Topo

Cortina nova: o que você deve levar em conta na hora de escolher a sua

Tecido, fixação, tem forro? Saiba no que pensar antes de escolher sua próxima cortina - Lema Leme/Divulgação
Tecido, fixação, tem forro? Saiba no que pensar antes de escolher sua próxima cortina Imagem: Lema Leme/Divulgação

Janaína Silva

Colaboração para Nossa

14/03/2022 04h00

As cortinas são elementos que fazem diferença em todos os cômodos, conferem a sensação de aconchego, adicionam volume e texturas aos espaços. Mas, suas funcionalidades vão muito além do adornar.

O item permite controlar a iluminação, melhora o conforto visual e até, térmico e preserva a privacidade.

Na hora da escolha, contudo, elas ainda geram muitas dúvidas, como tecidos, tamanhos, tipos de pregas e formas de instalação.

Tecido correto

Escolha do tecido determina peso e manutenção da cortina - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Escolha do tecido determina peso e manutenção da cortina
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Para começar, avalie a incidência de claridade no local para então partir para a escolha do tecido e quantidades de camadas e forro.

O linho tem ótimo caimento e aparência impecável e, assim, como o algodão, a sarja e a seda, evita a passagem de muita luz aos espaços.

É possível optar pelos mais leves como o voile, o chiffon e o xantungue. O veludo, a camurça ou o blecaute são ideais quando é preciso reduzir a incidência da claridade externa ao máximo.

Volume e fixação da cortina

Outros aspectos determinantes são o tipo de prega a ser usado para dar volume, como americana, macho ou fêmea, ou franzida, e o sistema de fixação que será aplicado, que pode ser de varão ou trilho.

Varão é uma das opções de fixação de cortinas - Getty Images - Getty Images
Varão é uma das opções de fixação de cortinas
Imagem: Getty Images

Os painéis da cortina precisam ser largos o suficiente para cobrir a claridade da janela, ultrapassando de 10 a 20 centímetros de cada lado. A divisão é realizada de acordo com a quantidade de folhas das janelas ou portas e respectivas aberturas, se abertas central ou recolhidas na lateral.

A dica de profissionais é para não economizar na dimensão do tecido para que elas não fiquem retas ou lisas, sem volume e caimento.

Se a fixação escolhida for com varão, a regra é instalá-lo na metade da distância entre o teto e o topo da janela. Para dar a sensação de amplitude ao pé-direito, recomenda-se deixar um espaçamento de até 10 centímetros do teto.

Se houver cortineiro — espaço entre a parede e o forro — considera-se a altura integral da parede. Detalhes como a existência de forro de gesso ou saliências como persianas automáticas embutidas nas esquadrias exigem medições mais cuidadosas de distanciamento.

A ideia dos arquitetos Ana Lucia Salama e Gerson Dutra de Sá foi dar elegância ao ambiente com o modelo que acompanha a altura do pé-direito até o piso, porém a peça e o cortineiro possuem a mesma largura da janela.  - Márcio Souza/Divulgação - Márcio Souza/Divulgação
A ideia dos arquitetos Ana Lucia Salama e Gerson Dutra de Sá foi dar elegância ao ambiente com o modelo que acompanha a altura do pé-direito até o piso, porém a peça e o cortineiro possuem a mesma largura da janela.
Imagem: Márcio Souza/Divulgação

As medidas ideais

As cortinas não devem ser muito longas, de modo que fiquem franzidas, mas também não podem ser curtas. O correto é deixá-las rentes ao piso, considerando alguns centímetros a mais — de 4 a 5 — para a barra, pois certos tecidos encolhem quando lavados.

É preciso medir a altura da parede e a largura da abertura da janela ou da porta. Com as dimensões, ideias de modelos, fixação e volume, a loja de tecidos calcula a quantidade ideal de acordo com a especificação do pano escolhido.

Escolha de uma nova cortina passa por medidas, tecido, fixação e volume desejados - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Escolha de uma nova cortina passa por medidas, tecido, fixação e volume desejados
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Os modelos prontos são, também, opções na hora de decorar a casa, reduzindo o tempo, porém, são mais limitados por trabalharem com formatos e tamanhos padronizados, sem a personalização dos sob medida.

Quando optar por persianas?

Abre e fecha na medida. A varanda recebeu persianas para um efeito mais discreto, já a conexão entre o espaço de lazer e a sala ganhou uma cortina que bloqueia a claridade e deixa mais intimista o espaço, sempre que necessário - Luis Gomes/Divulgação - Luis Gomes/Divulgação
Abre e fecha na medida. A varanda recebeu persianas para um efeito mais discreto, já a conexão entre o espaço de lazer e a sala ganhou uma cortina que bloqueia a claridade e deixa mais intimista o espaço, sempre que necessário
Imagem: Luis Gomes/Divulgação

Feitas de diversos materiais, como alumínio, madeira, pvc e outros, as persianas são recomendadas para quando há algum móvel embaixo da janela que impeça usar a altura toda para as cortinas, por exemplo.

São aliadas da praticidade no quesito limpeza, além de apresentarem menos volume.

Na hora de escolher entre cortina ou persiana, é bom avaliar se o morador é alérgico, qual o efeito pretendido, a manutenção requerida e o melhor uso de acordo com a dimensão do espaço.

Fontes: Ana Lucia Salama, arquiteta, (@analuciasalamaarquitetura), Gerson Dutra de Sá, arquiteto, (@gersondutraarquitetura), Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, do escritório Tesak Arquitetura (@tesakarquitetura) e designer de interiores Fernanda Olinto (@fernanda.olintodesign); e Gabriela Casagrande, arquiteta, (@gabrielacasagrandearquitetura).