Topo

Adeus, bagunça! 25 dicas para organizar o guarda-roupa de uma vez por todas

Alguns métodos auxiliam a manter o armário sempre arrumado, o que facilita o dia a dia - Getty Images/iStockphoto
Alguns métodos auxiliam a manter o armário sempre arrumado, o que facilita o dia a dia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Glau Gasparetto

Colaboração para Nossa

03/02/2023 04h00

A combinação de férias, verão e ano (ainda) começando é perfeita para uma tarefa que costuma ser bastante postergada: a arrumação do guarda-roupa.

Mas, verdade seja dita, é muito melhor gastar algumas horas organizando o caos dentro do armário do que continuar sofrendo para localizar uma blusa ou uma calça todo santo dia.

Para ajudar na tarefa, Nossa conversou com um time de especialistas e traz dicas práticas e eficientes para acabar de vez com a desordem escondida atrás das portas dos roupeiros.

Avalie peça por peça

Comece a limpeza do guarda-roupa descartando tudo aquilo que não usa mais ou não se encaixa no seu estilo e no seu momento. "Separe em grupos: 'para doar', 'para consertar', 'para lavar', 'para vender' e o que 'não tem mais utilidade' para ninguém e pode ser descartado — no lixo reciclável, preferencialmente", orienta a personal organizer Claudia Pessoa, da INDOOR.

Crie "categorias"

O segundo passo é selecionar as peças, setorizando itens de características iguais. Por exemplo, separe e agrupe calças, blusas de malha, camisas de tecido, vestidos e assim por diante.

Separar as roupas e categorizá-las são os primeiros passos para a arrumação do armário - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Separar as roupas e categorizá-las são os primeiros passos para a arrumação do armário
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Deixe acessíveis itens da estação

Mantenha à mão as peças adequadas aos termômetros — regrinha que parece óbvia, mas bem importante quando o guarda-roupa é pequeno. Por estarmos no verão, as roupas frescas devem ser facilmente alcançadas, enquanto itens de inverno podem ser guardados no maleiro.

"Quando o clima mudar, é só fazer o rodízio, guardando o que é de verão e deixando o que é de inverno à vista. Isto otimiza o espaço e garante uma melhor organização", comenta a personal organizer Andreia Soares Tronquini.

Dica: deixe por perto algumas peças de meia estação — como uma calça mais leve e um casaco fino —, que podem funcionar nas mudanças de temperatura, em qualquer ocasião.

Defina lugares fixos

Padronização é a palavra-chave para quem quer ter um guarda-roupa sempre arrumado. A fim de evitar que a bagunça se multiplique, determine um local específico para cada tipo de roupa — e sempre devolva o que tirar no mesmo lugar.

Criar uma padronização ajuda a encontrar tudo com mais facilidade - Getty Images - Getty Images
Criar uma padronização ajuda a encontrar tudo com mais facilidade
Imagem: Getty Images

Padronize as dobras

"Sempre optamos pelas formas retangular ou quadrada quando dobramos as peças. Dessa forma fica mais fácil de armazenar qualquer item, até o temido lençol de elástico", afirma Milena Lancellotti, personal organizer e home stager, da BeOne Consultoria. Isso vale, inclusive, para meias e lingeries.

Para facilitar, recorra ao gabarito de dobras, molde criado para padronizar o tamanho das dobras, disponíveis em lojas especializadas e armarinhos. Alguns trazem a escala de cores, que também ajuda na classificação das roupas por tonalidades.

Pendure tudo o que puder

O ideal é pendurar a maior quantidade de roupas possível, com exceção das malhas de lã, que deformam ao serem penduradas. "Mas se a configuração do armário não permitir pendurar muitas roupas, dê preferência para camisas, vestidos, blazers, casacos volumosos e tecidos que amassam com facilidade", aconselha Milena Lancellotti.

Abuse dos cabides: eles ajudam a deixar as peças mais ordenadas e poupam espaço - Getty Images - Getty Images
Abuse dos cabides: eles ajudam a deixar as peças mais ordenadas e poupam espaço
Imagem: Getty Images

Se o varão do guarda-roupa for pequeno, dê preferência para cabides de veludo ou, como segunda opção, os chamados "slim", mais finos que os demais. "Para casacos e roupas pesadas, recomendamos cabide de madeira. Se a peça pede cuidado especial, há ombreiras de veludo que podem ser encaixadas nos cabides", cita a personal organizer Rosangela Kubota, da Ro Organiza.

Outros itens úteis são presilhas, que também podem ser agregadas para pendurar saias (sempre pelo cós, para não danificar a peça e economizar espaço), e protetores tira-vinco, feitos de tecidos, para acomodar calças de tecidos mais delicados dobradas em cabides, evitando marcas.

Aposte em caixas organizadoras

Já as calças jeans ou de sarja podem ser dobradas e mantidas nas prateleiras. Outra alternativa é armazená-las em caixas organizadoras — acessório também indicado para malhas, tricôs, pijamas, peças íntimas, moda praia etc.

Detalhe: opte sempre por modelos de caixas que tenham algum tipo de "respiro", sejam furinhos ou detalhes na tampa que permitam ventilação, para evitar mofo.

Caixas organizadoras podem ser usadas para vários tipos de peças - Divulgação - Divulgação
Caixas organizadoras podem ser usadas para vários tipos de peças
Imagem: Divulgação

Packs de TNT são bem-vindos

No lugar das caixas organizadoras, funcionam igualmente bem os packs de TNT (tecido não tecido) para acomodar roupas que não são usadas no dia a dia — casacos de inverno, fantasias, roupas de momentos especiais, como saídas de maternidade ou batizado. Se tiverem visor transparente, melhor ainda.

Organize gavetas com peças "em pé"

A melhor forma de organizar gavetas é no sistema de "arquivo", com as peças em pé, facilitando a visualização. Vale para camisetas e blusas mais estruturadas, que podem ainda ser organizadas em degradê. "Mas isso não funciona tão bem para peças moles, sem estrutura, como roupas de academia. Nesse caso, usamos organizadores", conta Milena Lancellotti.

Ela sugere adquirir organizadores da mesma cor da gaveta ou, na impossibilidade, priorizar os transparentes, preferencialmente os de acrílico.

Colmeias são itens-chave

Feitas de tecido e plástico, as colmeias diferem dos organizadores por serem mais moles. São alternativas para acomodar lingeries, meias e roupas infantis, entre outras peças pequenas.

A colmeias podem ir em gavetas ou mesmo nas caixas organizadoras - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A colmeias podem ir em gavetas ou mesmo nas caixas organizadoras
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Opte por saquinhos para roupas íntimas

Em vez da colmeia, peças íntimas e biquínis podem ser guardados em saquinhos de organza, dentro de gavetas ou caixas organizadoras. O item de tecido fininho permite que as peças "respirem", além de facilitar a identificação no dia a dia ou mesmo na hora de fazer malas para viagens.

Para Claudia Pessoa, os saquinhos de organza são as melhores opções para acomodar as roupas de praia.

Os de plástico, que acompanham as peças quando compradas, não são indicados pois podem danificá-las, trazendo mofo e ressecando o elástico de biquínis, maiôs e sungas"

Tenha cuidado extra com roupas de festa

Se não houver espaço para pendurar roupas sensíveis, como vestidos de festa, elas podem ser guardadas em caixas ou packs (pacotes) de TNT. Neste caso, alterne a posição de cada item e evite muitas dobras (se possível, só ao meio), adotando uma camada protetora com papel-seda entre cada uma delas.

Já as peças com lantejoula ou pedrarias devem ser armazenadas sozinhas. Pode ser um saquinho de organza próprio, evitando que alguma pedra enrosque na outra roupa e acabe puxando algum fio.

Roupas de festa e com lantejoulas precisam de cuidados especiais no armazenamento - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Roupas de festa e com lantejoulas precisam de cuidados especiais para guardar
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Guarde ou pendure joias e bijuterias

Além das bandejas próprias, com estrutura aveludada, uma ótima opção para organizar os colares é apostar em ganchos autocolantes, que podem ser fixados nas portas dos armários.

Faça "pacotes" com lençol e fronha

Para quem não possui um roupeiro específico para o enxoval de cama e precisa mantê-los no guarda-roupa, a dica para otimizar espaço é formar conjuntos, ou seja, fronhas, lençóis de cobrir e de forrar de um mesmo jogo devem ser dobrados e montados em pacotes, um por dentro do outro.

Caso precise guardar todo o enxoval da casa em um mesmo lugar, identifique tudo, colocando uma etiqueta com o tipo de lençol — de solteiro, de casal, queen ou king — ou até mesmo o nome da pessoa que irá usar.

Enquanto isso, toalhas de banho nunca devem ser guardadas no banheiro, já que a variação de temperatura danifica as fibras e promove mofo — ou seja, é melhor serem mantidas no roupeiro.

Toalhas de banho não devem ser guardadas no banheiro; para jogos de cama, fazer conjuntos ajuda - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Toalhas de banho não devem ser guardadas no banheiro; para jogos de cama, fazer conjuntos ajuda
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Como guardar os sapatos

Se houver uma prateleira ou mesmo um armário dedicado para calçados, guarde um par ao lado do outro. Com cada dupla, posicione um pé na frente e o outro atrás, o que facilita visualizar todos os sapatos disponíveis.

"Para as botas, organize-as em pé, e coloque espaguete de piscina dentro delas, para manter a estrutura", ensina Rosangela Kubota. Rasteirinhas e chinelos podem ser acomodados em colmeias (as transparentes garantem melhor visualização) ou em cestos.

Evite ao máximo deixar os sapatos — masculinos, principalmente — ou tênis nas caixas originais, de papelão, que são um convite para o aparecimento de traças e até baratas. "O ideal é colocar os pares dentro de sacos de flanela ou TNT", recomenda Claudia Pessoa.

Dicas extras:

  • "Depois de lavar as roupas de cama, sacuda-as bem e, mesmo úmidas ou molhadas, já prepare a dobra para estender no varal. As peças secam sem ficar, esteticamente, muito amassadas", ensina Andreia Soares Tronquini.
  • Roupas que não serão usadas na temporada devem ser lavadas antes de guardadas no roupeiro. Isso serve para evitar traças.
  • Em sapatos e bolsas, recomenda-se fazer uma limpeza antes de guardá-los -- água e detergente neutro para tirar o excesso de pó ou eventuais sujeiras já é o suficiente. É importante secar bem pois, ao contrário, provoca a proliferação de bactérias.
  • Fique atento aos itens de couro, que podem ressecar. "Se perceber que está ocorrendo, hidrate com um pouco de creme Nívea (o da lata azul) em um pedaço de algodão, esfregando suavemente com movimentos circulares", diz Rosangela Kubota. Ou use produtos próprios para hidratação do couro.
  • Em ambientes úmidos, aposte em desumidificadores secos (como o antimofo Moffim). É melhor evitar desumidificadores com cloreto de cálcio, que juntam água no fundo do pote, que podem virar e derramar o líquido, danificando a marcenaria do guarda-roupa.
  • Sílica gel é outra proteção contra o mofo e a umidade e podem ser adotadas dentro de packs de TNT ou caixas organizadoras.
  • Folhas de louro desidratadas, mantidas dentro de saquinhos de organza (como um sachê), são úteis para evitar traças.