Topo

Bahia entra na lista de melhores destinos do mundo para visitar em 2018

Imagem aérea mostra o Farol da Barra, em Salvador - Jeilson Barreto Andrade/Getty Images
Imagem aérea mostra o Farol da Barra, em Salvador Imagem: Jeilson Barreto Andrade/Getty Images

Do UOL

24/10/2017 11h01

O gelado Alasca e a calorosa Bahia têm algo em comum: os dois Estados foram eleitos destinos imperdíveis para se visitar em 2018. O ranking, divulgado hoje (24), foi montado por especialistas em turismo do famoso guia de viagens Lonely Planet.

Chamada "O Melhor para 2018", a seleção serve de inspiração a viajantes de todo o mundo e foi dividida em quatro categorias: países, cidades, regiões e melhor custo-benefício.

A única menção ao Brasil foi a Bahia em “melhores regiões”, ao lado de lugares como Belfast e a Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte. Chile conquistou o 1º lugar no ranking de “melhor país” e Sevilha, na Espanha, saiu na vantagem no ranking por cidades. A campeã de custo-benefício é Tallinn, na Estônia.

E o que é que a Bahia tem?

Dorival Caymmi já nos contou o que a baiana tem, mas o que é o melhor da Bahia? Afinal, o maior Estado do Nordeste reúne praias, montanhas, parque nacional, vilas históricas, antigas fazendas de coronéis, noites badaladas, destino de verão de famosos e locais em que luz elétrica é fornecida por geradores. É difícil escolher o que visitar quando são tantas opções disponíveis.

Para ajudar na sua escolha, listamos 7 destaques incríveis da Bahia indicados pelo "Lonely Planet Descubra o Nordeste", guia que será lançado em novembro.

Salvador

"A cidade tem uma energia e uma beleza colorida com as quais poucas cidades do mundo podem competir. Antiga capital do Brasil Colônia, seu centro histórico é um museu vivo da arquitetura colonial, com muitas igrejas repletas de ouro dos séculos 17 e 18. Mais importante: festas animadas acontecem o tempo todo, com grupos de percussão batucando ritmos poderosos durante o dia em um cenário colonial de tirar o fôlego". 

A Chapada Diamantina é um dos destinos imperdíveis da Bahia - Gustavo Andrade/Divulgação - Gustavo Andrade/Divulgação
A Chapada Diamantina é um dos destinos imperdíveis da Bahia
Imagem: Gustavo Andrade/Divulgação

Parque Nacional da Chapada Diamantina

"Um pedaço intocado da natureza com cascatas, piscinas naturais e inúmeras trilhas, a Chapada Diamantina é muito bem preservada e fora do circuito turístico. É uma das poucas atrações turísticas no interior do Estado da Bahia que rivalizam com o disputado litoral repleto de belas praias. Aqueles que exploram o parque elegem a Chapada como uma das melhores experiências de viagem pelo Brasil". 

Morro de São Paulo e Boipeba

"A região é uma joia tropical baiana, com trilhas na areia, águas calmas e claras, morros cobertos com vegetação intocada, manguezais e noites à luz de velas. Outro atrativo para o turista em busca de paz e sossego é que tudo se move num ritmo lento, já que carros são proibidos de circular por ali".

Praia do Forte

"Amada pelos turistas, a luxuosa praia do Forte é lotada de lojas e restaurantes estilosos. Sua rua principal, a alameda do Sol, leva a uma igrejinha bem interessante, ao centro de preservação de tartarugas marinhas do Projeto Tamar e a praias fantásticas cheias de coqueiros e com areia branquinha. Programe sua visita para a lua cheia e ande pela praia no pôr do sol, quando as águas do rio Timeantube se tornam vermelhas e a lua se ergue sobre o mar". 

No arquipélago de Abrolhos, os principais moradores são aves migratórias e baleias jubarte - Leo Francini/Getty Images - Leo Francini/Getty Images
No arquipélago de Abrolhos, os principais moradores são aves migratórias e baleias jubarte
Imagem: Leo Francini/Getty Images

Abrolhos

"Abrolhos cobre uma área de 913km², incluindo recifes famosos pela variedade de cores e um arquipélago de cinco ilhas que Charles Darwin visitou, em 1832, a bordo do HMS Beagle. Hoje, os principais moradores do arquipélago são aves migratórias e as baleias-jubarte (junho a outubro), que vão descansar e dar à luz. Apenas a ilha de Santa Bárbara tem algumas construções, incluindo um farol de 1861".

Porto Seguro

"Porto Seguro tem grande significado histórico: é onde os portugueses aportaram pela primeira vez no Brasil. Mas tirando o pequeno centro histórico e as casas coloniais, a cidade é mais rústica que muitas outras na Bahia -- não que as multidões de turistas, que vão pelo agito praiano e a vida noturna, se importem. Devido à vida noturna estridente, as ruas são calmas e até tediosas durante o dia, já que a cidade toda está de ressaca depois das festas".

Caraíva

"Há muito esse belo vilarejo atrai hippies e também aqueles em busca de sossego. Os moradores dizem que Caraíva se parece com Trancoso de algumas décadas atrás. Quedas de energia são comuns -- geradores barulhentos iluminam as lojas e restaurantes e, mais importante, mantêm o forró à toda na sexta-feira à noite".

Conheça os outros destinos de "O Melhor para 2018"

Os 10 melhores países

1. Chile

2. Coréia do Sul

3. Portugal

4. Djibuti

5. Nova Zelândia

6. Malta

7. Geórgia

8. Maurícia

9. China

10. África do Sul


As 10 melhores regiões

1. Belfast e Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte

2. Alaska, EUA

3. Alpes Julianos, Eslovênia

4. Languedoque-Rossilhão, França

5. Kii Peninsula, Japão

6. Ilhas Eólias, Itália

7. Sul dos EUA

8. Lahaul e Spiti, Índia

9. Bahia, Brasil

10. Parque Nacional Los Haitises, República Dominicana
      

As 10 melhores cidades

1. Sevilha, Espanha

2. Detroit, EUA

3. Canberra, Austrália

4. Hamburgo, Alemanha

5. Kaohsiung, Taiwan

6. Antuérpia, Bélgica

7. Matera, Itália

8. San Juan, Porto Rico

9. Guanajuato, México

10. Oslo, Noruega

 

Os 10 destinos com melhor custo-benefício

1. Tallinn, Estônia

2. Lanzarote, Ilhas Canárias

3. Arizona, EUA

4. La Paz, Bolívia

5. Polônia

6. Essaouira, Marrocos

7. Reino Unido

8. Baixa Califórnia, México

9. Jacksonville, Florida, EUA

10. Hunan, China