Topo

Atitudes provocam vergonha alheia no avião e colocam segurança em risco

Do UOL, em São Paulo

09/01/2016 08h00

Saber conviver com desconhecidos dentro de uma aeronave pode fazer toda a diferença para a sua viagem já começar bem. Afinal, em muitos casos, seu vizinho de poltrona e todos os outros passageiros serão seus únicos companheiros durante longas horas.

Pois saiba que, além da falta de educação em si, algumas atitudes podem causar problemas sérios para a segurança de todos que estão ali dentro. O UOL conversou com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que, por meio de sua assessoria de comunicação, explicou quais são eles. Confira!

Passageiros no corredor do avião. ilustração - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Já chegou?
Quem viaja de avião certamente já viveu esta cena: a aeronave nem terminou de pousar direito e vários passageiros logo tomam o corredor, loucos pela possibilidade de serem os primeiros a sair dali. Além de não ajudar ninguém a chegar mais rápido, esta atitude atrapalha a segurança de todos.

De acordo com a Anac, o corredor deve ser mantido desocupado para que todos vejam a sinalização de emergência e também consigam visualizar a área externa. Isso se aplica no caso de uma eventual evacuação, por exemplo, quando passageiros e tripulação saberiam prontamente quais saídas da aeronave estão desimpedidas de qualquer obstáculo pelo lado de fora, facilitando a saída. Também é importante que todos permaneçam sentados até a parada total para evitar incidentes dentro do avião, no caso de uma inesperada colisão em solo.

aviso de cinto e para não fumar. Avião. sinalização - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Afivelem os cintos... mesmo
Após o fim da decolagem, se tudo estiver correndo bem, é normal que o aviso de uso obrigatório do cinto de segurança seja apagado. Apesar de ser permitido circular dentro do avião - para ir ao banheiro, por exemplo - a ideia é que os passageiros continuem usando o acessório de segurança mesmo enquanto estiverem sentados. No entanto, muitos acabam desobedecendo a regra, e é aí que mora o perigo.

A qualquer momento o voo pode ser acometido por turbulências e, segundo a Anac, tais agitações podem variar de moderadas a até grandes perturbações. Para garantir a segurança e integridade física dos passageiros e tripulantes, a recomendação é manter o cinto de segurança atado, mesmo se as luzes que indicam seu uso estiverem apagadas.

Decidiu dormir e está com frio? Deixe o cinto fechado por fora do cobertor ou da blusa, para não correr o risco de ser acordado por uma comissária zelosa por sua segurança.

Bagagem de mão. bagageiro.avião - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Hora de desapegar
A grande maioria de nós provavelmente concorda que é meio chato ter que despachar a bagagem e depois ficar intermináveis minutos parado em frente à esteira, torcendo para que a sua mala esteja perto de você - e não perdida em um outro voo rumo a algum lugar bem longe. No entanto, mais chato ainda é ter um companheiro de viagem insistindo em entrar no avião com aquele monte de material que não quis ou não conseguiu despachar.

O BIN (nome do compartimento onde são alocadas as bagagens de mão, acima dos assentos) é fabricado para sustentar um determinado limite de peso e tamanho de bagagem. Esses valores são distribuídos entre o número de passageiros para que todos possam levar os seus pertences em igualdade. Desrespeitar tal limite pode ocasionar danos ao compartimento de bagagem - que pode abrir e fazer com que tudo caia na cabeça de alguém no caso de uma turbulência, além de eventuais atrasos no embarque devido a acomodação dos excessos nos compartimentos. 

Passageiro usa celular no avião - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Nada de internet
A vida moderna é tão maravilhosa que conseguimos ficar conectados na internet em praticamente qualquer lugar. Menos no avião, que é proibido. De acordo com a Anac, a recomendação tem como justificativa impedir uma eventual interferência dos sinais eletrônicos dos equipamentos nos aparelhos de comunicação da aeronave.

Contudo, desde meados de 2015, a agência vem aplicando novas recomendações, baseadas em estudos da FAA (Federal Aviation Administration) e das companhias aéreas. A nova regra até permite que os eletrônicos permaneçam ligados em “modo avião” durante todas as fases do voo. Isso porque tal configuração impede que os aparelhos recebam ou transmitam sinais que possam interferir nas comunicações das aeronaves.

De qualquer forma, como é possível perceber, ainda não dá para postar aquela foto maravilhosa que você tirou lá de cima. Sinal de 3G? Só com os pés devidamente colocados no chão.

Banheiro avião - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Limpeza é fundamental...
Geralmente, as equipes de limpeza das empresas aéreas costumam entrar nas aeronaves para manter tudo arrumado ao final de cada voo, e antes que se inicie o próximo. No entanto, conservá-la arrumada é uma tarefa tanto dos comissários de bordo quanto dos passageiros.

Assim, toda vez que for ao banheiro, por exemplo, jogue todos os papéis utilizados no lixo. Também use um deles para secar a pequena pia que você molhou enquanto lavava as mãos. E, quando estiver em sua poltrona, sempre descarte o lixo quando for solicitado.

A companhia americana American Airlines iniciou o primeiro serviço de reciclagem do lixo a bordo em 1989 e, desde então, recicla mais de 12 milhões de lata de alumínio a cada ano. O valor equivale, aproximadamente, ao peso de uma aeronave Boeing 737. Melhor depositar no lugar, certo?

Homem dormindo no ombro de outro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

...e o respeito também!
Por ser um ambiente pequeno e sem direito àquela parada salvadora no posto da estrada para esticar as pernas, é fundamental que todos os passageiros respeitem o espaço alheio e sejam gentis uns com os outros.

Deitar o assento apenas quando a pessoa de trás estiver instalada e levantá-lo quando a refeição for servida ajuda bastante o colega. Se não for assim, ele terá que se ajeitar em um espaço menor ainda.

Tomar cuidado para não chutar a poltrona da frente a todo momento, não dormir caindo para o lado do colega, e e deixar o sapato no pé, especialmente se tiver mau cheiro, também são atitudes bastante gentis. Afinal, é bom tratar os outros como gostaríamos de ser tratados não?