Palmeira, perfume e 'calma surreal': como é o melhor aeroporto do mundo?

O Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã, foi avaliado como o melhor do mundo em 2023, segundo o ranking global elaborado pela AirHelp e divulgado por Nossa.

Com nota geral 8,54, o aeroporto liderou nos quesitos serviços (nota 8,72) e lojas e restaurantes (nota 8,90). O Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife, ficou em segundo lugar com a nota 8,49.

Aeroporto atende principalmente o Oriente Médio
Aeroporto atende principalmente o Oriente Médio Imagem: Getty Images

O ranking listou 194 aeroportos ao redor do mundo com base na avaliação de cerca de 16 mil usuários em 58 países, entre janeiro e outubro deste ano. Foram levados em consideração: pontualidade dos voos, qualidade dos serviços oferecidos e das lojas e restaurantes.

Mas o que tem no melhor aeroporto do mundo?

É conhecido pela sua arquitetura chamativa. O Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã, também é constantemente lembrado pela organização e disposição de lojas e serviços, descreve o site The Culture Trip.

Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã, na Ásia, um dos aeroportos do sultanato
Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã, na Ásia, um dos aeroportos do sultanato Imagem: Divulgação/ Muscat International Airport

Tem área de 580 mil m², equivalente a 81 campos de futebol. São três partes com três andares cada, interligadas por uma área central de cinco andares, onde está o hotel Aerotel Muscat, uma possibilidade de hospedagem sem sair do aeroporto.

São três entradas principais para cada um dos pisos. Além de embarque e desembarque, o aeroporto também tem salas VIP. Há áreas destinadas a descanso e entretenimento com wi-fi gratuito.

Continua após a publicidade

Todas as escadas rolantes têm luzes de LED em cor azul, e palmeiras ao seu redor.

Esteiras do aeroporto são iluminadas por luz de LED na cor azul e têm palmeiras ao redor
Esteiras do aeroporto são iluminadas por luz de LED na cor azul e têm palmeiras ao redor Imagem: Reprodução/ YouTube/ LaiYao

Chama a atenção o perfume no ar do aeroporto: "Tão importante quanto a aparência é o seu cheiro —o perfume característico do país é o perfumado olíbano, colhido no deserto de Dhofar, que envolve o aeroporto", escreveu no The Sidney Morning Herald a jornalista de viagens Belinda Jackson.

Tem exposições do Museu Nacional de Omã que contam a história do sultanato do Oriente Médio, além de ter murais temáticos do país e "muitos sofás confortáveis".

Frequentadores falam em rápida triagem, com a equipe do aeroporto posicionada em todo aeroporto para responder perguntas e orientar os passageiros. "O aeroporto é tão calmo que é quase surreal", descreveu a jornalista. Você pode fazer um tour virtual e conhecer o aeroporto antes de voar para lá clicando aqui.

Área de uma das praças de alimentação do Aeroporto de Mascate, em Omã
Área de uma das praças de alimentação do Aeroporto de Mascate, em Omã Imagem: Reprodução/ YouTube/ LaiYao
Continua após a publicidade

Alimentação

São duas praças de alimentação. Uma está localizada na área pública de desembarque e a outra fica na área de embarque. As duas possuem uma cafeteria Costa Coffee e três restaurantes. Também há opções acessíveis como KFC e McDonald's. A praça de alimentação da área de embarque, localizada no caminho para os portões 16-23, tem mais restaurantes.

Mc Donald's na praça de alimentação do Muscat International Airport, em Omã
Mc Donald's na praça de alimentação do Muscat International Airport, em Omã Imagem: Divulgação/ Muscat International Airport

Operações

A nova estrutura do aeroporto foi inaugurada há cinco anos, em novembro de 2018, com uma capacidade inicial de 20 milhões de passageiros por ano e potencial de expansão para 56 milhões. As duas principais companhias aéreas são a Oman Air, com mais de 124 voos semanais, e a Salam Air, com mais de 54 voos semanais. Ao todo, 23 empresas voam no aeroporto.

Seus voos têm como principal destino o Oriente Médio, mas cidades como Jacarta, Londres, Milão, Frankfurt, Paris e Moscou também são destinos. Não há voos diretos saindo do Brasil.

Continua após a publicidade
Aeronave da Oman Air, a principal companhia aérea que opera no aeroporto de Mascate, em Omã
Aeronave da Oman Air, a principal companhia aérea que opera no aeroporto de Mascate, em Omã Imagem: Reprodução/ YouTube/ LaiYao

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes