Topo

Sem burocracia: eles testaram os serviços por assinatura, de móveis a carro

A fotógrafa Patrícia usa o serviço de assinatura de carros e também mobiliou a casa com móveis alugados - Arquivo pessoal
A fotógrafa Patrícia usa o serviço de assinatura de carros e também mobiliou a casa com móveis alugados Imagem: Arquivo pessoal

Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Nossa

14/07/2023 04h00

Quando decidiu interromper a vida nômade que adotava há mais de uma década, mudando de casa em casa mundo afora, a fotógrafa Patrícia Schussel Gomes encontrou nos serviços por assinatura a alternativa para organizar sua vida (quase) num piscar de olhos.

Sem nunca ter tido um "lar" exclusivamente seu desde que deixou a proteção dos pais em Foz do Iguaçu para estudar e, depois, migrar sucessivamente, no ano passado ela decidiu se estabelecer em São Bento do Sapucaí, na porção paulista da Serra da Mantiqueira.

Cercada pela natureza generosa do lugar, Patrícia — @patchinpixels nas redes sociais — optou pela assinatura de todo mobiliário para preencher a casinha que escolheu para ser sua base.

Mais que uma cama para dormir ou o sofá para receber os amigos, ela desejava encontrar rapidamente o aconchego que vinha idealizando, sem gastar energia, dinheiro e, principalmente, tempo.

Em cidades maiores, Patrícia poderia ter ocupado uma habitação totalmente equipada, como muitas disponíveis, mas não era o que queria.

Não acho legal alugar uma casa já com móveis porque, além de ser mais caro, não temos uma história. Com a mobília por assinatura, você paga, é óbvio, mas cria os ambientes do jeito que quiser"

Patrícia em sua cada no interior de São Paulo: móveis alugados para montar do jeito que queria - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Patrícia em sua cada no interior de São Paulo: móveis alugados para montar do jeito que queria
Imagem: Arquivo pessoal

Por isso ela recorreu à Tuim, empresa de aluguel de móveis por assinatura, que lhe permitiu escolher peças que combinam com estilo e gosto pessoais.

"Cheguei na casa vazia, que fazia até eco. Em duas horas, estava montada. Pude dormir ali na mesma noite. Isso me deu liberdade, me poupou a pesquisa e a questão da sustentabilidade também contou, porque são móveis pensados para durarem por muito tempo", conta.

Também motorizada

Instalada a cerca de 200 quilômetros da capital, Patrícia identificou a necessidade de um carro, tanto para deslocamentos rodoviários como para desbravar as montanhas no seu quintal. O veículo igualmente veio através de assinatura, serviço oferecido pela Turbi (veja abaixo outras opções de serviços de locação) que oferece a facilidade de não se preocupar com impostos e manutenção, tudo incluso no valor mensal.

"Com a pandemia, muita gente migrou para o interior e passou a trabalhar no modelo híbrido, sem a necessidade de dirigir todo dia. Essas pessoas podem alugar o carro via aplicativo só nos dias que precisam. Toda vez que eu viajo a trabalho, devolvo o veículo e, de lá mesmo, já vou para o aeroporto. Quando volto, é só alugar outro veículo", descreve.

Patrícia Schussel Gomes - morr por assinatura - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A praticidade contou ao optar pelo serviço de carro por assinatura
Imagem: Arquivo pessoal

É só para quem tem grana?

O modelo de assinatura pode ter muito mais a ver com o contexto da vida de alguém do que, necessariamente, a disponibilidade de dinheiro para adquirir tudo ao mesmo tempo.

Para quem tem uma rotina inconstante, que precisa se ausentar por longos períodos ou mesmo trocar de cidades por causa de emprego, esse tipo de negociação facilita a logística de quem chega a algum lugar e promete liberdade na hora de partir novamente, bastando devolver os itens alugados.

"Alugar móveis e carro é como pagar um aluguel; tem que juntar aos gastos do mês. Eu não teria condições de investir nisso, de uma hora para outra, ou ficar esperando semanas para a entrega das peças. Para o meu estilo de vida, se colocar na ponta do lápis, sinto que vale a pena", pondera Patrícia. Conheça, agora, alguns serviços que podem ser contratados via assinatura.

Morando por dia, meses ou horas

Esqueça os contratos de 30 meses, fiadores e comprovações de crédito necessários para um aluguel tradicional. Como escolher um filme no catálogo de streaming, é possível eleger uma casa para morar sem todos os trâmites costumeiros, escolhendo o período de permanência.

Um dos apartamento da Housi: aluguel inclui mobiliário, limpeza e roupa de cama - Divulgação - Divulgação
Um dos apartamento da Housi: aluguel inclui mobiliário, limpeza e roupa de cama
Imagem: Divulgação

Quem trouxe o modelo de moradia por assinatura para o Brasil foi a Housi, que já atua em mais de 120 cidades do país. Além de tudo ser feito pela internet e sem a burocracia, a solução ainda é focada em condomínios inteligentes, ou seja, com automação e serviços como de decoração e personalização do espaço.

Roberto usa o serviço há dois anos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Roberto usa o serviço há dois anos
Imagem: Arquivo pessoal

O engenheiro de software Roberto Viani Junior, de São Paulo, conta que utiliza a plataforma de moradia há mais de dois anos e elege a praticidade como ponto principal dessa decisão.

"Posso entrar de forma rápida e não preciso me preocupar com nada de mobília ou manutenção do apartamento. Além disso, o espaço é completo: tem academia, área de lazer e fica em um bairro nobre", diz.

Escolhendo móveis e eletros

Uma das grandes vantagens de alugar itens por assinatura é evitar a longa espera para receber um bem recém-adquirido. Com apenas alguns cliques, pode-se escolher as peças e programar a entrega. A pioneira por aqui foi a Tuim que, por enquanto, opera apenas na Grande São Paulo.

A ideia surgiu diante dos novos movimentos de mudanças constantes, sobretudo por conta da pandemia. A proposta é evitar o desgaste na mobília e reduzir o trabalho de montar e desmontar todos os móveis a cada alteração de endereço.

Casa mobiliada com móveis da Tuim - Divulgação - Divulgação
Casa mobiliada com móveis da Tuim
Imagem: Divulgação

Como os outros serviços por assinatura, tudo é feito de maneira online: no site, é possível filtrar quais móveis deseja alugar e por quanto tempo. A partir daí, o débito da assinatura é feito mensalmente e, caso algum item precise de reparo, a equipe promete realizar a manutenção ou até trocar o móvel no mesmo dia, se for necessário.

Há disponíveis desde camas, mesas e sofás a eletrodomésticos como micro-ondas e máquina de lavar.

Para dirigir agora

Também é possível dispensar visitas às locadoras até escolher o carro ideal para o dia. Pode-se, por exemplo, ir direto ao site da marca preferida e optar pelo veículo que atende às necessidades, como no serviço Nissan Move.

No "all inclusive" oferecido entram documentação, taxas, seguro e assistência. Com contratação totalmente online, basta atender alguns requisitos — como ter CNH há pelo menos três anos e ser maior de 21 anos — e até receber o carro na porta da casa. Ali, os contratos vão de 12 a 36 meses, geralmente.

Outras montadoras que já aderiram ao serviço incluem: Toyota, a Volkswagen, Audi.

Mas se a ideia for escolher entre diversos modelos, a alternativa é procurar empresas multimarcas, caso da Turbi.

Turbi 1 - Divulgação - Divulgação
Todo o processo é feito no app da Turbi
Imagem: Divulgação

Com processo totalmente digital, é preciso ter aprovação no cadastro com a habilitação válida por mais de dois anos. Feito isso, basta escolher o carro e retirá-lo em um dos muitos estacionamentos espalhados por São Paulo. Nesse caso, pode-se usar o veículo por, no mínimo, 1 hora hora e, no máximo, 30 dias.

Flua! é outra empresa do segmento multimarcas. A Movida também oferece o programa de assinaturas.

O especialista em finanças Bernardo Luca usa a Turbi desde 2018. Antes, recorria ao aluguel em situações pontuais. Agora, subscreveu o serviço por enxergar que é compatível com o momento da vida em que utiliza mais o carro.

É muito mais tranquilo ter um carro sem ter que me preocupar com seguro, impostos, manutenção e ainda poder trocar quando quiser. Vale muito mais a pena, pensando na minha rotina — não gasto meu tempo com a parte complicada, fico só com a parte boa" Bernardo Luca

Limpeza descomplicada

Se a rotina corrida é um dos motivos que levam alguém a morar por assinatura, como tirar um tempo para arrumar a casa? Tal problema tem solução com o serviço de limpeza por assinaturas.

Um dos braços de atuação da Maria Brasileira oferece diaristas e até passadeiras com dia agendado. Basta definir a frequência de arrumações que deseja e programar as visitas, sem a preocupação de marcar data nova a cada semana.

Franquia Maria Brasileira - Divulgação - Divulgação
A franquia Maria Brasileira é especializada em serviços domésticos, de passadeira a jardinagem
Imagem: Divulgação

A empresa fica responsável por enviar os profissionais e oferece descontos pela recorrência do serviço, que pode acontecer até três vezes na mesma semana. Se quiser cancelar a programação, basta avisar com 30 dias de antecedência.

Minha rotina era trabalhar e limpar a casa todo sábado, até que precisei viajar e busquei ajuda de uma empresa para a faxina" Elvira Magalhães, comerciante

"Minha casa ficou limpa e perfumada, o que me fez repensar algumas questões, como minha necessidade de ter mais tempo livre", completa Elvira, que virou cliente fixa.

Plantinhas programadas

Outra solução para os adeptos da vida saudável é o Clube Minha Horta, da Isla Sementes. Com três planos disponíveis, o que diferencia cada um é o espaço que o cliente tem para plantar.

A proposta é ensinar o consumidor o que cultivar em cada época do ano. O cliente recebe uma única entrega para o ano todo e pode dividir o valor a ser pago. A assinatura garante o envio de adubos e uma assistência personalizada durante o plantio nos vários meses, além de alguns brindes.

Habituada às hortinhas desde criança, a designer Camila Lima, do Rio Grande do Sul, queria manter o hábito na vida adulta, mas não sabia bem como plantar até assinar o serviço há cerca de um ano.

Acho muito interessante comer microverdes pela praticidade. Antes tinha até preguiça de preparar e comer salada. Hoje, consumo muito. Também é muito legal acompanhar o crescimento de algo que eu nem preciso de muito espaço para cultivar" Camila Lima

Aluguel de equipamentos específicos

Tem muito item que não faz parte do acervo das casas, pois não são usados no dia a dia. Cortar a grama ou galhos de árvores, limpar estofados, colchões e cortinas são atividades que, geralmente, as pessoas contratam serviços e prestadores esporádicos. Mas há a alternativa de alugar os equipamentos e executar as demandas por conta própria.

A Casa do Construtor oferece aluguel de equipamentos de limpeza, jardinagem e ferramentas elétricas variadas, com possibilidade de locação por um dia, uma semana ou durante todo o mês — os valores variam de acordo com o tempo.

Ao invés de comprar, que tal alugar furadeira e outros equipamentos? - Getty Images - Getty Images
Ao invés de comprar, que tal alugar furadeira e outros equipamentos?
Imagem: Getty Images

Os mais pedidos para uso doméstico são as furadeiras, parafusadeiras, serras, cortadores de grama, aspiradores de pó, lavadoras à pressão e as extratoras (para limpeza de estofados e tapetes).

Por querer apostar no "faça você mesmo", o tecnólogo paulista Fernando Suzuki, de São Paulo, já contratou o serviço várias vezes e opina:

Por passarem por manutenção constante, os equipamentos estão sempre em bom estado de conservação. Outro ponto é que não preciso investir em um equipamento profissional e, consequentemente, não me preocupo com a manutenção ou com o armazenamento"

Assinar fechadura para mais segurança

Quem nunca esqueceu ou perdeu as chaves de casa? Isso, por si só, já poderia ser motivo suficiente para optar por uma fechadura mais inteligente, mas a segurança também entra nessa conta.

Pensando nisso, surgiu a Chavi, que transforma a fechadura atual em digital, sem necessidade de reformas. O valor pago é pela assinatura e o equipamento fica em comodato. Então, quando não quiser mais utilizar o serviço, basta parar de pagar e devolver o aparelho.

Quem enxergou uma boa ajuda nas fechaduras por assinatura foi a empresária Raquel Uchôa, de Curitiba, que trabalha com moradias temporárias e gestão de imóveis:

É sensacional para nosso negócio. Instalamos em espaços que alugamos por pouco tempo, mas com fluxo de pessoas. Gerenciamos todos os acessos e o início e fim da estadia remotamente" Raquel Uchôa