Topo

Argentina deixará de cobrar teste e vacinação para entrada de viajantes

Chegar à Argentina será menos burocrático com as normalizações de atividades de fronteiras - Getty Images
Chegar à Argentina será menos burocrático com as normalizações de atividades de fronteiras Imagem: Getty Images

De Nossa

06/04/2022 15h39

O Ministério do Interior da Argentina anunciou na sexta-feira (1º) que facilitará a entrada de viajantes estrangeiros e residentes no país.

Na prática, o ministro Wado de Pedro comunicou a governadores das províncias onde estão localizados os 237 postos de fronteira terrestre, marítima, fluvial e aérea que todos seriam reabertos nos próximos dias em ritmo operacional anterior à pandemia.

Além disso, segundo o governo já a partir de 1º de abril deixariam de ser cobrados resultados negativos para testes de covid-19 e comprovantes de vacinação; parte dos protocolos sanitários instaurados devido à pandemia.

Continuarão sendo cobrados o preenchimento da Declaração Eletrônica pelo menos 48 horas antes da viagem e a apresentação de seguro saúde com cobertura para a covid-19 (que inclua hospitalização, isolamento e/ou transferência do visitante).

Estarão isentos de apresentar o formulário aqueles que entrarem na Argentina por via terrestre para ficar por lá menos de 24 horas.

Os chamados corredores seguros, únicos postos de fronteira abertos para entrada de estrangeiros e de residentes que se encontravam no exterior deixarão de existir. Os postos fechados até então deverão reabrir de maneira escalonada, gradual, até que todos estejam em funcionamento.

Continuam recomendados os seguintes cuidados: que aqueles que não estão totalmente vacinados se testem dentro de 24 horas de sua chegada e que, caso haja notificação de um caso de covid-19 no ponto de entrada, o plano de contingência para aquele posto seja ativado.