PUBLICIDADE
Topo

Clássico presente de Dia das Mães, azaleias podem ser cultivadas em apês

Azaleias vermelhas, uma das muitas variedades da flor  - Getty Images/iStockphoto
Azaleias vermelhas, uma das muitas variedades da flor
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

07/05/2022 04h00

Quem ama plantas que dão flores com certeza já se pegou admirando a beleza de uma azaleia, com suas cores vivas e vibrantes. Mas será que dá para ter essa planta florescendo mesmo morando em apartamento?

Segundo a engenheira agrônoma da Liebe Azaleias, Suzane Maria Liebe Rubio, que faz parte de uma família de produtores de azaleias há mais de 40 anos, a resposta é sim.

É totalmente possível ter a planta em varandas e sacadas. O importante é utilizar a variedade certa, o vaso correto e com boa drenagem e o substrato adequado para azaleias", explica.

A azaleia é uma planta do tipo arbusto originária da Ásia, conhecida pelo nome científico Rhododendron simsii, mas totalmente adaptada ao clima do Brasil.

Azaleias têm oriegm asiática, mas se adaptaram ao clima brasileiro - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Azaleias têm oriegm asiática, mas se adaptaram ao clima brasileiro
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Suzane explica que a sua produção conta com a azaleia híbrida para decoração, a azaleia comum para jardim, a híbrida para jardim (que são as variedades melhoradas para o ambiente externo) e a azaleia Rubra, em que as folhas são roxas. Por serem um pouco diferentes uma das outras no objetivo final, é importante se atentar à escolha e sobretudo ao ambiente em que será plantada.

Sempre indicamos que seja plantada em um lugar arejado, que tenha algum momento do dia luz direta do sol, se possível no período da manhã. Quando for luz indireta, o indicado é uma varanda, floreiras ou sacadas".

Flores que duram mais

Rega correta ajuda azaleia a durar mais tempo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Rega correta ajuda azaleia a durar mais tempo
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"A azaleia de jardim tem sua época de floração geralmente após algum período de frio (junho, julho e agosto). Mas quando plantamos em um jardim é importante molhar bem o substrato antes de replantar e, após replantado, regar somente no caule e nunca nas folhas e flores. Isso faz com que a floração dure muito mais tempo", explica.

A engenheira agrônoma ensina outro truque importante para que a azaleia fique mais bonita: retirar as flores velhas, para que o botão menor consiga florescer. "Então quando a flor fica manchada, seca ou murcha é muito importante retirar, pois assim os outros botões têm condição para florescer", detalha.

Regas e adubação

Azaleia exige manutenção atenciosa - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Azaleia exige manutenção atenciosa
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Para quem quer investir em uma azaleia em casa, é bom ter em mente que é uma planta que dá bastante manutenção e precisa ser regada cerca de três vezes na semana.

Além disso é muito importante não deixar muita água parada na raiz, porque isso pode causar o seu apodrecimento e consequentemente a morte da planta", relata Suzane.

Ela indica ainda que a adubação para as azaleias seja orgânica, com húmus de minhoca, farinha de osso com torta de mamona, intercalado com adubos sintéticos. "Em intervalos de 45 dias", pontua.

Uma dica importante e que pode fazer toda a diferença no cultivo é que, segundo Suzane, a azaleia gosta de receber terra nova.

Terra nova deixa azaleias mais saudáveis - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Terra nova deixa azaleias mais saudáveis
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"Quando já está a muito tempo em um tamanho de vaso é muito importante mudar de vaso, adicionar terra nova e aproveitar para adicionar matéria orgânica no substrato".

Para quem quer fazer a propagação da azaleia, o método indicado é o de estaquia. "Como é uma planta lenhosa, esse processo é mais exigente, pois tem vários pré-requisitos importantes, como qualidade da estaca, do substrato, além das condições de umidade e luminosidade", completa.