Topo

Caixinha de som não pode, mas topless, sim: como é ir à praia em Portugal

Fabiane Prohmann

Colaboração para Nossa, de Lisboa, Portugal

30/06/2023 04h00

Se no Brasil nem sempre praia é sinônimo de descanso, em Portugal a chance de você ter um dia de sossego junto ao mar é muito grande.

Isso porque há muitas regras que devem ser respeitadas e, em caso de descumprimento, o bolso vai sofrer, em euros.

Portanto, se você está pensando em aproveitar o verão europeu, vale a pena ficar atento a algumas regrinhas antes de se jogar no mar. Aliás, por lá as águas do oceano Atlântico não são tão quentes como aqui — a temperatura varia entre 17 e 23 graus.

Barulho na praia? Só o das ondas!

Música alta, rodinha de samba ou apenas um violão não pode nas areias. De acordo com o Edital de Praia 2023, publicado pelo Ministério da Defesa Nacional e Autoridade Marítima Nacional, "é proibida a utilização de equipamentos sonoros e o desenvolvimento de atividades geradoras de ruído".

Ou seja, as criticadas caixas de som são vetadas e as multas variam entre 200 e 4 mil euros para quem estiver ouvindo um som sozinho. E sobem até 36 mil euros se a bagunça for em grupo.

Praia de São Rafael, em Albufeira, Portugal - Dan Gold/Unsplash - Dan Gold/Unsplash
Praia de São Rafael, em Albufeira, Portugal
Imagem: Dan Gold/Unsplash

Pé na areia

Os restaurantes com concessão para funcionar em frente às praias de Portugal têm seu espaço de cadeiras e chapéus de sol (é assim que se chama guarda-sol por aqui) garantidos com uma bela vista. Isso porque colocar o guarda-sol em frente a esses espaços é proibido — e pode inclusive gerar multa ao desavisado.

Por outro lado, os restaurantes são obrigados a liberar o uso das casas de banho (os banheiros), para todos os banhistas, sem cobrar ou reclamar.

Praia em Albufeira: locais com guarda-sóis privados não podem ser ocupados, com risco de multa - Havin Cheong/Unsplash - Havin Cheong/Unsplash
Praia em Albufeira: locais com guarda-sóis privados não podem ser ocupados, com risco de multa
Imagem: Havin Cheong/Unsplash

Entrar no mar quando há alerta de bandeira vermelha, além de ser perigoso, é proibido. Quem for flagrado pelo nadador-salvador (o nosso salva-vidas) pode ser multado entre os 55 e os 250 euros.

Cachorro na praia? Também não pode! A multa por descumprimento pode chegar até os 2 mil euros. Algumas poucas praias permitem animais, mas essa autorização não é válida no verão.

E se na hora de ir embora deixar lixo na praia e for apanhado pela Polícia Marítima, prepare-se para perder pelo menos 55 euros.

Os salva-vidas são chamados de nadador salvador, e estão de olho em quem entra no mar com bandeira vermelha - Carlos "Grury" Santos/Unsplash - Carlos "Grury" Santos/Unsplash
Os salva-vidas são chamados de nadador salvador, e estão de olho em quem entra no mar com bandeira vermelha
Imagem: Carlos "Grury" Santos/Unsplash

Futebol, futevôlei, frescobol e pescaria, nem pensar

Em Portugal, você não corre o risco de levar uma bolada na cabeça enquanto estiver deitado tranquilamente na sua toalha de praia (eles não conhecem a palavra canga).

Isso porque, segundo o mesmo edital citado acima, "é proibido jogos de bola ou similares fora das áreas destinadas a esse fim". A multa para essa infração varia entre 25 e 2.500 euros.

Pescar na praia também não pode. Pelo menos não entre o nascer e o pôr do sol.

Dia de praia em Cascais: aqui não pode altinha ou frescobol - Etienne Girardet/Unsplash - Etienne Girardet/Unsplash
Dia de praia em Cascais: aqui não pode altinha ou frescobol
Imagem: Etienne Girardet/Unsplash

A carioca Bárbara Santoro trocou as praias de Copacabana pelas areias de Oeiras há três anos e meio. Mãe de dois — Henrique (12 anos) e Clarice (7) — ela diz que não sente falta da agitação de antes.

"No Brasil também tem regras, mas ninguém cumpre. Aqui tem segurança, é mais organizado, não tem música alta e nem aquela gritaria excessiva dos ambulantes. É tudo mais calmo, aqui a praia relaxa", avalia.
Ela afirma que as crianças também aprovaram a mudança:

A praia é limpa, eles brincam de catar conchinha e só reclamam da água fria"

Cigarro e praia não combinam

Uma proposta apresentada em maio desse ano e que deve ser aprovada ainda para esse verão tem causado polêmica. A nova lei do tabaco prevê a proibição de fumar em praias marítimas e fluviais em todo o país.

O objetivo é ter uma geração livre de tabaco até 2040. Segundo pesquisa divulgada em maio desse ano pelo Instituto Nacional de Estatísticas, 14,1% da população portuguesa maior de 16 anos fuma diariamente. A principal dúvida é de como será feita a fiscalização.

Topless pode!

Mas nem tudo é proibido nas praias portuguesas. Fazer topless é permitido, não apenas em Portugal, mas em diversos países europeus.

Banhista faz topless em praia de Algarve, em Portugal: aqui é permitido - Getty Images - Getty Images
Banhista faz topless em praia de Algarve, em Portugal: aqui é permitido
Imagem: Getty Images

O músico paulistano João Moraes vive no Porto há sete anos e já está acostumado com essas diferenças culturais. "Acho interessante, principalmente porque as pessoas respeitam, ninguém fica assediando uma mulher que está fazendo topless. Se fosse no Brasil não seria assim." Mas, segundo ele, as portuguesas ainda são minoria na prática de tirar a parte de cima do biquini:

A maioria das mulheres que faz topless é espanhola, mas essa é uma cultura de praia dos europeus"

Bola de Berlim, sucesso garantido

Sabe aquela invasão de vendedores ambulantes oferecendo de tudo nas praias brasileiras? Isso você não encontra aqui.

A única comida vendida nas praias de Portugal é um absoluto sucesso, e os portugueses brincam dizendo que esperam o ano inteiro só para poder comer Bola de Berlim na praia.

Sai o milho e o picolé, entra a bola de berlim, uma espécie de sonho - Fabiane Prohmann  - Fabiane Prohmann
Sai o milho e o picolé, entra a bola de Berlim, uma espécie de sonho
Imagem: Fabiane Prohmann

Apesar de a receita ser original da Alemanha, foi em Portugal que ela se tornou famosa — e é o terceiro doce mais consumido no país, perdendo apenas para o pastel de nata e o croissant.

A Bola de Berlim é o nosso sonho de padaria e pode ser com ou sem recheio. O mais tradicional e mais vendido é o recheado com creme de ovos. Mas atualmente é possível encontrar também recheios de chocolate, Nutella, maracujá e limão.