Topo

Arábia Saudita planeja aeroporto gigante para 2030: 'aerotrópolis'

Projeção é de receber 120 milhões de passageiros por ano até 2030 - Divulgação
Projeção é de receber 120 milhões de passageiros por ano até 2030 Imagem: Divulgação

De Nossa

03/12/2022 11h39

Com o desenvolvimento do turismo local, a Arábia Saudita começa a desenhar planos ousados, incluindo um aeroporto com seis pistas que poderá estar entre os maiores do mundo.

De acordo com a CNN Travel, a ideia é de que ele seja construído na mesma área do aeroporto internacional King Khalid, em Riyad, mas que seja expandido e tenha um total de 57 quilômetros quadrados. O escritório de arquitetura escolhido foi o Foster + Partners, que apelidou o projeto de "aerotrópolis".

"Nós vamos reimaginar os terminais tradicionais com um único loop no saguão servido de várias entradas", disse Luke Fox, um dos diretores do escritório.

Além do aeroporto em si, o complexo deverá ter lojas de varejo, espaços residenciais e de recreação. A ideia é de que até 2030 ele esteja recebendo 120 milhões de passageiros por ano e 3,5 milhões de toneladas de carga até 2050.

"A Arábia Saudita está gastando somas obscenas de dinheiro criando novas cidades e atrações turísticas como sua campanha pelo turismo", escreveu Richard Quest, da CNN. "Já vi países mudarem antes, mas nunca algo parecido com o que está acontecendo".

Projeção prevê que aeroporto terá seis pistas - Divulgação - Divulgação
Projeção prevê que aeroporto terá seis pistas
Imagem: Divulgação