Topo

Mais de três quilos de ouro são encontrados dentro de avião na Índia

Contrabandistas escondem ouro sob os assentos dos aviões que viajam à Índia - Kurush Pawar/Creative Commons
Contrabandistas escondem ouro sob os assentos dos aviões que viajam à Índia Imagem: Kurush Pawar/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

12/01/2016 11h53

Ao pegar um avião na Índia, é possível que você viaje sentado sobre uma pequena fortuna. Isso porque é comum que contrabandistas de ouro escondam o nobre metal sob os assentos das aeronaves que cruzam os céus do país asiático. 

Tal prática ficou explícita no último domingo, quando agentes da alfândega do aeroporto de Hyderabad, após receberem uma denúncia, encontraram 3,1 quilos de pequenas barras de ouro (avaliadas em 7,5 milhões de rúpias, ou R$ 450 mil) enfiadas no suporte de três assentos de um avião da companhia Air India. 

A aeronave na qual ocorreu a ação havia acabado de chegar de Dubai e, durante a busca e apreensão do ouro, estava à espera de novos passageiros em Hyderabad. De lá, iria decolar para a cidade indiana de Visakhapatnam.

De acordo com o jornal "The New Indian Express", trata-se de uma rota muito utilizada por pessoas que querer trazer, ilegalmente, ouro para dentro da Índia. Esta foi a quinta vez nas últimas seis semanas que agentes de segurança encontraram o metal em aviões que fazem este percurso. 

Ao que tudo indica, um contrabandista trouxe o ouro desde Dubai e um segundo passageiro iria pegar o metal durante para a viagem para Visakhapatnam. "É provável que funcionários de aeroportos estejam envolvidos no esquema", disse um dos investigadores do caso para o "The New Indian Express". 

Diversos contrabandistas de ouro foram presos na Índia nos últimos anos, mas ainda nenhuma pessoa envolvida no caso do último domingo foi encontrada pela polícia.  

Em 2013, membros de uma equipe de limpeza encontraram 24 barras de ouro (que, somadas, valiam mais de US$ 1 milhão) no banheiro de um avião da companhia indiana Jet Airways.