Topo

Maior caverna do mundo, no Vietnã, é mais extensa que praia de Boa Viagem

Caverna de Hang Son Doong, a maior do mundo, está no Vietnã - Getty Images
Caverna de Hang Son Doong, a maior do mundo, está no Vietnã
Imagem: Getty Images

De Nossa

02/05/2022 04h00

Você consegue imaginar uma caverna que ocupa uma área maior do que a ampla e icônica praia de Boa Viagem, no Recife (PE), e que, dentro dela, caibam seis monumentos do Cristo Redentor (um empilhado em cima do outro) e ainda sobre espaço?

Pois este lugar existe: Hang Son Doong, no Vietnã, tem 9 quilômetros de extensão, 200 metros de altura e é, oficialmente de acordo com o Guinness World Records, a maior caverna do mundo.

Este tesouro, ou melhor, Patrimônio da Humanidade segundo a Unesco desde 2003, permaneceu desconhecido até 1991, quando um produtor agrário local, Ho Khanh, o descobriu por acaso.

Hang Son Doong - Geng Xu/Getty Images/iStockphoto - Geng Xu/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Geng Xu/Getty Images/iStockphoto

Mesmo após o achado, levou quase 20 anos — apenas em 2009 — para que ele reencontrasse a rota e pudesse conduzir um time de exploradores britânicos para a primeira expedição e estudo das propriedades da área.

No subterrâneo de Son Doong, pesquisadores encontraram dois rios, Khe Ry e Rao Thuong, formações rochosas imensas, claraboias, fósseis antiquíssimos, espécies únicas de peixes, insetos, plantas e árvores. Boa parte de sua estrutura é composta por calcário e estima-se que ela tenha se formado em algum momento entre 2 e 5 milhões de anos atrás.

Hang Son Doong - Dave Bunnell/Creative Commons - Dave Bunnell/Creative Commons
Imagem: Dave Bunnell/Creative Commons

A Condé Nast Traveller, publicação renomada de turismo internacional, estima que um bairro inteiro de Nova York, com arranha-céus de até 40 andares, caiba dentro da caverna. Além disso, um Boeing 747 conseguiria voar por todo o seu comprimento sem tocar suas paredes.

E por falar em paredes, Son Doong tem outro segredo bem guardado: dentro dela está a chamada "Grande Muralha do Vietnã", um verdadeiro paredão de estalagmites de quase 80 metros de altura.

Atrás desta fortaleza, há ainda as maiores "pérolas de caverna", como são apelidados os espeleotemas (umas bolinhas calcáreas, resultado da formação rochosa local) já encontradas pela humanidade. Graças ao colapso de parte do seu "teto" há milhares de anos nos pontos das duas claraboias, a luz penetra a caverna de maneira única.

Algumas das estalagmites de Son Doong - Dave Bunnell/Creative Commons - Dave Bunnell/Creative Commons
Algumas das estalagmites e rochas de Son Doong
Imagem: Dave Bunnell/Creative Commons

Atualmente, apenas a empresa Oxalis Adventure tem autorização para conduzir tours dentro de Son Doong e só mil pessoas são autorizadas a passar por lá a cada ano, entre janeiro e agosto, para evitar o desgaste ambiental. Em outros períodos do ano, não é possível entrar devido a dificuldades meteorológicas.

O passeio todo dura quatro dias, sendo que dois são passados em um acampamento dentro de Son Doong e outros explorando as cavernas, trilhas e comunidade ao seu redor. É possível ainda escalar a Grande Muralha.

É preciso reservar um lugar na lista de espera de antemão através do site, já que os grupos de turistas partem para o local com, no máximo, 10 pessoas por vez.

O custo da visita — indicada apenas para quem tem experiência prévia com trilhas, escalada e outros esportes radicais, além de bom condicionamento físico dado o seu grau de dificuldade — é de US$ 3 mil, cerca de R$ 14,9 mil, e inclui equipamentos, taxas governamentais do Vietnã, acomodação em hotel, alimentação, transporte até o local da expedição e orientação de guias especializados.