Topo

Tem poucos dias de folga para viajar? Veja 7 destinos perto de São Paulo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

30/12/2017 04h00

Janeiro é um mês em que muita gente tira férias para viajar. Mas nem todo mundo consegue folgas extensas para cair na estrada.

Para quem vive na região metropolitana de São Paulo, porém, não faltam interessantes destinos turísticos que ficam a distâncias relativamente curtas da capital paulista. Abaixo, veja sete lugares que podem ser conhecidos em jornadas de poucos dias. 

Campos do Jordão

Campos do Jordão - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Localizado a menos de 200 quilômetros da cidade de São Paulo, Campos do Jordão é um dos mais famosos destinos turísticos de inverno do Brasil. A cidade, entretanto, também funciona no verão e pode ser um ótimo passeio para quem quiser dar uma escapada da capital paulista. Lá, os viajantes encontram excelentes hotéis e, via de regra, passeiam entre as agradáveis paisagens da Vila Capivari (o principal polo turístico do lugar) sem as muvucas das épocas mais frias do ano. Vale a pena fazer uma visita à excelente cervejaria Baden Baden, onde o público aprende um pouco sobre o processo de produção das bebidas da casa e participa de sessões de degustação. 

Santos 

Santos, São Paulo - Getty Images/Vetta - Getty Images/Vetta
Imagem: Getty Images/Vetta

Santos fica a menos de 100 quilômetros da cidade de São Paulo e oferece uma orla margeada por um lindo e extenso jardim. Esta metrópole litorânea, entretanto, oferece atrativos além da areia e do mar para seus visitantes. Se você for fã de futebol, vale a pena ir até o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, que exibe troféus, camisas históricas e outras relíquias do time que revelou Pelé e Neymar ao mundo. O Museu do Café, por sua vez, está instalado no lindo edifício da Antiga Bolsa Oficial do Café de Santos e traz exposição sobre o ciclo econômico do café no Brasil. Se estiver com crianças, não deixe de visitar o Aquário da cidade, com centenas de animais marinhos. 

Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba no Corpus Christi, em São Paulo - Rogerio Cavalheiro/Futura Press/Estadão Conteúdo - Rogerio Cavalheiro/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Rogerio Cavalheiro/Futura Press/Estadão Conteúdo

Santana de Parnaíba é uma cidade histórica que fica a cerca de 50 quilômetros da capital paulista. É possível passar uma tarde inteira por lá visitando lugares como a Igreja Matriz (inaugurada no final do século 19 e que, em seu interior, exibe um lindo altar dourado com a imagem de Santa Ana), a acolhedora praça 14 de novembro (marcada por um coreto de ferro importado da Inglaterra) e as ruazinhas que rodeiam estes dois cartões-postais, cercadas por um casario antigo feito com taipa de pilão. Na área também está a chamada Casa do Anhanguera, erguida no século 17 e modelo de residência bandeirista que marca a paisagem de Santana de Parnaíba. A cidade, vale lembrar, foi usada como ponto de partida de expedições de bandeirantes rumo ao interior do Brasil. 

Águas de São Pedro

Thermas Water Park | São Pedro (SP): Construído em uma antiga fazenda de gado, o local possui 11 piscinas (três delas com águas quentes), parque aquático infantil e dez pistas de toboáguas de diversos formatos e o Free Fall, com queda de aproximadamente 10m de altura. Mais informações: www.thermas.com.br - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Águas de São Pedro está a cerca de 200 quilômetros da cidade de São Paulo e é um lugar que costuma atrair muitos casais e famílias. O destino é famoso por seus complexos de águas com propriedades terapêuticas. O Spa Thermal Doutor Octávio Moura Andrade é um dos principais destinos para quem está atrás deste tipo de atividade. Para um passeio na cidade, vale a pena fazer uma caminhada pela avenida Carlos Mauro, com bons restaurantes, docerias e lojas. E, na região, fica o Thermas Water Park (na foto), parque aquático que tem tudo para agradar as crianças. 

Embu das Artes

Embu das Artes - Andreia Reis/www.flickr.com/photos/asreis/5882421312 - Andreia Reis/www.flickr.com/photos/asreis/5882421312
Imagem: Andreia Reis/www.flickr.com/photos/asreis/5882421312

Embu das Artes fica pertinho da cidade de São Paulo (a cerca de 30 quilômetros de distância) e pode ser um destino tanto para uma viagem bate e volta como para uma jornada de pernoite (há pousadinhas por lá). O principal atrativo do lugar é sua interessantíssima feirinha de artesanatos, realizada aos fins de semana em seu centro histórico, entre casarões antigos e restaurantes de ótima comida. Lojas de móveis e antiguidades também fazem a alegria de turistas que estão a fim de decorar a casa. E há ainda belos monumentos históricos na área, como o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas. 

Cananeia

Cananeia, em São Paulo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Cananeia está a menos de 300 quilômetros da capital paulista e é um dos destinos litorâneos mais legais do Estado. A cidade abriga um centrinho histórico com um fotogênico casario antigo, pracinhas perfeitas para contemplar o movimento dos nativos e ótimos restaurantes para comer frutos do mar. O local está equipado com pousadas acolhedores e pode ser usado como ponto de partida para passeios que chegam à Ilha Comprida (um popular lugar para deitar na praia e aproveitar o calor do verão) e o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, com trilhas no meio da mata atlântica, praias e cachoeiras. 

Paranapiacaba

Inspirado no Big Ben londrino, o relógio da antiga estação ferroviária é o cartão-postal de Paranapiacaba - Danilo Valentini/UOL - Danilo Valentini/UOL
Imagem: Danilo Valentini/UOL

Paranapiacaba faz parte do município de Santo André e fica a cerca de 60 quilômetros da cidade de São Paulo. Trata-se de um destino histórico extremamente peculiar no Estado paulista: os ingleses da São Paulo Railway Company (SPR) - empresa que, no século 19, construiu a ferrovia que ainda corta Paranapiacaba - deixaram na região edificações que remetem ao Reino Unido, como a torre do relógio Johnnie Walker Benson, fabricado em Londres, e hoje símbolo local. Aqui, a graça é caminhar pela chamada vila Martin Smith, recheada de pitorescas casas de madeira que um dia foram ocupadas pelos funcionários da SPR. Lá, é também possível fazer trilhas pela mata atlântica e até se hospedar em confortáveis pousadas.