Topo

Sem quebra-quebra, cozinha dos anos 60 se transforma em ambiente descolado

Cozinha antiguinha foi reformada pelo arquiteto Elton Casarin - Divulgação
Cozinha antiguinha foi reformada pelo arquiteto Elton Casarin Imagem: Divulgação

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

21/12/2021 04h00

Quem tem uma cozinha antiga em casa costuma viver uma relação de amor e ódio com o cômodo. Ora abraça o vintage e ama os revestimentos antigos e com história, ora quer reformular tudo e deixar o ambiente mais moderno, acompanhando as tendências de decor da atualidade.

Segundo o arquiteto Elton Casarin é possível ter a duas coisas e o melhor, sem o temido quebra-quebra. Para repaginar a cozinha antiga da sua casa alugada, mas sem mudanças radicais ou irreversíveis, ele criou um projeto econômico e muito criativo, que destacou elementos que já existiam no cômodo e somou objetos de decoração que o deixaram mais atual.

Moro nessa casa há um ano e meio e desde a primeira vez que vi a cozinha a ideia era tirar partido do piso verde escuro e repetir o plano escuro no teto também", diz.

E foi exatamente o que ele fez.

Cozinha de Elton Casarin antes da reforma - Divulgação - Divulgação
Cozinha de Elton Casarin antes da reforma
Imagem: Divulgação
Cozinha reformada de Elton Casarin - Divulgação - Divulgação
Cozinha reformada de Elton Casarin
Imagem: Divulgação

Além de deixar o ambiente mais aconchegante, a mudança ajudou a disfarçar algumas imperfeições na laje. "Mas minha paixão por cozinha fez com que eu passasse mais tempo que o esperado juntando referências e estudando a melhor forma de dispor o layout, para ter funcionalidade e circulação nos 7m²".

No geral, entre colocar as ideias no papel, comprar o material e executar durante suas horas livres e finais de semana, Elton conseguiu implantar o projeto em quatro semanas. No perfil do Instagram @elton_casarin ele mostra a reforma em detalhes.

Transformação afetiva

Entre as mudanças destacadas pelo arquiteto, estão a troca da pia (a original estava quebrada e, em negociação com o proprietário, ele trocou a pedra e a cuba); os armários feitos sob a pia (confeccionados de forma simples, já que vão ficar no imóvel); e a pintura do teto e das portas.

Garimpo e pequenas mudanças transformaram a cozinha dos anos 60 - Divulgação - Divulgação
Garimpo e pequenas mudanças transformaram a cozinha dos anos 60
Imagem: Divulgação

Além disso, optou-se pela instalação de prateleiras para temperos e de apoio no cantinho "perdido" atrás da porta, para acomodar louças e potes de mantimentos; troca de luminária; colocação de módulo de marcenaria ao lado do fogão para acomodar livros de receita e, por último, o seu "xodó": uma mesa de apoio ao lado da geladeira.

Nela conseguimos fazer pequenas refeições, organizar as compras, ganhar espaço de bancada para alguns preparos, apoiar assadeiras, bater papo. A mesa se tornou o coração do projeto e foi feita 100% por mim", orgulha-se.

Segundo Elton, a ideia da mesa foi ao encontro da sua tentativa de preservar a história da cozinha, que é da década de 60. "Garimpei os pés em e-commerce de móveis usados, comprei e cortei as madeiras, montei, pintei e mandei cortar uma pedra de mármore sob medida com acabamento simples nas bordas. O resultado foi essa mesinha fofa e cheia de estilo", detalha.

Elton orgulha-se de ter feito quase tudo na reforma. "Eu tenho uma relação muito afetiva com a minha casa e acredito que essa interação com a execução do projeto traz ainda mais ligação com o lar. E isso também preso muito na relação com os meus clientes, que eles se envolvam na escolha de cada detalhe", diz.

Paleta de cores e "cara de Brasil"

Para manter as características originais da cozinha antiga e deixá-la com um ar mais contemporâneo, o arquiteto apostou em uma paleta de cores estilosa.

"Como o verde já estava bem presente no revestimento, quase que imediatamente veio o rosa para compor. Essa composição é alegre e elegante. Como faltava alguma cor mais quente, pensei no terracota e em alguns detalhes no rose gold.

Me inspirei em referências brasileiras: nossas cerâmicas, nossas matas e os nossos animais. Com muito afeto a chamo de Cozinha Brasil", diz.

Verde e rose gold predominam na cozinha - Divulgação - Divulgação
Verde e rose gold predominam na cozinha
Imagem: Divulgação
Terracota e elementos brasileiros também compõem - Divulgação - Divulgação
Terracota e elementos brasileiros também compõem
Imagem: Divulgação

Uma dica do arquiteto para escolher as cores de qualquer projeto é usar o círculo cromático. "Sempre elejo uma cor que quero trabalhar (ou que já esteja imposta, como no meu caso do verde) e tiro as combinações do círculo cromático de acordo com o que quero transmitir. Se for um ambiente alegre escolho tons mais vibrantes, se for um ambiente de relaxamento, escolho cores amenas ou pasteis, por exemplo, e se for um ambiente mais sério vou para os neutros e os coloridos neutros", detalha.

Arquitetura consciente

Elton optou por preservar os revestimentos antigos da cozinha na reforma por duas razões: o imóvel ser alugado e por acreditar em uma arquitetura totalmente consciente, que respeita a história dos lugares.

"Hoje em dia tem uma infinidade de peças e revestimentos 'retrôs' nas lojas. E eu tinha uma preciosidade, um 'retrô' original, maravilhoso. Então só valorizei o potencial do revestimento", afirma.

Como arquiteto, ele comenta que seria fácil colocar tudo abaixo e fazer uma cozinha novinha, mas só a quantidade de entulho gerada pela obra não valeria a pena.

Quadros dão toque especial ao ambiente - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Quadros dão toque especial ao ambiente
Imagem: Arquivo pessoal

Objetos que fazem diferença

Para arrematar o projeto, Elton apostou em objetos decorativos e detalhes que compusessem com o estilo do seu novo ambiente.

"Sou um apaixonado por louças, então as cerâmicas são o ponto forte dos adornos que escolhi. Outra coisa que eu apostei e que eu acho que devemos usar mais em cozinhas, são os quadros, pois trazem muita personalidade para o ambiente", destaca.

Junto de obras assinadas por artistas também é possível encontrar uma fruteira de 15 reais de uma loja de utilidades domésticas, contrastando a composição. Objetos divertidos, como panos de prato com frases, e plantas também são destaque na decor.

Dicas para deixar a cozinha antiga mais moderninha

  • Melhore a iluminação. "Ambientes mais antigos costumam ter iluminação ruim e isso deixa os locais com aspecto triste. Luminárias são investimentos que você pode levar para outros lugares quando se mudar. Invista em peças prontas com tamanho padrão, assim há mais chance de elas caberem em qualquer projeto", diz o arquiteto;
  • Arrase na pintura. Essa reforma não custa caro e cores escolhidas corretamente fazem toda diferença. "Às vezes só um detalhe de pintura já muda o ambiente";
  • Invista em prateleiras com suportes diferentes. "Esse é um ótimo investimento, pois se você enjoar ou quiser mudar, elas podem ser usadas em qualquer ambiente da casa", destaca;
  • Aposte em móveis soltos. "No meu caso utilizei um carrinho bar para colocar o micro-ondas, uma fruteira de chão e o módulo ao lado do fogão. Além de não furar as paredes, facilita na mudança de layout e até na mudança de casa";
  • Se precisar furar os revestimentos, faça isso nos rejuntes. "Isso facilita muito na hora de fechar os furinhos para devolver o imóvel", completa.