PUBLICIDADE
Topo

De Alagoas a Miami: Seu Jasson e 12 mestres e artesãos brilham nos EUA

Ao lado de doze artistas, Seu Jasson terá sua arte exposta nos Estados Unidos, em festival de artes em Miami - Arquivo pessoal
Ao lado de doze artistas, Seu Jasson terá sua arte exposta nos Estados Unidos, em festival de artes em Miami Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

23/11/2021 04h00

Seu Jasson

Seu Jasson

Quem é

Mestre-artesão autodidata de Alagoas, o artista cria móveis exuberantes com status de arte

Quando cortava madeira para fazer carro de boi no Sertão de Alagoas, seu Jasson jamais imaginou que um dia o seu fazer manual ultrapassaria fronteiras. Entre os orgulhos mais recentes, a exposição "Alagoas - The Brazilian Artisanal Soul", na Semana de Arte e Design de Miami, leva seus trabalhos e de outros cinco mestres e sete artesãos de Alagoas para os Estados Unidos. De 1 a 5 de dezembro sua arte é parte do circuito oficial do festival global de arte e design, na Galeria Pinta Miami.

Um grande feito para um homem que aprendeu sozinho a entalhar a madeira. "Encontrei a arte como forma de sobrevivência, de ganhar uma renda extra, mas comecei muito cedo trabalhando na roça, no manejo da terra e na criação de animais", diz. A rotina árdua do sertão o obrigou a ser artesão sem aos menos saber o que era arte.

Da produção do carro de boi à casa de taipa, o sofrimento me capacitava para manusear a madeira."

Seu Jasson durantte a produção - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Seu Jasson durantte a produção
Imagem: Arquivo Pessoal
Artista busca matéria-prima nas matas - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Artista busca matéria-prima nas matas
Imagem: Arquivo Pessoal

Usando gesso e cerâmicas, seu Jasson começou a fazer bonecos de santos com barro. Em 2012 foi desafiado por dois proprietários de uma galeria a criar esculturas de madeira. "Foi aí que me identifiquei com o material", ele conta. Nessa época, o dinheiro que ganhava mal dava para pagar as contas.

Certo dia de 2015, Renan Quevedo, criador do Novos para Nós, chegou ao seu portão. Vendo a simplicidade de Seu Jasson, Renan já contou ao Nossa que ficou emocionado. A arte merecia mais valor, era o que o publicitário descobridor de artistas populares brasileiros pensava, debruçado na cerca.

"Foi aí que tudo começou a fluir. Minhas obras começaram a ter o sucesso que têm hoje." Por sucesso leia exposições importantes em São Paulo, destaque em feiras nacionais como a Made, e ter uma cadeira exposta no Salão de Design de Milão.

Cadeira exposta no Salão de Design de Milão/ - Carlos Guerreiro - Carlos Guerreiro
A arte de Jasson: reconhecimento internacional e criações exclusivas para Alagoas - The Brazilian Artisanal Soul
Imagem: Carlos Guerreiro

Criador e criatura

Cadeira produzida por Seu Jasson - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cadeira produzida por Seu Jasson
Imagem: Arquivo Pessoal

Todos os dias seu Jasson sai para o mato em busca da madeira. "Entre galhos e troncos vou encontrando o que preciso para montar. O meu olhar já vai certo na madeira, é impressionante como os galhos se unem, parece que foram feitos para aquela cadeira", conta.

Cadeira criada por Seu Jasson - Felipe Brasil  - Felipe Brasil
Exposição Amostrada que aconteceu durante a Semana de Design de São Paulo
Imagem: Felipe Brasil

Usando um facão para cortes, alguns acessórios e a imaginação, ele cria cadeiras exuberantes, únicas. "Às vezes estou em casa deitado à noite e me vem uma ideia nova. Na mesma hora eu me levanto e vou para minha oficina. Eu tenho uma imaginação muito boa, quando vejo algum tronco ou galho de madeira, já penso na peça antes mesmo de começar produzir."

Para quem sonha em chegar longe como seu Jasson e os mestres-artesãos que estarão em Miami, vai o recado: "Sonho que a minha arte sirva de inspiração de superação e persistência para outros artistas que, assim como eu, sofreram e ainda sofrem no 'anonimato'. Não é fácil, mas não podemos desistir: um dia dará certo." Quem duvida?

A mostra Alagoas - The Brazilian Artisanal Soul tem curadoria assinada por Rodrigo Ambrosio, artista e pesquisador das raízes brasileiras, e Marco Aurélio Pulchério, curador e galerista, e faz parte do projeto Alagoas Feita à Mão, criado pelo Governo do Estado de Alagoas.A mostra tem curadoria assinada por Rodrigo Ambrosio, artista e pesquisador das raízes brasileiras, e Marco Aurélio Pulchério, curador e galerista, e faz parte do projeto Alagoas Feita à Mão, criado pelo Governo do Estado de Alagoas.

@s que me inspiram

@novosparanos

O Renan me inspira muito nas descobertas que ele faz com artistas anônimos, quase não vistos pela população, a vontade que ele de ajudar o próximo me deixa ainda mais feliz pelo trabalho que ele faz.

@jasson_artesao

Eu sou a minha maior inspiração. Minha história e a força que me moveu até hoje me inspiram a ir mais longe com a minha arte.