Topo

Brasil tem 8 praias oficiais de nudismo; conheça quais são e como visitar

Praia do Pinho (SC) - Reprodução/Facebook
Praia do Pinho (SC) Imagem: Reprodução/Facebook

De Nossa

01/08/2022 13h07

Seja você iniciante ou veterano, a prática do naturismo — ou "ficar nu em público" — exige, em primeiro lugar, um ambiente seguro e acolhedor para todos os envolvidos. Tendo este princípio em mente, a Federação Brasileira de Naturismo reconhece apenas oito praias em todo o litoral brasileiro como destinos receptivos aos nudistas.

Relativamente recente, a primeira delas, a praia do Pinho em Balneário Camboriú (SC), foi estabelecida em 1983 — e hoje é alvo de polêmica por um projeto de lei que proibiria a prática de naturismo.

Apenas outras duas ainda seriam legitimadas nos anos 80. O reconhecimento destes espaços é lento, mas há regras rígidas de convivência para pelados — e vestidos.

É considerado falta grave pela Federação Brasileira de Naturismo:

  • Ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas;
  • Cometer atos de violência física;
  • Portar ou utilizar drogas tóxicas ilegais;
Praia do Abricó, no estado do Rio: as praias nudistas também têm suas próprias regras - Reprodução/Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Praia do Abricó, no estado do Rio: as praias nudistas também têm suas próprias regras
Imagem: Reprodução/Tripadvisor

Além disso, causar danos à imagem de naturistas ou cometer fraudes pode ser punido com a expulsão do membro da comunidade. Entre outros comportamentos considerados inadequados estão:

  • Fazer propostas inconvenientes com conotação sexual;
  • Fotografar, gravar ou filmar outros naturistas sem permissão;
  • Agir de forma desrespeitosa, constrangedora ou discriminatória em relação a outros naturistas ou visitantes;
  • Deixar lixo em locais inadequados ou causar dano à flora, à fauna, ou à imagem do naturismo;
  • Satisfazer necessidades fisiológicas em áreas impróprias, ou exceder-se na ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica;
  • Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo; é tolerado topless de mulheres durante período menstrual.

Munido de informação e bom senso, conheça os oito paraísos de naturistas no Brasil:

Praia do Pinho (SC)

Praia do Pinho (SC) - Reprodução/Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Praia do Pinho (SC)
Imagem: Reprodução/Tripadvisor

A primeira praia naturista do Brasil é hoje nacionalmente e internacionalmente reconhecida como um refúgio paradisíaco para aqueles que preferem estar "ao natural" nas areias — ainda que sobre uma canga, por questões de higiene ao sentar. Em 2004, segundo a Federação Brasileira de Naturismo (fundada ali em 1988), Pinho entrou para um guia e ranking mundial como a quinta melhor praia naturista do mundo.

Para acessá-la, turistas devem pegar a BR-101 em Balneário Camboriú e entrar na Rodovia Interpraias através de um trevo, de onde avistarão seus 500 metros de faixas de areia. Há ainda boa estrutura turística no local, com campings, chalés privativos e pousadas para receber os naturistas. Reservas podem ser feitas através do site da praia.

Praia de Tambaba (PB)

Praia de Tambaba (PB) - Reprodução/Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Praia de Tambaba (PB)
Imagem: Reprodução/Tripadvisor

Também entre os mais antigos e tradicionais redutos naturistas do país — foi o primeiro destino litorâneo do tipo oficializado no Nordeste —, a praia paraibana reconhecida em 1989 tem falésias de 20 metros de altura, mar calmo e piscinas naturais com águas mornas. Localizada a 30 km da capital João Pessoa, no município de Conde, ela oferece privacidade do mundo exterior por ser protegida por árvores de grande porte e paredões rochosos.

Praia de Tambaba (PB) - Reprodução/Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Praia de Tambaba (PB)
Imagem: Reprodução/Tripadvisor

A praia, futura sede da Federação, é atualmente dividida em três áreas: uma delas exclusiva para famílias e casais, outra para homens desacompanhados e a terceira porção para os vestidos. Portanto, é importante se informar antes de tirar a roupa. Em setembro, Tambaba ainda vai sediar um campeonato de surf nudista.

Praia de Massarandupió (BA)

Praia de Massarandupió (BA) - Reprodução/Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Praia de Massarandupió (BA)
Imagem: Reprodução/Tripadvisor

Localizada no município de Entre Rios, a 93 quilômetros de Salvador, Massarandupió tem seu acesso no km 88 da Linha Verde, no sentido de Salvador a Aracaju. É preciso, no entanto, encarar mais 7 km de estrada de terra e 20 minutos de caminhada entre dunas e coqueirais para chegar à praia, segundo a Federação Brasileira de Naturismo.

Praia de Massarandupió - Raul Spinassé/Folhapress - Raul Spinassé/Folhapress
Praia de Massarandupió
Imagem: Raul Spinassé/Folhapress

Há uma área disponível de 2 mil metros de faixa de areia para a prática, com dois bares e restaurantes rústicos que servem refeições e área de camping selvagem. A experiência naturista não se reduz a tirar a roupa, especialmente em Massarandupió, uma área de proteção ambiental com mar limpo, ondas fortes, muitos pássaros e desova de tartarugas.

Praia de Barra Seca (ES)

Praia de Barra Seca (ES) - Reprodução/Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Praia de Barra Seca (ES)
Imagem: Reprodução/Tripadvisor

A 142 quilômetros de Vitória, no município de Linhares, está situada a praia de Barra Seca — de mar bravo e areia grossa. Ela tem cerca de 200 metros de sua faixa de areia dedicados ao naturismo, equipados com cozinha, churrasqueira, banheiros, chuveiros e área para camping com energia. A vizinha Urussuquara, a cerca de 1 quilômetro de Barra Seca, oferece ainda pousadas como Lua Nua e Urussuquara, além de mais um camping.

Quem não preparou a marmita para o lanche pode procurar o barqueiro Quinze, ensina a Federação, que também serve à comunidade "timidamente". Para chegar à Barra Seca, é só pegar o ônibus de Linhares para Pontal do Ipiranga em frente ao cemitério. No caminho, visitantes passarão em frente às pousadas de Urussuquara e, em horários selecionados, seguirão para a praia de destino.

Praia do Abricó (RJ)

Praia de Abricó, no Rio de Janeiro - Brasil Naturista/Divulgação - Brasil Naturista/Divulgação
Praia do Abricó (RJ)
Imagem: Brasil Naturista/Divulgação

"Pedacinho de areia" nudista em plena Cidade Maravilhosa, Abricó é cercada de uma paisagem inspiradora, entre montanha e mar e com característica de praia selvagem. Ela está situada em Grumari, logo após a Praia, no sentido Barra de Guaratiba. E foi justamente sua localização, com boa privacidade e tranqulidade, o que a tornou destino ideal para naturistas em 2003, quando ela foi reconhecida por lei.

Quem chega de carro encontrará um restaurante no caminho na descida para Grumari vindo do Recreio dos Bandeirantes. No entanto, na própria praia, há apenas barraca de bebidas, sem maior infraestrutura de serviços.

Praia Olho de Boi (RJ)

Praia Olho de Boi (RJ) - Reprodução/Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Praia Olho de Boi (RJ)
Imagem: Reprodução/Tripadvisor

O litoral fluminense guarda outra joia do naturismo, a Olho de Boi, em Búzios. Totalmente selvagem e de um azul reluzentem em suas águas, a belíssima praia é ideal para banhos. Pequena — com apenas 50 metros —, entre costões, também garante privacidade aos visitantes. Seu mar é limpo, calmo, porém com muitas pedras ao fundo.

Praia Olho de Boi (RJ) - Reprodução/Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Praia Olho de Boi (RJ)
Imagem: Reprodução/Tripadvisor

A trilha para a Olho de Boi começa na ponta direita da Praia Brava. Leve o que precisar, pois não há infraestrutura no local, reconhecido em 2003.

Praia da Galheta (SC)

Praia da Galheta (SC) - Reprodução/Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Praia da Galheta (SC)
Imagem: Reprodução/Tripadvisor

Outra das praias naturistas mais antigas e tradicionais do país, a catarinense praia da Galheta foi reconhecida em 1984 e desde então tem uma forte presença da comunidade — que prega não só a liberdade do corpo nu, como o respeito uns aos outros e à natureza.

Não à toa, esta praia abriga o Monumento Natural Municipal da Galheta, uma unidade de conservação com rica biodiversidade. Para chegar até o local, bastante preservado, a única forma é encarar as trilhas da região em Florianópolis. Surfistas, outra comunidade bastante presente na região, costumam conhecer bem a área e indicar os melhores acessos — geralmente através da Praia Mole, com uma caminhada de 15 minutos.

Praia da Galheta (SC) - Reprodução/Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Praia da Galheta (SC)
Imagem: Reprodução/Tripadvisor

Com enormes rochas arredondadas e lisas, águas cristalinas e de um azul intenso, areia fina e branca, a Galheta é conhecida não só pela paisagem paradisíaca como por ser acolhedora a LGBTs e seu nudismo ser opcional.

Praia de Pedras Altas (SC)

Praia de Pedras Altas (SC) - Reprodução/Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Praia de Pedras Altas (SC)
Imagem: Reprodução/Tripadvisor

Outro destino catarinense com acesso precário. Localizada em Palhoça, de frente à Ilha de Florianópolis, é preciso encarar a BR-101, 30 km ao sul da capital, para chegar à Enseada do Brito. Dali, visitantes tomam uma estrada à beira-mar, no sentido Sul, até chegar a Pedras Altas.

Com mar tranquilo, sem ondas, ela é uma boa opção para crianças ou quem teme águas mais turbulentas. Possui uma pequena pousada rústica na porção naturista de sua orla, além derestaurante e bares nos dois lados da praia — que não é totalmente nudista. Portanto, aclimate-se e informe-se antes de tirar a roupa. O espaço conta ainda com camping e estacionamento.