Topo

Mesa de Natal: do simples ao complexo, 7 inspirações para montar a sua

Inspire-se nestas dicas para montar a sua mesa de Natal para a ceia ao reunir a família e os amigos - Olivian Moioli
Inspire-se nestas dicas para montar a sua mesa de Natal para a ceia ao reunir a família e os amigos Imagem: Olivian Moioli

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

20/12/2021 04h00

Se você está planejando o Natal mais mágico de todos, comece a pensar na mesa desde agora. É ela que vai reunir a família para as fotos e vai tornar as lembranças inesquecíveis. Na montagem, comece dispondo uma toalha bonita — vermelho, verde e branco são as cores tradicionais. Não tem toalha? Use um trilho de mesa para dar um charme.

Acima dessa camada vão sousplats ou jogos americanos, e sobre eles, o prato do jantar, com prato de sobremesa dentro.

"A escolha das louças é importante. Recomendo o uso de pratos com dourado, um clássico sempre bem-vindo, assim como verdes e vermelhos", diz a arquiteta Ana Weege, autora de uma das composições desta reportagem.

Dentro desse conjunto vai o guardanapo — se tiver de tecido, melhor ainda. Ao lado, os talheres e perto deles, taças para vinho e água. No centro da mesa, use a criatividade para dispor galhos, pisca-pisca com luzes que não aqueçam ou velas. Na ceia de Natal, vale desligar as luzes e encher a casa delas — se tiver crianças, coloque em um lugar seguro ou use as de Led.

A mesa não precisa necessariamente ter itens extremamente refinados para ser bonita. A montagem pode ser básica, mas se tiver um bilhetinho escrito à mão dedicado a cada um dos convidados, por exemplo, você já a tornou especial", aconselha Ana.

Divirta-se durante o processo. Assim, você aumenta as boas memórias dessa época.

1. Rusticidade + branco

Better Homes and Gardens - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Mesa montada por Adam Albright, do Better Homes and Gardens
Imagem: Reprodução/Instagram

Se a ideia é fazer uma mesa com o que você já tem, não há problema. Com louça branca, acessórios de fibras naturais e um brinquedo de criança usado como marcador de lugar, Adam Albright, do Better Homes and Gardens (@betterhomesandgardens) montou uma mesa cheia de simplicidade.

O toque final fica por conta dos galhos de pinheiro para incrementar o conjunto. Caso você tenha mais tempo, pode criar um centro de mesa com biscoitos em forma de animaizinhos, como ele.

2. Vermelho, verde e branco

Mesa de Natal montada por Dani Shintani  - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Mesa de Natal montada por Dani Shintani
Imagem: Arquivo Pessoal

Se você pode ir um pouco além, faça como a criadora de conteúdo Dani Shintani (@casa4maos): toalha xadrez vermelho e branca, louças verdes, taças brancas e um pequeno centro de mesa fazem bonito.

Veja que as folhas verdes, as pinhas e o arranjo artificial vermelho fizeram a diferença na composição, assim como o guardanapo de tecido - não abra mão dele na festa.

3. Com toalha e sem

Acontece em muitas casas: no Natal vem mais gente que o esperado e o jeito é aumentar a mesa. Mas e se a toalha não acomodar a todos? Faça como a arquiteta Ana Weege (@anaweege) e tenha jogos americanos a mais, com muito estilo.

Repare que a toalha foi colocada na diagonal, justamente para dar o toque despojado. No centro, velas em forma de árvore e pinhas naturais dão o clima.

4. Natal instagramável

Mesa de Natal de Martha Stewart - Reprodução - Reprodução
Mesa de Natal de Martha Stewart
Imagem: Reprodução

Criação da decoradora americana Martha Stewart (@marthastewart), essa mesa exige um pouco mais - mas você vai usar a mesma louça branca na base, o que é ótimo.

Usando cartolinas mais grossas, ela montou árvores de tamanhos diferentes e colou adesivos em tons de dourado, azul e pink. Os mesmos tons foram usados nas bolinhas usadas como porta-guardanapos. Só esse visual já é um banquete, não?

5. Preto e branco

Mesa de Natal baseada nas cores preto e branco - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Mesa de Natal baseada nas cores preto e branco
Imagem: Reprodução/Pinterest

Uma combinação sempre elegante e possível, o preto e branco dá o tom à toalha e ao prato, que recebeu uma das bolinhas da árvore.

No centro da mesa, um galho de pinheiro e mais algumas bolas de Natal: pronto.

6. Magia do início ao fim

Mesa de Natal com elementos naturais e luz - Annie Spratt - Annie Spratt
Mesa de Natal com elementos naturais e luz
Imagem: Annie Spratt

Para quem quer um clima encantado, vale vestir a mesa com galhos de pinheiro - mas a dica é que eles sejam artificiais para não trazer o aroma mais forte que os naturais podem trazer.

Para fazer uma mesa como esta, você vai precisar de pelo menos três pisca-piscas para enfeitar a árvore com galhos, o arranjo dentro da redoma e entremear os galhos que percorrem o centro.

Complexo? Com certeza. Mas se você gosta de desafios e quer a magia do Natal toda à sua frente, vale encarar.

7. Bolinha de encher os olhos

Mesa de Natal da ChezPixu  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Mesa de Natal da ChezPixu
Imagem: Reprodução/Instagram

Dentro do bowl de sobremesa Pixu, criadora de conteúdo do ChezPixu (@chezpixu), dispôs uma das bolas da árvore de Natal sobre musgos.

Uma ideia simples sobre a louça branca que já se tem em casa. O charme fica por conta do verde natural de um pequeno galho perto.