Cidade suíça tem estátua assustadora de "devorador de crianças"; veja

Um dos centros urbanos mais lindos da Suíça, Berna abriga o que seguramente é uma das estátuas mais assustadoras de toda a Europa.
No turístico centro da cidade, surge a escultura conhecida localmente como "Kindlifresser" (ou, traduzindo do idioma suíço-alemão, o "Devorador de Crianças").
A obra mostra um homem de feição horripilante comendo a cabeça de um recém-nascido e segurando outros bebês em pânico no braço esquerdo e em uma bolsa. E, mesmo com tanta monstruosidade, o "Kindlifresser" é um famoso e muito fotografado símbolo de Berna.
A estátua fica no topo de uma fonte de água na área conhecida como Kornhausplatz, no lindo coração histórico da cidade. E muitas gerações de nativos e viajantes já passaram sob sua sombra: ela está lá desde 1546, quando terminou de ser esculpida pelo artista Hans Gieng.
Não existe uma versão oficial sobre o que a obra quer representar: muitos acreditam que o "Devorador" seja Krampus, uma figura folclórica dos Alpes que, na época do Natal, pune crianças que não se comportaram bem durante o ano.
A escultura também poderia ser uma representação da deidade Cronus, famoso na mitologia grega por ter devorado crianças. E há também quem afirme que a estátua era um aviso para que as crianças tomassem cuidado ao chegar perto do Bärengraben, uma jaula que, desde a Idade Média até hoje, exibe ursos e que fica a pouco mais de um quilômetro dali.
No site TripAdvisor, turistas deixaram opiniões distintas sobre o "Kindlifresser". Um deles brincou: "Tarde demais para a criança que está na boca do ogro. Mas e as outras? Pulem e fujam!", escreveu. Outro internauta, porém, mostrou perplexidade diante da obra: "como é que deixaram construir uma coisa assim no meio de Berna?", indagou.
O "Devorador" está perto de outras importantes atrações turísticas da cidade, como a linda praça medieval Waisenhausplatz e a torre Käfigturm, estrutura com uma história que remonta ao século 13 e hoje é um dos símbolos mais conhecidos da metrópole suíça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.