Topo

Como tirar mancha de desodorante da roupa? Mistura simples resolve problema

Saiba como remover e evitar que essas manchas causem problemas nas suas peças - Getty Images
Saiba como remover e evitar que essas manchas causem problemas nas suas peças Imagem: Getty Images

De Nossa

04/03/2022 09h40

Ao longo do tempo, as camisetas e camisas podem acabar desenvolvendo manchas na região da axila — em consequência do uso de desodorante e do suor. E nem sempre colocá-las para lavar da forma mais "bruta" consegue remover essas sujeiras, brancas ou amareladas. No entanto, há uma solução para esse problema.

De acordo com a home organizer Carol Bazzini, uma mistura de bicarbonato em pó e vinagre branco é o suficiente para tirar as manchas das camisetas brancas.

A dica é misturar três colheres de sopa de bicarbonato e três de vinagre até formar uma solução homogênea. Com isso, basta aplicar na camisa e aguardar por 30 minutos.

Depois, basta lavar a peça como de costume na máquina de lavar ou à mão — essa última opção pode ser melhor quando a sujeira for mais resistente.

Como evitar?

Existe ainda uma maneira de evitar lidar com esses problemas futuramente, que é ainda mais básica.

Bazini conta para Nossa que, normalmente, essas manchas surgem em consequência de três coisas: vestir a camiseta logo após passar o desodorante; passar o produto com a camisa já no corpo e, por fim, passar a roupa enquanto há resíduos nessa área da blusa.

"É bom sempre esperar para vestir a camiseta, até que o desodorante esteja seco no corpo", aconselha. "Outra dica é nunca passar a roupa enquanto essa região ainda estiver suja, isso porque o calor do ferro pode acabar impregnando ainda mais a sujeira."