Topo

"Não vandalize": visitantes da Disney de Xangai terão cartilha de etiqueta

Castelo das Histórias Encantadas, símbolo da Disney de Xangai - Fayhoo/Creative Commons
Castelo das Histórias Encantadas, símbolo da Disney de Xangai Imagem: Fayhoo/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

27/05/2016 11h44

"Não vandalize", "não fure filas", "não deite na grama". Junto com o sorriso do Mickey, é uma cartilha com mandamentos deste tipo que o público irá ver ao visitar o novo parque de diversões da Disney na China, a ser inaugurado em Xangai no próximo dia 16 de junho. 

As normas de etiqueta, feitas pela prefeitura da cidade, são uma resposta ao mau comportamento que muitas pessoas tiveram ao participar de uma espécie de pré-estreia da Disney chinesa, realizada no último 2 de maio.

Naquele dia, parte do complexo de entretenimento foi aberto para visitantes.

No fim da tarde, porém, o local se encontrava cheio de lixo no solo, com gramados pisoteados, flores arrancadas e com um de seus postes rabiscados à chave (imagens da depredação podem ser vistas no tweet abaixo, publicado por uma chinesa que esteve no local e, desapontada, declarou: "vou evitar a Disney de Xangai"). 

O site de notícias chinês People´s Daily, por sua vez, chegou a postar no Twitter a foto de um bebê urinando no chão com a ajuda de seus pais. 

Construída com investimentos de US$ 5,5 bilhões (quase R$ 20 bilhões), a Disney da China será maior que os outros complexos de entretenimento da marca na Ásia (abertos em Tóquio e Hong Kong) e, entre suas atrações, apresentará um musical do Rei Leão em mandarim. O lugar, logicamente, também abrigará um castelo, batizado de Castelo das Histórias Encantadas.  

O parque deverá receber cerca de 17 milhões de visitantes por ano.