Topo

Mar de Belize tem o impressionante Grande Buraco Azul, e você pode conhecer

Visto do alto, o Great Blue Hole é uma das imagens mais bonitas de Belize - Getty Images
Visto do alto, o Great Blue Hole é uma das imagens mais bonitas de Belize Imagem: Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

03/02/2018 04h00

O chamado Great Blue Hole (ou Grande Buraco Azul) parece uma passagem marítima que dá acesso a uma outra dimensão, em uma imagem que poderia muito bem fazer parte de um filme de ficção científica.

Trata-se de um buraco no meio do oceano visitado por turistas que estão em Belize (um pequeno e paradisíaco país da América Central) e que, hoje, pode ser visto em passeios de barco e explorado em sessões de mergulho. 

Cercado por recifes, seu diâmetro é de aproximadamente 300 metros e sua profundidade, de aproximadamente 125 metros.

15 paraísos naturais - Grande Buraco Azul, Belize  - Getty Images - Getty Images
O Great Blue Hole é destino de passeios de barco e de sessões de mergulho
Imagem: Getty Images

O local foi explorado pelo francês Jacques Cousteau no passado e, atualmente, ao mergulhar no Great Blue Hole, o viajante pode admirar peixes coloridos e até estalactites: sim, partes do interior do buraco apresentam um aspecto cavernoso, em um ambiente misterioso que fascina muitos turistas. 

Os mergulhadores costumam chegar a 40 metros de profundidade e, ao olhar para cima e ver a claridade do sol penetrando na água, às vezes conseguem enxergar as silhuetas de peixinhos e até tubarões nadando pelo mar.

É preciso ter boa experiência de mergulho para penetrar no Great Blue Hole: se não for o seu caso, saiba que é possível ver esta fascinante formação natural de Belize do ar. 

San Pedro é ponto de partida para excursões que vão até o Great Blue Hole, em Belize - Asteiner/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - Asteiner/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
San Pedro é ponto de partida para excursões que vão até o Great Blue Hole, em Belize
Imagem: Asteiner/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Passeios de avião são realizados a partir de cidade belizenha de San Pedro e permitem que os passageiros admirem o enorme buraco no meio do oceano de um ângulo privilegiado. O transporte de barco até o buracão também costuma sair de San Pedro. 

E os passeios não acabam aí: na região do Great Blue Hole é possível conhecer outros destinos litorâneos paradisíacos, como a ilha de Half Moon Caye, dona de lindas praias. 

Entre as empresas que organizam excursões até o Great Blue Hole está a Amigos del Mar, elogiada por usuários do site de viagens TripAdvisor. Já a Tropic Air faz tours aéreos sobre o buraco azul.

Half Moon Caye é outro belo destino litorâneo de Belize - melenama/www.flickr.com/photos/21856521@N07/4824238354/ - melenama/www.flickr.com/photos/21856521@N07/4824238354/
Half Moon Caye é outro belo destino litorâneo de Belize
Imagem: melenama/www.flickr.com/photos/21856521@N07/4824238354/