Topo

Fizemos 9 tirolesas nos cânions 'esculpidos' por mineradores na Flórida

Uma das tirolesas passa bem perto do lago Lost Spring -- de tão cristalina, a água reflete o verde exuberante das árvores dos desfiladeiros de Ocala, na Flórida (EUA) - Visit Florida/Divulgação
Uma das tirolesas passa bem perto do lago Lost Spring -- de tão cristalina, a água reflete o verde exuberante das árvores dos desfiladeiros de Ocala, na Flórida (EUA)
Imagem: Visit Florida/Divulgação

Do UOL, em Ocala (Estados Unidos)

19/12/2022 04h00

"Aventura" na Flórida para muita gente pode significar se perder nos parques e outlets de Orlando ou nas galerias da Lincoln Road de Miami.

Mas o ensolarado estado norte-americano, cercado pelo Atlântico de um lado e pelo Golfo do México do outro, também tem aventura literal: a cidade de Ocala abriga cânions de uma antiga mina de 380 mil metros quadrados onde hoje há nove tirolesas — Nossa fez todas.

Cânions são paredões de pedras que foram moldados ao longo de milhões de anos, com vales profundos e desfiladeiros. Mas, diferentemente das fendas esculpidas pelos rios e pelos ventos, os cânions de Ocala surgiram com a atividade humana.

Até a década de 1930, a área foi explorada por mineradores em busca de calcário, que era utilizado para adubar o solo e turbinar a dieta de cavalos.

Lapidando aqui, explodindo ali, com o tempo foram se formando penhascos rochosos com lagos azuis cristalinos e árvores imensas em Ocala, a cerca de 125 km de Orlando.

Zip The Canyons tem 9 tirolesas em Ocala, na Flórida (EUA) - Divulgação - Divulgação
Zip The Canyons tem 9 tirolesas em Ocala, na Flórida (EUA)
Imagem: Divulgação

Desde 2011, o Canyons Zip Line and Adventure Park faz tours de ecoturismo e aventura ali, como caiaque e passeios a cavalo. A principal atração dura quase três horas, passando por nove tirolesas, duas pontes suspensas (um arvorismo básico) e um mini-rapel no final — o passeio custa cerca de R$ 572 (US$ 109).

Das tirolesas, há umas mais simples, outras com visuais do lago Lost Spring de tirar o fôlego, e as que eles gostam de se gabar com superlativos: a mais longa (cerca de 350 metros), a mais alta (47 metros) e a mais rápida da Flórida (até 80 km/h).

Nunca tinha feito tirolesa antes, então até as mais simples foram surpreendentes. Mal sabia o quão tranquilo seria me jogar de um desfiladeiro deslizando por diversos cabos com mosquetões conferidos obsessivamente por dois guias jovens e bem-humorados.

Um deles dá o sinal ("go, girly") e, num impulso, você vai sem olhar para trás — mas às vezes a gente demora para tomar coragem de olhar para baixo. Estreantes ou não, no fim todo mundo ganha um certificado impresso e assinado, um tipo de lembrança (e comprovante) da aventura.

Zip The Canyons tem 9 tirolesas em Ocala, na Flórida (EUA) - Visit Florida/Divulgação - Visit Florida/Divulgação
Nossa esteve nas 9 tirolesas que estão em Ocala
Imagem: Visit Florida/Divulgação

Canyons Zip Line and Adventure Park
8045 NW Gainesville Road, Ocala, Flórida (EUA)
- É necessário fazer reserva
- Participantes devem ter entre 31 e 122 kg e precisam assinar um termo de concordância para a atividade
Mais informações: www.zipthecanyons.com/

A jornalista viajou a convite da Visit Florida