PUBLICIDADE
Topo

Praias do Caribe: conheça destinos paradisíacos além de Punta Cana e Cancún

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

13/02/2018 04h00

Punta Cana (na República Dominicana) e Cancún (no México) são dois dos destinos do Caribe que mais costumam receber turistas brasileiros. Mas há muito mais o que ver nesta região de praias paradisíacas no meio das Américas. A seguir, veja alguns dos destinos mais legais do mundo caribenho (diversos dos locais citados abaixo enfrentam temporadas de furacões. Pesquise com antecedência a melhor época para visitá-los).  

Martinica

MONTAGNE PELÉE (MARTINICA): Localizado no norte da linda ilha de Martinica, a Montagne Pelée é um dos mais ativos vulcões do Caribe -- e pode ser admirada desde a orla local. Em 1902, uma erupção do vulcão destruiu a cidade de St. Pierre, uma das principais da Martinica  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Território ultramarino da França, Martinica é um destino caribenho que combina praias belíssimas com paisagens montanhosas espetaculares. Trata-se de um lugar para cansar de tirar fotos: de um lado aparecem cenários como o vulcão ativo Monte Pelée, enquanto, do outro, surgem praias dignas de cartão-postal, como a Plage des Salines. Já na capital, Fort-de-France, é possível encontrar ótimos restaurantes (muitos operando sob a influência francesa que existe em Martinica).

Barbados

Destinos alternativos de intercâmbio e viagem: Barbados - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Terra da cantora Rihanna, Barbados tem em sua capital, Bridgetown, um interessante destino turístico: trata-se de um lugar com vida noturna animada e um centro histórico que, por conta de sua arquitetura colonial britânica, é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Após curtir um pouco de história e cultura na cidade, é só cair para algumas das muitas praias que existem em Barbados, como Rockley Beach, Miami Beach (sim, este é o nome da praia) e Paynes Bay Beach.   

Aruba

As divi-divi, com seus troncos retorcidos e que crescem em direção ao mar, são as árvores símbolo de Aruba - Denise de Almeida/UOL - Denise de Almeida/UOL
Imagem: Denise de Almeida/UOL

Aruba é um destino caribenho com uma cultura altamente influenciada pela Holanda (que a colonizou), com uma capital (Oranjestad) recheada de lindas construções históricas coloridas e praias com infraestrutura hoteleira ampla e luxuosa (como a encontrada na praia de Palm Beach). O destino oferece cassinos, vida noturna agitada, ótimos pontos para quem gosta de praticar mergulho e areia onde surgem as árvores retorcidas divi-divi (na foto). E o interior de Aruba tem um exótico aspecto desértico recheado de cactos, excelente para fotos. 

Curaçao

Curaçao - Denise de Almeida - Denise de Almeida
Imagem: Denise de Almeida

Curaçao é outro destino caribenho com uma história de colonização da Holanda e isso se reflete na linda arquitetura que marca o centro de sua capital, Willemstad. O mar que banha esta ilha costuma ser de um azul intenso, com águas cristalinas perfeitas para sessões de mergulho. E, em sua orlas, há tanto praias que ficam à sombra de grandes resorts como faixas de areia com aspecto mais selvagem e intimista. E há muito para ver além do mar: no Parque Nacional Christoffel, os turistas entram em contato com uma linda paisagem montanhosa, coroada pela montanha Christoffel.  

Santa Lúcia

Cartão-postal de Santa Lúcia e Patrimônio Mundial da Humanidade, segundo a Unesco, as montanhas Piton (Gros Piton e Petit Piton) são, na verdade, dois pináculos de um sistema vulcânico submerso e profundo - Daniel Nunes - Daniel Nunes
Imagem: Daniel Nunes

Santa Lúcia é uma ilha com algumas das paisagens mais lindas de todo o Caribe. Aqui, o turista não se surpreende apenas com o litoral, mas com um horizonte recheado de enormes montanhas, muitas com formatos pontudos que parecem haver sido esculpidos por um artista. Para tomar um sol, as praias de Anse Chastanet e Anse Mamin estão entre as mais lindas da área. O jardim botânico Diamond Falls é também um passeio imperdível para quem quiser entrar em contato com a natureza: além de lindas flores, o local abriga uma cachoeira.  

San Andrés

Embarcações na Haynes Cay, cayo próximo a San Andrés - Luna Kalil/UOL - Luna Kalil/UOL
Imagem: Luna Kalil/UOL

A Colômbia também tem lindos destinos caribenhos. Um dos mais famosos deles é San Andrés, uma ilha cercada por águas marítimas cristalinas e formada por praias capazes de impressionar qualquer um. Aqui é um lugar ideal para realizar sessões de mergulho no oceano ou gastar o dia passeando de barco pelas paisagens litorâneas que cercam San Andrés. La Piscinita, por sua vez, é uma espécie de piscina natural muito procurada por quem quer nadar em águas tranquilas e no meio de peixes. 

Tulum

Dezembro é certeza de clima agradável em todo o Caribe. Mas esteja preparado, pois fim de ano é certeza de preços altos e praias e resorts lotados. Na foto a paradisíaca praia de Tulum, no México, que abriga ruínas de templos Maias - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O Caribe mexicano não tem apenas a famosíssima Cancún para oferecer. Relativamente perto deste célebre balneário há outros destinos turísticos com praias fantásticas, mar azul-turquesa e infraestrutura hoteleira. Entre estes lugares, um dos mais interessantes é Tulum (foto), que exibe em sua orla ruínas de construções maias, em uma paisagem de encher os olhos. Isla Mujeres e Cozumel são outros locais paradisíacos da região caribenha do México que merecem uma visita.