma pesquisa online do site Expedia.com.br, com 15.363 viajantes com mais de 18 anos, em 17 países, o Brasil lidera o ranking das praias mais populares com 75% da preferência dos entrevistados brasileiros.

As belezas naturais e nacionais ganham de outros litorais, como os dos Estados Unidos (30%), Itália (15%), Espanha (15%), Portugal (10%) e França (10%). Dentro do Brasil, os destinos mais populares para férias na praia são: Rio de Janeiro (35%), Salvador (15%) e Florianópolis (15%).

Veja também

Para qual praia ir?

Entre os fatores decisivos estão limpeza, praias seguras, custo total da viagem e clima bom. Entre os viajantes internacionais, as praias do Brasil atraem mais porque, na média global, o destino oferece as refeições mais econômicas.

85% dos viajantes masculinos brasileiros contam que a vida noturna é um fator muito decisivo contra 70% de resposta entre as mulheres. Os viajantes da geração X são os que mais se importam com as baladas (80%), do que millennials (75%) e os viajantes com mais de 55 anos (65%)., conta Otavio.

A cada quatro praieiros do Brasil, apenas 1 acredita ser apropriado ficar nu na praia. Isso equivale a 25% dos entrevistados, sendo que a média global chega aos 30%.

Para qual praia NÃO IR

O que preocupa a grande maioria dos entrevistados é qualidade do hotel (75%), seguido do risco de serem roubados (70%) e os gastos com comida, bebida, souvenirs e serviços na praia (65%).

Outro fator que deixa os brasileiros ansiosos é ter acesso ao wifi (50%) sendo que a média global é 45%. Já entre os pais que levam seus filhos para férias na praia, a ansiedade mais comum é o medo das crianças se afogarem (70%), ficarem doentes (60%) e se queimarem com água viva (55%).