Topo

Do check-in ao raio-X, veja dicas para não perder tempo no aeroporto

Atitudes simples deixam a travessia pelos aeroportos menos estressante - Getty Images
Atitudes simples deixam a travessia pelos aeroportos menos estressante Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/01/2016 14h51

O processo que envolve o embarque de uma viagem aérea tende a ser estressante. Quem nunca ficou bravo com a demora para fazer o check-in, com o tamanho das filas para passar no raio-X ou com as multidões que geralmente lotam os grandes aeroportos do Brasil e do mundo?

Existem, porém, atitudes simples que são capazes de diminuir muitos desses inconvenientes.

Abaixo, veja uma lista, montada pelo site de busca de passagens aéreas Kayak, que pode fazer com que você atravesse o ambiente frenético dos aeroportos de maneira mais tranquila.

Check-in online
Antes da viagem, não deixe de entrar na internet para (se o sistema de sua companhia aérea permitir) fazer seu check-in online. Tal atitude agilizará seu processo de embarque, principalmente se você estiver viajando apenas com bagagem de mão. E, também, com o check-in online o passageiro tem mais chances de encontrar um assento mais confortável (ou menos desconfortável, dependendo da companhia aérea) na aeronave.

Check-in online: Faça seu check-in online, se o sistema da sua empresa de cruzeiros permitir. Isso fará com que você economize tempo na hora de embarcar no navio.  - Stock Images - Stock Images
Sempre que possível, faça seu check-in online
Imagem: Stock Images

Tenha um porta-documentos
Evite deixar seu passaporte (ou RG), passagens aéreas e outros documentos necessários para o embarque misturados com outros objetos pessoais em sua bolsa ou mochila. Na hora de ir para o aeroporto, separe-os em um porta-documentos de onde você possa tirá-los facilmente para apresentá-los em locais como o balcão de check-in e os balcões de imigração. Isso vai agilizar a sua vida e a das pessoas que estão atrás de você na fila.

Viagem aérea não é desfile de moda
Muita gente ainda gosta de vestir suas melhores roupas e joias para fazer uma viagem de avião. Nada contra querer estar bonito e elegante, mas muitos acessórios sobre o corpo podem atrasar seu percurso (e o de outros passageiros) até a aeronave, principalmente no raio-X do aeroporto, local onde os viajantes devem se despir de seus objetos de metal. Para uma jornada mais dinâmica, vista roupas simples e leves (que também vão fazer sua vida mais confortável na hora de encarar o aperto de muitos aviões).

Bagagem de mão sem estresse
Evite colocar na sua bagagem de mão objetos que podem fazer você ser parado para averiguações na hora do raio-X. Isso inclui produtos inflamáveis, pontiagudos, cortantes e frascos para líquidos com mais de 100 ml. Além de perder tempo com sua mala sendo fuçada pela segurança do aeroporto, você pode perder os objetos, que provavelmente serão confiscados. Tente sempre colocar tais itens na bagagem que será despachada na hora do check-in.

Bagagem de mão - Creative Commons - Creative Commons
Cuidado com os itens de sua bagagem de mão
Imagem: Creative Commons

Jaqueta pode ajudar
Se você estiver vestindo uma jaqueta, use os bolsos desta peça de roupa (se eles tiverem zíper, melhor ainda) para colocar suas joias e outros objetos de metal na hora de atravessar a área do raio-X. É uma atitude simples que vai evitar que você tenha que ficar catando suas moedas naquela caixa de plástico depois que ela cruzar o raio-X.  

Celular na bolsa ou mochila
Outro item que pode atrasar um pouco a vida do passageiro é o celular. Hoje quase uma extensão do corpo de muita gente, o aparelho tende a ser esquecido no bolso na hora em que o viajante atravessa o raio-X, que, por sua vez, apita e atrasa a fila. Não é também incomum que celulares sejam esquecidos na área do raio-X dos aeroportos. Portanto, durante todo esse processo, tente deixar o celular dentro de sua bolsa ou mochila. Você terá tempo para usá-lo enquanto espera pelo seu avião no portão de embarque.

aeroporto, viagem, celular, smartphone, app, aplicativo, malas - Getty Images - Getty Images
Ponha o celular na mochila ou na bolsa na hora do raio-X
Imagem: Getty Images
  

Sapatos sem cadarços
Essa é uma dica dada especialmente para quem viaja pelos Estados Unidos. No país norte-americano, é preciso tirar os calçados na hora de passar pelas áreas de segurança administradas pela TSA (Transportation Security Administration), antes de embarcar nas aeronaves. Sapatos que sejam facilmente removíveis irão facilitar (e muito) a vida do viajante.  

Aplicativo esperto
A TSA, inclusive, tem um aplicativo bem interessante para quem viaja pelos Estados Unidos. Trata-se do app "My TSA", que mostra o quanto estão demorando as filas nas áreas de segurança dos aeroportos americanos administradas pela entidade.  

E você? Quais são seus macetes para evitar a perda de tempo nos aeroportos? Escreva na área de comentários da matéria.