PUBLICIDADE
Topo

Como limpar tênis branco? Renove seu calçado de tecido, couro e até chinelo

Saiba como limpar seu tênis branco e deixá-lo com a aparência nova de novo - Getty Images
Saiba como limpar seu tênis branco e deixá-lo com a aparência nova de novo Imagem: Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

24/09/2021 10h09

Embora vantajoso para ter no guarda-roupa, por ser uma peça curinga, os calçados brancos têm uma desvantagem: basta utilizá-los algumas vezes na rua para que ele acabe ficando com a aparência suja rapidamente. Mas há uma solução simples para solucionar esse problema.

De acordo com João Pedro Lúcio, coordenador técnico da Maria Brasileira, para limpar os tênis brancos basta usar uma solução com água com sabão neutro ou de coco — sendo esses sempre em barra, preferencialmente, por ser mais fácil de dissolver e não deixar resíduos.

"Escolha uma escova apropriada para esfregar, como as buchas de coco ou as de nylon", aconselhe ele para Nossa. "Além disso, deixe secar sempre à sombra para não ressecar as fibras do calçado".

Hidratante corporal pode ser utlizado no pós-limpeza para fortalecer o couro do sapato - Getty Images - Getty Images
Hidratante corporal pode ser utlizado no pós-limpeza para fortalecer o couro do sapato
Imagem: Getty Images

E como limpar os tênis de couro, em específico? Basta esfregar, com cuidado, usando a mesma solução (água e sabão). No entanto, nesses casos, um hidratante corporal pode ajudar a deixá-lo com a aparência nova de nov.

"No caso do tênis de couro, por ser uma pele, pode usar, depois dele limpo e bem seco, um hidratante corporal para deixar o tecido com um toque mais macio e confortável", completa. "O tecido absorve o produto e acaba dando certo nesse processo".

Chinelo branco também tem solução

Saiba como prepapar a solução de limpeza para os chinelos brancos - Getty Images - Getty Images
Saiba como prepapar a solução de limpeza para os chinelos brancos
Imagem: Getty Images

Os chinelos são parte essencial do nosso dia a dia e, por isso, podem acabar sujos mais rapidamente do que os sapatos que usamos para compromissos fora de casa.

Para deixá-los com a aparência de novos, basta seguir o passo a passo abaixo:

Comece preparando uma pasta de limpeza. Para isso, você irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • Água oxigenada vol. 40;
  • Detergente neutro;
  • Vinagre de álcool;
  • 1 recipiente de 500ml.

Modo de preparo:

  • No recipiente, coloque 4 colheres (sobremesa) de água oxigenada e 4 colheres (sobremesa) de detergente;
  • Adicione 2 colheres (chá) do vinagre;
  • Misture até virar uma pasta.

Essa é uma mistura concentrada que servirá para desencardir seu chinelo, mas apenas ele. Não tente usar essa pasta para a limpeza de outros tipos de materiais.

Pegue uma escova de dentes velha e use-a para espalhar aos poucos a pasta por toda a superfície superior dos pares. É importante espalhar bem em todos os cantinhos, mas não precisa exagerar na quantidade. Deixe a mistura agir por 10 minutos, isso deve ser suficiente para a mistura agir na sujeira.

Passados os 10 minutos, esfregue seu chinelo com uma esponja de nylon. Aprecie como a sujeira magicamente desaparece! Continue esfregando até a superfície estar completamente branca.

Vire seu chinelo e repita o processo.

Importante: esse passo a passo deve ser utilizado apenas em chinelos 100% brancos. Caso queira se arriscar no resgate de seu chinelo estampado, faça um teste antes. Use a solução pastosa em uma área pequena, colorida e pouco visível em seu chinelo.

"Testar o produto de limpeza é sempre fundamental", finaliza João Pedro Lúcio.