Topo

Ilha desconhecida é eleita a mais interessante para turistas em 2022

Aitutaki é a segunda das Ilhas Cook e consiste principalmente em lagoas - David Reece/ Getty Images
Aitutaki é a segunda das Ilhas Cook e consiste principalmente em lagoas Imagem: David Reece/ Getty Images

De Nossa

30/09/2022 10h10

Uma ilha desconhecida em formato triangular a 4 mil metros do fundo do Oceano Pacífico foi escolhida como uma das melhores do mundo pelo World Travel Awards deste ano. Aitutaki é a segunda das Ilhas Cook, que é basicamente uma grade lagoa com águas em diferentes tons de azul, recife de coral, palmeiras e praias brancas.

Com aproximadamente 2 mil habitantes, a ilha de difícil acesso foi nomeada como um dos dois vencedores na categoria Leading Island Destination (Líder de destino de ilha) da premiação, junto com a Isla Mujeres do México.

Aitutaki, assim como todas as outras Ilhas Cook, não fica perto de nenhum outro destino. Quinze das Ilhas Cook compõem 240 km² de terra e estão espalhadas por mais de 21 milhões de km² de oceano.

Na ilha vencedora do World Travel Awards, é possível ver peixes, estrelas-do-mar e mariscos gigantes na água o tempo todo. As tartarugas marinhas verdes se reproduzem na lagoa entre novembro e fevereiro e de agosto a setembro, as baleias jubarte passam pelo recife.

Foto - Getty Images - Getty Images
Vista da ilha Aitutaki
Imagem: Getty Images

A temperatura se mantém entre 25 e 30 Cº durante todo o ano. Além de nadar, o turista que visita a ilha pode velejar, andar de caiaque ou mergulhar para ver o recife.

Como chegar em Aitutaki

Você chegar na ilha por uma pista de pouso construída pelos norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente asfaltada, no que era coral esmagado até uma década atrás, a pista ampliada recebe um voo local da Air Raro, a companhia aérea das Ilhas Cook.

Além disso, a Air New Zealand tem voos diários para as Ilhas Cook saindo de Auckland, e a companhia aérea Jetstar oferece a mesma rota três vezes por semana. A Air Rarotonga também opera todos os voos entre as ilhas dos Cooks.

Foto - Vicente Fores Photography/ Getty Images - Vicente Fores Photography/ Getty Images
Resort complexo na lagoa de Aitutaki
Imagem: Vicente Fores Photography/ Getty Images

A Intrepid oferece uma viagem de seis dias para as Ilhas Cook a partir de 1,3 mil libras (mais R$ 7 mil) por pessoa ou 3,2 mil libras (R$ 19 mil) com voo incluso do aeroporto de Londres Heathrow e do Aeroporto de Auckland.

Das seis noites desse pacote, três são vivenciadas na capital de Aitutaki. As saídas para a ilha desconhecida acontecem uma vez por mês entre os meses de outubro e julho.