Topo

10 das igrejas mais bonitas do mundo; tem França, Itália, Brasil e mais

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

30/11/2017 04h00

Ao redor do planeta, não faltam igrejas que, por sua imponência, arquitetura e localização, constituem atrações turísticas de primeira linha. Abaixo, veja dez templos cristãos que fascinam viajantes do mundo inteiro. E se a sua favorita não estiver aqui na lista, deixe nos comentários!

1. Santuário de las Lajas, Colômbia

Santuário de las Lajas, Colômbia - William Eduardo Quiroz/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - William Eduardo Quiroz/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: William Eduardo Quiroz/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Localizado no departamento de Nariño, no sudoeste da https://viagem.uol.com.br/noticias/2017/11/16/pais-de-garcia-marquez-a-colombia-tem-mais-belezas-do-que-voce-imagina.htmColômbia (perto da fronteira com o Equador), o santuário de las Lajas é um dos templos cristãos mais impressionantes das Américas. Com estilo neogótico, o edifício foi construído sobre o cânion do rio Guáitara e, para chegar ao seu interior, o público deve cruzar uma linda ponte. A edificação lembra um castelo de conto de fadas e é um popular ponto de peregrinação na Colômbia, recebendo centenas de milhares de visitantes todos os anos. 

Leia também

2. Igreja da Trindade de Gergeti, Geórgia

Igreja da Trindade Gergeti, Geórgia - Adam Jones/www.flickr.com/photos/adam_jones/18389724529/ - Adam Jones/www.flickr.com/photos/adam_jones/18389724529/
Imagem: Adam Jones/www.flickr.com/photos/adam_jones/18389724529/

Poucos templos cristãos têm uma localização tão fantástica como a Igreja da Trindade de Gergeti, na região norte da Geórgia. Sua estrutura de pedra, que remonta ao século 14, está no topo de uma montanha e se encontra cercada pela cordilheira do Cáucaso, incluindo o imponente monte Kazbek, que pode ser visto desde a igreja. Trata-se de uma área muito popular entre turistas que gostam de fazer trilhas no meio da natureza. Os caminhantes chegam a demorar mais de três horas para vencer a subida até o templo. 

3. Duomo de Milão, Itália

O Duomo é a catedral de Milão e o mais imponente monumento de toda a cidade - ocupa uma área total de 11.700 metros quadrados - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

O Duomo é a catedral de Milão e o mais imponente monumento de toda a cidade, ocupando uma área total de 11.700 metros quadrados. Trata-se, talvez, do cartão-postal mais famoso da metrópole italiana, e com razão: sua construção foi iniciada em 1386 e sua arquitetura tem o chamado estilo "gótico centro-europeu", compondo uma imagem extremamente fotogênica. Seu terraço (na foto, aonde se chega superando 165 degraus - ou pagando um pouco mais para pegar um elevador) sustenta mais de 3.100 estátuas sacras (entra elas uma Madonnina dourada, a padroeira de Milão) e oferece uma ampla visão da cidade. 

4. Bet Giyorgis, Etiópia

A obra-prima de Lalibela é a igreja Bet Giyorgis, cuja estrutura, com 15 metros de altura, é coroada por um cume cruciforme - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Importante centro do cristianismo ortodoxo no mundo, a Etiópia abriga um destino que costuma encantar quem gosta de admirar lindas edificações religiosas: trata-se da cidade de Lalibela, que abriga uma série de igrejas esculpidas a partir das montanhas locais. A mais impressionante delas é a igreja Bet Giyorgis (na foto), cuja estrutura monolítica, com 15 metros de altura, foi esculpida a partir de um único bloco de rocha vulcânica. O edifício fica dentro de um buraco retangular, com apenas seu topo cruciforme aparecendo na superfície do terreno que o cerca. Uma visão surreal, que gera grandes fotografias. 

5. Sagrada Família, Espanha

Templo Expiatório da Sagrada Família (Barcelona, Espanha) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A Sagrada Família é uma basílica da cidade espanhola de Barcelona que começou a ser erguida no século 19 e que ainda se encontra em obras. Mesmo assim, sua arquitetura grandiosa, que leva a assinatura do genial artista Antoni Gaudí, é uma das imagens mais icônicas da capital catalã, atraindo muitos dos turistas que visitam a cidade. Seu interior, recheado de colunas monumentais e com as linhas instigantes típicas de Gaudí, é aberto a visitas, mas espere encarar grandes filas para chegar lá dentro. 

6. Igreja de São Francisco de Assis, Brasil

Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG) - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Na cidade mineira de Ouro Preto há pelo menos dez igrejas que são verdadeiras obras de arte. Talvez a mais bonita delas seja a São Francisco de Assis, erguida por volta de 1770. A edificação barroca teve sua fachada, seus altares laterais e a capela principal projetados por Aleijadinho. Ao ingressar em seu interior, os visitantes olham pra cima e se surpreendem com o teto coberto pela coloridíssima pintura “A Assunção de Nossa Senhora”, de Mestre Ataíde, um dos gênios artísticos da história de Minas Gerais. 

7. Basílica do Sagrado Coração, França

Basílica do Sagrado Coração é uma das atrações turísticas de Paris, na França. O país recebeu 83 milhões de turistas em 2012, tornando a capital francesa a cidade mais visitada do mundo neste ano (10/07/2013) - Lionel Bonaventure/AFP - Lionel Bonaventure/AFP
Imagem: Lionel Bonaventure/AFP

A Basílica do Sagrado Coração é um popular ponto turístico da cidade de Paris, na França. Localizada em um dos pontos mais altos da capital francesa, a área deste templo católico oferece visões fantásticas para as paisagens parisienses, além de impressionar os viajantes com sua arquitetura grandiosa: o edifício da igreja é feito com mármore travertino (o que garante uma fachada clara, quase imaculada) e chama atenção com seu estilo romano-bizantino. E ao redor da basílica ficam as ruazinhas de Montmartre, uma das regiões mais legais de Paris.   

8. Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Brasil

Catedral Metropolitana de Brasília é um dos cartões postais da cidade, projetado por Oscar Niemeyer - Renata Gama/UOL - Renata Gama/UOL
Imagem: Renata Gama/UOL

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é um dos grandes símbolos de Brasília (e, sem dúvida, está entre os templos cristãos mais lindos do mundo). Seu projeto arquitetônico é assinado por Oscar Niemeyer e chama atenção com suas colunas de concreto curvas e lindíssimos vitrais da artista plástica Marianne Peretti. Em seu interior espaçoso e arejado, o público ainda pode admirar esculturas angelicais suspensas por cabos de aço, um altar doado pelo papa Paulo VI e uma réplica da imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida.  

9. Catedral de São Basílio, Rússia

Praça Vermelha, em Moscou - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A Catedral de São Basílio (à esquerda na foto) é um dos grandes símbolos da Praça Vermelha, a principal área turística da cidade de Moscou. Lembrando as labaredas de uma fogueira subindo aos céus, o edifício chama a atenção com suas cores fortes e domos em forma de cebola. O edifício foi erguido a mando do líder Ivan, o Terrível, no século 16, e hoje é uma visita obrigatório para quem viaja pela capital russa.  

10. Basílica de São Pedro, Vaticano

Obelisco e entrada da basílica de São Pedro, no Vaticano - Heloísa Dall'Antonia/UOL - Heloísa Dall'Antonia/UOL
Imagem: Heloísa Dall'Antonia/UOL

Principal símbolo do Vaticano, a Basílica de São Pedro merece ser visitada tanto por turistas religiosos como por aqueles interessados unicamente em admirar obras de arte. Em seu interior gigantesco, além de ver o altar de onde o papa realiza cerimônias, os visitantes podem observar de perto grandes obras-primas da história, como a escultura Pietà, de Michelangelo, que mostra Jesus morto nos braços da Virgem Maria. Este espaço também exibe outras estátuas sacras lindíssimas. E os turistas ainda podem subir na cúpula da basílica.