De Anitta a Jade Picon: cueca à mostra é moda entre famosas; você usaria?

Anitta usou. Jade Picon e Malu Borges também. As cuecas como underwear à mostra estão dominando os looks das famosas e não é só aqui no Brasil. Na gringa, estrelas queridinhas da geração Z como Kylie Jenner e Julia Fox também aderiram à tendência.

Tradicionalmente associada ao guarda-roupa masculino, a peça chama atenção e levanta polêmica: vale apostar? Será que a trend tem força para furar a bolha das celebs e entrar no dia a dia das mulheres por aí? A seguir, Nossa te ajuda a entender esse fenômeno fashion.

Quem está usando?

Atualmente morando no Rio de Janeiro, a influenciadora digital e ex-BBB Jade Picon compartilhou em seu perfil no Instagram um look com uma cueca boxer durante passagem por São Paulo, em janeiro.

Imagem
Imagem: Reprodução Instagram

A famosa apostou numa cueca de malha canelada verde, à mostra por baixo de calça jeans de cintura baixa, combinada com top da mesma cor. Para arrematar, camisa branca de manga comprida aberta e tênis, numa vibe despojada, confortável e casual.

Imagem
Imagem: Reprodução Instagram

Outra influenciadora entusiasta da tendência é Malu Borges. Sucesso nas redes sociais com suas produções de moda e vídeos do tipo "get ready with me", os já populares "arrume-se comigo", a criadora de conteúdo combinou boxer branca mais top e minissaia jeans preta com lavagem que simula um aspecto desbotado.

Conhecida pelos looks ousados, Anitta engrossa o coro de celebridades adeptas da moda de usar cueca.

Em evento da joalheria Tiffany & Co, em Nova York, no ano passado, a cantora roubou a cena com uma peça branca à mostra, coordenada com calça e blazer pretos mais decote generoso na parte de cima. Diferentemente de outros exemplos que já mostramos aqui, Anitta aparentemente usou uma cueca samba-canção.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Taylor Hill/Getty Images
Imagem
Imagem: Rachpoot/Bauer-Griffin/GC Images

Se a ideia da onda é deixar a cueca em evidência, usá-la como peça única na parte de baixo do look eleva à máxima potência a trend. E foi exatamente o que fizeram a atriz e modelo ítalo-americana Julia Fox e a empresária e influenciadora digital Kylie Jenner.

Imagem
Imagem: MEGA/GC Images/Getty

Em maio de 2023, a atriz foi clicada pelas ruas de Los Angeles usando apenas uma boxer cinza com cropped branco e um blazer por cima. Para completar o visual audacioso, a famosa apostou ainda em bolsa e sapato com detalhes felpudos.

Em 2022, foi a caçula da família Kardashian quem causou frisson ao aparecer de cueca branca para assistir ao desfile de Primavera-Verão da Loewe na Semana de Moda de Paris. Anunciando essa possibilidade da cueca sem calça ou saia acompanhando, Kylie arrematou o visual com meia-calça preta e sobretudo cinza.

Continua após a publicidade

Como tudo começou

Falar de cuecas aparecendo no look não é possível sem lembrar a cultura do hip hop. Foi esse movimento que apresentou a estética ao mundo nos anos 1990 com seus representantes usando boxer ou samba-canção vazando por baixo das calças largas.

Imagem
Imagem: Raymond Boyd/Getty Images

Visto com certo preconceito por muita gente durante algum tempo, o estilo decolou entre os fãs do gênero musical e ganhou adeptos também no universo do skate. Astros como o rapper Tupak Shakur, naquela década e, a partir dos anos 2010, Justin Bieber, ajudaram a propagar a tendência.

Imagem
Imagem: Jim Smeal/Ron Galella Collection via Getty Images

Surgida entre eles, a estética, no entanto, já dava sinais do seu potencial entre elas. Um exemplo é a girlband americana TLC, que fez sucesso nos anos 1990. As cantoras Lisa, Chilli e T-Boz abusavam das boxers com a faixa elástica à mostra combinadas com tops e calças esportivas.

Continua após a publicidade

Nas passarelas

Sucesso entre as famosas, a tendência também está nas passarelas. Inspirada pela ascensão de trends como a Y2K e outras que resgatam ou se inspiram no que rolou no passado, uma das responsáveis por isso é a grife Miu Miu. Desde 2022, a peça é figurinha carimbada nas apresentações da marca nas Semanas de Moda de Paris.

Imagem
Imagem: Estrop/Getty Images

Em vez da casadinha com calças oversized estilo hip hop, na proposta da grife-irmã da Prada, a boxer se insinua por baixo de minissaias, bermudas tipo jorts e saias de comprimento midi, todas com cintura baixa. Para destacar ainda mais a underwear, tops e croppeds completam os looks.

Imagem
Imagem: Victor Virgile/Gamma-Rapho via Getty Images

Além das passarelas, esse tipo de peça ganhou destaque na última edição do "The Lyst Index", tradicional ranking que aponta a cada trimestre os itens mais quentes do momento no mundo da moda. Um modelo boxer da marca Skims, da empresária e influenciadora digital Kim Kardashian, aparece na décima colocação.

Continua após a publicidade

Mas e aí, você usaria?

A stylist e produtora de moda Pat Rosendo acredita que moda é uma forma de expressão pessoal e que esse estilo pode funcionar com quem busca conforto, gosta de um visual esportivo ou quer agregar criatividade e ousadia à produção.

Eu acho as boxers super versáteis, elas podem ser usadas de diferentes maneiras e encontrar a combinação perfeita pode ser divertido e desafiador ao mesmo tempo.
Pat Rosen, stylist

Para quem quer experimentar a tendência, Pat sugere três possibilidades de looks com boxer à mostra.

Desfile Miu Miu
Desfile Miu Miu Imagem: Victor Boyko/Getty Images
Continua após a publicidade

A primeira seria usar a peça com calças de alfaiataria para criar um contraste entre casual e formal. Na parte de cima, um top simples mais blazer, coordenados com acessórios minimalistas, tênis ou sapatos oxford para dar um toque elegante ao outfit.

Outra opção seria apostar na cueca boxer com top curto ou sutiã estilo bralette, combinado com um quimono ou camisa oversized aberta, criando camadas. Para completar o visual numa vibe descontraída, sandálias básicas ou botas western.

A terceira proposta da stylist envolve boxers de cores vibrantes usadas com calças cargo mais top cropped chamativo ou jeans e crocs com jibbitz, aqueles acessórios decorativos que ajudam a deixar o calçado único e moderno. Jaqueta oversized arremataria o visual.

Deixe seu comentário

Só para assinantes