Conteúdo publicado há 1 mês

Airbnb proíbe câmeras dentro das acomodações a partir de 30 de abril

O Airbnb, plataforma online de reserva de hospedagens, atualizou hoje as regras sobre a presença de câmeras nas acomodações. As gravações só poderão ser feitas em áreas externas e devem ser anunciadas previamente.

O que aconteceu

Estão proibidas câmeras dentro das acomodações, mesmo em áreas como sala de estar e corredores. Dispositivos não podem ser instalados em quartos, banheiros ou casas de hóspedes, mesmo que os aparelhos permaneçam desligados, segundo a plataforma. Regras entram em vigor em 30 de abril de 2024.

O anfitrião que tiver câmeras externas deve informar o hóspede sobre a localização do dispositivo. O proprietário deve indicar explicitamente se há gravações do jardim, do quintal, da piscina ou qualquer outro ambiente externo.

Câmeras proibidas em áreas externas onde haja expectativa de privacidade. A plataforma proíbe filmagens de chuveiros externos e saunas, por exemplo.

É permitido manter monitores de ruído e dispositivos inteligentes. A presença de monitores de ruído, aparelhos que avaliam os níveis de som sem gravar o áudio, deve ser informada. Dispositivos como Alexa e Google Nest são permitidos e não precisam ser anunciados.

Câmeras escondidas estão e sempre foram proibidas, segundo o Airbnb. Casos em que isso acontece, porém, não são raros: em novembro de 2023, um casal foi surpreendido ao encontrar uma câmera escondida no armário do apartamento em que estava hospedado, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes