Topo

Espelhos antigos dão toque do passado na decoração contemporânea

Espelhos de Roberta Couto - Monica Assan
Espelhos de Roberta Couto Imagem: Monica Assan

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

25/06/2021 04h00

Espelho, espelho meu, existe modelo de moldura mais charmoso do que os antigos? Para as especialistas da décor no Instagram, a resposta é definitivamente não.

Para elas, a casa pode até ter uma decoração moderninha com mix de estilo, mas na hora de arrematar as paredes, os espelhos com molduras vintage, ou mesmo os novos que trazem esse ar retrô, têm sido uma aposta certeira para deixar a casa cheia de estilo e personalidade.

A jornalista e designer de interiores Eva Mota transformou a cara do seu quarto com um espelho antigo na parede de cabeceira. "Sempre amei o design das molduras antigas, que são super charmosas", diz a jornalista, que gosta de misturar estilos e épocas na décor.

Espelho de Eva Mota - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Espelho de Eva Mota
Imagem: Arquivo pessoal

As imagens do seu quarto refletem exatamente isso: ali tem cômoda minimalista com linhas retas, parede de tijolo aparente pintada de branco remetendo ao rústico, objetos decorativos contemporâneos e, claro, o espelho antigo que é a estrela da composição. No seu perfil no Instagram, o @evamotas, ela mostra toda essa miscelânea.

"Eu sou soma, sou camadas, sou histórias, logo, a minha casa também é. Por isso as molduras antigas cabem tão bem aqui, elas trazem um 'peso' mais clássico, mais histórico ao meu ambiente e equilibro isso com gostos atuais", afirma.

Espelho de Eva Mota - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Espelho de Eva Mota
Imagem: Arquivo pessoal

O espelho de Eva, como toda peça antiga, tem história. "Veio de um antiquário do centro de São Paulo. Da loja de seu Caetano, um nordestino, assim como eu, e que trabalha no ramo há anos e foi a primeira peça de antiquário que tive na vida".

A moldura de madeira Imbuia estava quebrada e pintada inicialmente, mas Eva enxergou seu potencial.

Reformei-a todinha e poli, ficou a coisa mais linda. Eu não sei a quem ela pertenceu, mas gosto de pensar que esse objeto ganhou uma nova vida comigo. Sem dúvida é um dos meus xodós da decoração", diz.

Dupla dinâmica

Na casa da "advogada frustrada trabalhando no mercado financeiro, que queria ser colecionadora de espelhos e velharia" Roberta Couto, uma dupla de espelhos em molduras antigas faz sucesso por onde passa.

Espelhos de Roberta Couto - Monica Assan - Monica Assan
Espelhos de Roberta Couto
Imagem: Monica Assan

Isso porque Roberta costuma mudar as peças de lugar de tempos em tempos.

Tenho espelhos antigos no lavabo, no banheiro e no hall entre os quartos. Os que hoje estão no banheiro, ficavam na sala há pouco tempo.

Eu amo esse ar vintage, antiguinho, velho mesmo. Acho que as peças com história dão muito mais propósito à decoração, arrancam suspiros e trazem um aconchego enorme ao nosso coração", diz.

Espelhos de Roberta Couto - Monica Assan - Monica Assan
Espelhos de Roberta Couto
Imagem: Monica Assan

Antes do banheiro, a dupla de espelhos passou pela sala de estar e, antes disso, na sala de jantar. Sempre juntos. "Gosto da versatilidade das peças antigas, mas acima de tudo, amo ver o olhar impressionado de quem entra na minha casa pensando 'que inusitado isso aqui'", conta. E dá parar "entrar" na casa de Roberta pelo seu perfil do Instagram, o @robscouto, e ver todas essas mudanças inusitadas por lá também.

O carinho especial pelas peças tem motivo: elas vieram da sua mãe. "Todas estão conosco há o quê? Ao menos 30 e poucos anos. Os espelhos do banheiro e lavabo foram da primeira casa que tenho recordações, de quando era pequenina. Já o espelhão do hall, foi da loja da minha mãe durante toda minha vida", afirma.

Herança de família

No quarto da artista visual e produtora de conteúdo argentina Micaela di Corrado (@micaeladicorrado), o espelho também é uma das peças que mais chamam a atenção.

A peça é uma herança de família e tem atravessado gerações. "Ele pertencia a minha tia-avó, foi da minha mãe e agora é meu. Está comigo há 10 anos e é um dos poucos itens que conservei e trouxe para o Brasil quando me mudei de Buenos Aires para o litoral de Santa Catarina".

Espelho de Micaela di Corrado - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Espelho de Micaela di Corrado
Imagem: Arquivo pessoal

Segundo Micaela, entre suas mudanças pelos dois países, o espelho está sempre na mala.

Muito viajado, né? Ele tem um valor afetivo muito grande para mim e é uma dessas peças que eu jamais pensaria em desapegar, porque faz parte da minha história de forma tão profunda que seria como arrancar um pedaço de mim, do que sou e da mulher que me tornei ao longo desses anos", diz.

Micaela conta que os objetos que carregam memórias sempre foram os que mais lhe interessaram. "Desde muito nova tenho uma atração quase que inexplicável por tudo que é antigo: roupas, móveis, filmes, músicas, rostos, corpos. Quando observo a minha casa, gosto que ela me transporte para outros lugares e momentos, que ela me inspire, e esse espelho desperta isso em mim", completa.

Feito sob medida

A publicitária Renata Tasca, do perfil @naoprecisainterfornar, é tão apaixonada pela estética vintage que quando se mudou para um apartamento antigo, resolveu mandar fazer um espelho com esses ares sob medida para o seu novo banheiro.

Espelho de Renata Tasca - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Espelho de Renata Tasca
Imagem: Arquivo pessoal

"Exceto os azulejos que foram pintados, todo o resto é original. E isso combina muito com o meu estilo de misturar coisas modernas e antigas. Mantive todas as peças e mudei somente o espelho", conta.

O modelo casou perfeitamente com a bancada da pia e o móvel abaixo dela, além de ser grande e aumentar a amplitude e luminosidade do banheiro.

Na bancada do banheiro, Renata também tem um espelho de mão que integra a decoração.

Eu amo essa peça, que além de combinar com o espaço, era da minha avó e por isso tenho um carinho todo especial", afirma.

Espelho de Renata Tasca - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Espelho de Renata Tasca - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

No outro banheiro da casa, Renata também optou por outro espelho antigo, este vindo de um antiquário. "Foi garimpado na feira do Lavradio e tenho muito amor".

Já na cômoda, a peça escolhida foi um espelho com o estilo retrô, comprado recentemente. "Amo espelhos, eles iluminam e preenchem os espaços", finaliza.