Topo

Controle remoto está entre os itens com mais bactérias nos quartos de hotel

Nos hotéis, há que tomar cuidado ao ligar e mudar os canais da televisão  - Getty Images
Nos hotéis, há que tomar cuidado ao ligar e mudar os canais da televisão Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/01/2016 13h10

O site de planejamento de viagens Travelmath acaba de divulgar uma pesquisa que aponta algumas das superfícies com mais bactérias nos quartos de hotel. 

Para fazer o levantamento, o Travelmath enviou profissionais do laboratório EmLab P&K para nove estabelecimentos hoteleiros dos Estados Unidos, onde eles coletaram amostras de superfícies com as quais os hóspedes têm contato constante durante sua estadia. 

Os objetos que apresentaram maiores concentrações de bactérias foram a bancada da pia do banheiro e o controle remoto da televisão. Depois vêm a mesa do escritório e o telefone. 

As bactérias encontradas durante a pesquisa podem provocar, entre outros inconvenientes, problemas gastrointestinais, doenças respiratórias e infecções de pele. 

Os pesquisadores do EmLab P&K estiveram em hotéis de três, quatro e cinco estrelas, e chegaram a um dado curioso: a concentração de bactérias nos controles remotos de TV dos estabelecimentos de cinco estrelas foi quase dez vezes maior do que o verificado nos controles dos hotéis de três estrelas.    

De acordo com a pesquisa, o hóspede pode evitar problemas de saúde desinfetando essas superfícies com sprays ou panos antibacterianos. E o Travelmath recomenda que o controle remoto seja embalado em algum plástico antes do uso. 

A bancada da pia está entre as superfícies mais sujas de um quarto de hotel - Creative Commons - Creative Commons
A bancada da pia está entre as superfícies mais sujas de um quarto de hotel
Imagem: Creative Commons