Topo

Este paraíso foi eleito a melhor praia da Europa; saiba onde ele fica

A praia de Stiniva oferece condições perfeitas para um banho de mar - Ante Perkovic/Creative Commons
A praia de Stiniva oferece condições perfeitas para um banho de mar Imagem: Ante Perkovic/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

18/05/2016 16h44

Com o verão no Hemisfério Norte bem perto de começar, a organização turística European Best Destinations elegeu nesta semana, com base em uma pesquisa realizada com mais de 10 mil viajantes, a melhor praia da Europa. 

E o título ficou com um destino não tão conhecido pelo mundo: trata-se da praia de Stiniva, localizada na ilha croata de Vis, em pleno mar Adriático. 

Stiniva é perfeita para quem gosta de locais reclusos e paradisíacos. Ela fica ao pé de um conjunto de colinas no sul de Vis e, para chegar até suas areias, o mar atravessa uma passagem feita por duas formações rochosas que tem menos de cinco metros de largura. 

À praia de Stiniva (lá embaixo) só se chega a pé ou de barco - Ante Perkovic/Creative Commons - Ante Perkovic/Creative Commons
À praia de Stiniva (lá embaixo) só se chega a pé ou de barco
Imagem: Ante Perkovic/Creative Commons

Isso deixa a água da praia, famosa por sua tonalidade verde-esmeralda, com a tranquilidade de uma piscina natural, em um ambiente perfeito para o banho. A paisagem, por sua vez, oferece contornos ideais para fotografias. 

E chegar até lá não é tão simples, pois Stiniva não é acessível a carros. Para conhecer este pedaço de paraíso, os viajantes encaram uma trilha pelas colinas desde a vila de Zuzec ou tomam barcos na praia de Rukavac, que fica na região.

A ilha de Vis, por sua vez, pode ser acessada com embarcações a partir de Split, uma das principais cidades do litoral da Croácia. 

O local, entretanto, não é a única praia atrativa oferecida pelo país dos Balcãs. A Croácia é famosa por abrigar algumas das faixas litorâneas mais lindas da Europa, como as fantásticas Zlatni Rat e Kandalora. 

Ranking completo

A lista da European Best Destinations também trouxe outros nove destinos que ficaram no top 10 dos melhores lugares praianos da Europa, de acordo com os viajantes entrevistados. Veja o ranking completo abaixo: 

1º lugar: Stiniva, na ilha de Vis, Croácia

2º: Tossa de Mar, na Costa Brava, Espanha

3º: Praia da Concha, em San Sebastián, Espanha

4º: Ilha de Berlenga Grande, em Portugal

5º: Praia de Cala Acciarino, ilhas Lavezzi, França

6º: Praia de Kavalikefta, em Lefkada, Grécia

7º: Armação de Pera, Algarve, Portugal 

8º: Praia de Apella, Karpathos, Grécia

9º: Santa Maria Dell’Isola, Calábria, Itália

10º: Praia de Ksamil, na Albânia