Topo

Descubra um segredo para hidratar o cuscuz. Spoiler: não é com água

De Nossa

31/01/2022 04h00

Qualquer comida que precisa ser hidratada causa certo medo nos cozinheiros amadores. É o caso do cuscuz marroquino, que deve absorver água para ficar macio.

Bruno Salomão, apresentador de "Vai Ter Churras", de Nossa, ensina como realizar o processo com criatividade. "Minha avó fazia cuscuz e era um sucesso. O segredo dela é usar chá em vez de água pura".

É possível usar frutas, flores e temperos variados. O chef opta por colocar um maço de hortelã e uma colher de chá de cúrcuma na água fervente, aguardar cinco minutinhos e coar o "chá" direto numa travessa com o cuscuz.

Vai Ter Churras - Peixe no papilote e cuscuz - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Chá coado hidrata o cuscuz
Imagem: Mariana Pekin/UOL
Vai Ter Churras - Peixe no papilote e cuscuz - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Receita herdada da avó
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Quanto mais reto for o recipiente do cuscuz, melhor fica a hidratação. No bowl, por exemplo, o cuscuz hidrata sem uniformidade".

Enquanto aguarda os grãos umedecerem, Bruno refoga na panela os complementos do prato com muita manteiga. "Ela que vai lubrificar o cuscuz e evitar que empelote".

Cranberry, castanha, damasco, pimenta dedo-de-moça, tomate, amêndoa e cheiro-verde são os ingredientes escolhidos pelo apresentador para fazer "o melhor cuscuz de todos os tempos".

Quer a receita completa? Clique na imagem abaixo e confira:

Cuscuz marroquino

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Fique ligado!

Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", com conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas, no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas).

Bruno Salomão - Vai ter churras - Nina Umbigo/UOL - Nina Umbigo/UOL
Reassista aos oito episódios da temporada de Verão de "Vai Ter Churras"
Imagem: Nina Umbigo/UOL

Prontos para o verão?

"Vai Ter Churras" faz parte do UOL no Verão 2022, que até o final de janeiro vai trazer uma série especial de conteúdos e programas em vídeo, exibidos no Canal UOL.