Topo

Ama decoração? Veja 5 feiras em SP para achar itens descolados para a casa

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

08/07/2022 04h00

Durante a pandemia, as pessoas se voltaram mais para as suas casas. Pequenas reformas, mudanças aqui e ali na decoração e a redescoberta de trabalhos manuais viveram um boom que, agora, se mantém em alta.

Entre as atividades que ganharam adeptos neste período estão as aulas de de cerâmica. No último episódio do programa "À Moda de Isa", Isa Scherer colocou a mão na massa para mostrar o passo a passo do processo de criação de uma peça — desde moldar a argila à interessante fase da queima, quando o objeto ganha cores surpreendentes.

O local escolhido para a aula foi o Ateliê Paula Almeida (Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia. 9h30/18h; sáb. até 13h; fecha dom.; com agendamento no whatsapp 11 93384-0020) que, além de espaço para as aulas de cerâmica, abriga uma loja com os itens produzidos pela artista.

Fazer compras assim, conversando direto com quem faz, pode se transformar em um passeio perfeito para o fim de semana. Para ajudá-lo a formatar um roteiro da decoração pela cidade, selecionamos cinco lugares onde é possível fazer um garimpo que leva mais personalidade para a casa — afinal, é preciso sair um pouco do circuito tradicional de lojas para conquistar uma decoração única.

E não é nem preciso esperar muito. Entre feiras que acontecem esporadicamente, há as que migraram para casas fixas e mantêm a boa curadoria de trabalhos manuais o ano todo. Vale a pena incluir na agenda uma visita a esses endereços:

1 - Feira na Rosenbaum

Loja Feira na Rosenbaum - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A feira ganhou projeção nacional por sua curadoria feita por Cris Rosenbaum, incansável na seleção dos maiores trabalhos artesanais do país. Ao transitar pela feira é possível comprar ou encomendar tudo diretamente com quem faz. O sucesso foi tanto que Cris abriu em 2021 uma loja fixa que segue a proposta, em Pinheiros, na capital paulista. Claro, a feira traz o gostinho de saber sobre os criativos nos bastidores das marcas anualmente e agora em formato itinerante pelo Brasil afora. Mas a loja está aberta de segunda a sábado, caso você precise de algum item pra já.

Onde: Rua Mateus Grou, 513, Pinheiros, São Paulo
Quando: Segunda a sexta, de 10h às 18h e sábado de 10h às 17h
Onde saber mais: @feiranarosenbaum

2 - Feira Jardim Secreto

Criada em 2013, essa rede de produtores independentes que é a Feira Jardim Secreto se fortaleceu. Quase completando uma década, tem seu ponto fixo, a Casa Jardim Secreto. Bom para o público e também para que o negócio se sustente, afinal, é preciso fazer girar a produção de muita gente. Panôs, cerâmicas, pôsteres, velas, tapetes, mantas e acessórios de cozinha são alguns dos achadinhos que valem a visita.

A Feira Jardim Secreto reúne expositores - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
A Feira Jardim Secreto reúne expositores
Imagem: Reprodução Instagram
E a Casa Jardim Secreto tem venda permanente - Divulgação - Divulgação
E a Casa Jardim Secreto tem venda permanente
Imagem: Divulgação

Onde: Rua Fortunato, 129, Santa Cecília, São Paulo
Quando: A feira acontece no dia 9/7/2022. A loja fica aberta de terça a domingo, de 10h às 17h.
Onde saber mais: @feirajardimsecreto e @casajardimsecreto

3 - Mercado das Madalenas

Mercado das Madalenas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um passeio pelo Museu da Casa Brasileira, por si só, é um deleite para quem ama o universo da casa. Sempre há exposições interessantes a serem vistas, afinal. Se você for na data certa (anote na agenda!), encontra o Mercado das Madalenas em um passeio ainda mais divertido. No jardim do museu, as barraquinhas convidam a petiscar ou almoçar a preços justos sob as árvores - depois é partir para observar temperos e delícias à venda, assim como acessórios dos mais variados para a decoração - esculturas, tapetes, utilitários e itens para mesa posta.

Onde: Museu da Casa Brasileira (Av. Brg. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo)
Quando: 22 e 23 de outubro e 17 e 18 de dezembro de 2022
Onde saber mais: @mercadodasmadalenas

4 - Feira das Ideias

Feira das Ideias - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Cerâmicas diferentonas, sabonete natural, velas e comidinhas: o combo da felicidade da geração Z ganha diversidade nas mãos de Ricardo, Rara e Felipe, trio que faz a Feira das Ideias acontecer de tempos em tempos em São Paulo. Além de compras, é possível participar de oficinas de trabalhos manuais e talks. Em agosto eles abrem uma versão pocket da feira aos sábados, na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros. Aos empreendedores criativos, a seleção está aberta.

Feira das Ideias - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Onde: Praça Benedito Calixto, 103, São Paulo
Quando: Aos sábados, em agosto de 2022
Onde saber mais: @feiradasideias

5 - Artiz

Artiz - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

É uma loja, mas com cara de feira graças ao estilo de apresentar os produtos, sem pretensão de estarem numa vitrine, embora esteja num endereço nobre. Histórias sobre a origem de cada peça também são contados assim que o comprador mostra curiosidade. Ponto fixo de artesanato na capital paulista, a Artiz faz uma boa curadoria de trabalhos manuais com matéria-prima brasileira. Itens com palha, fibra de taboa, capim dourado, madeira e cerâmica aparecem em estilo contemporâneo para arrematar a decoração.

Artiz - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Onde: Shopping JK Iguatemi, Vila Olímpia, São Paulo
Quando: Segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 14h às 20h
Onde saber mais: @artiz.oficial , ou whatsapp (11) 97555-2827