Topo

Visto de turismo para o México pode ser solicitado online; saiba como

Puebla, no México: País agora exige vistos de brasileiros para o turismo. Saiba como emitir o documento - DC_Colombia/Getty Images
Puebla, no México: País agora exige vistos de brasileiros para o turismo. Saiba como emitir o documento Imagem: DC_Colombia/Getty Images

De Nossa

15/12/2021 14h27

O governo do México voltou a exigir desde sábado (11) um visto de viajantes brasileiros que pretendem fazer turismo no país. A medida tem objetivo de coibir a imigração e o trabalho ilegais tanto em território mexicano quanto americano.

Este novo documento, que é oficialmente uma autorização de entrada emitida em caráter provisório — enquanto as autoridades mexicanas mantiverem suspenso o acordo bilateral que eliminava a necessidade de visto para os seus cidadãos visitarem ambos os países —, já pode ser solicitado online e gratuitamente.

Para fazer o pedido, basta preencher este formulário no site do Ministério das Relações Exteriores do México até 30 dias antes da viagem, informando dados pessoais (como nome e data de nascimento, por exemplo), número de passaporte, motivo da viagem e responder a um questionário breve sobre os antecedentes do viajante.

Uma vez aprovado sem intercorrências, o portador do documento tem até 30 dias para desembarcar no país e pode permanecer no território até 180 dias (cerca de seis meses), desde que não realize atividades remuneradas. No entanto, o governo mexicano pode emitir vistos mais curtos para passageiros, dependendo da avaliação do seu histórico de viagens.

De posse do documento, o viajante deve imprimi-lo para apresentar às autoridades de fronteira no aeroporto, junto a um passaporte com pelo menos seis meses de validade.

Chegada por via marítima ou terrestre

Esta autorização simplificada é válida apenas para aqueles que desejam entrar no México por via aérea. Quem tem planos de chegar de carro ou navio, por exemplo, precisa emitir um visto convencional.

Este processo é mais lento e caro: o documento para turistas custa US$ 44, ou cerca de R$ 250, e conta com uma entrevista presencial em um consulado, além da entrega de documentos. É preciso se programar com antecedência para que o processo de emissão de visto não atrapalhe os planos de viagem.

No entanto, a Embaixada do México no Brasil alerta que turistas que viajam em cruzeiros podem permanecer até sete dias no porto de chegada sem a necessidade de vistos. Há ainda outros casos de isenção dos documentos de entrada.

Cidadãos brasileiros que possuam um visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte ou de qualquer um dos países da União Europeia não precisam emitir a autorização ou o visto mexicano para entrar no país.

A liberação da exigência do documento também é válida para brasileiros que tenham residência comprovada em qualquer um dos países da lista acima ou em um dos membros da Aliança do Pacífico: Colômbia, Chile ou Peru.