Topo

5 artistas que usam o bordado contemporâneo para impressionar

Conheça cinco artistas que trouxeram ao bordado uma visão moderna e alcançaram sucesso pelas suas criações - Reprodução/Instagram
Conheça cinco artistas que trouxeram ao bordado uma visão moderna e alcançaram sucesso pelas suas criações Imagem: Reprodução/Instagram

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

02/11/2021 04h00

O bordado contemporâneo resgata aos poucos o que nossas avós sabiam: com agulha, linha e inspiração, é possível criar arte. Daquelas de tirar o fôlego mesmo.

Nesta seleção, Feito à Mão traz cinco mulheres que surpreendem com criações autorais pelo mundo afora — e seus perfis no Instagram para te inspirar.

1. Severija Incirauskaite
@severija_incirauskaite

Essa artista da Lituânia acredita que o bordado ganha ainda mais impacto sobre objetos esquecidos. É no contraste que o trabalho dela se faz — veja o ponto cruz sobre o capô de um carro antigo, ou cobrindo um tonel gigante e até revestindo um capacete de soldado. Poética, ela reflete sobre efeitos do tempo.

2. Ulla Stina Wikander
@uskonst

Da Suécia vem Ulla-Stina Wikander, que reveste objetos domésticos com bordados em ponto cruz que ela colecionava há anos — geralmente achados em brechós europeus. Certo dia, ao olhar para sua coleção, pensou em dar valor aos trabalhos manuais, "pois são feitos por mulheres e muitas vezes vistos como kitsch, considerados inúteis", diz.

Itens nascidos nos anos 1970, como máquina de escrever, calculadora e aspirador de pó ganham roupas novas e assim a artista dá a eles e aos bordados uma segunda vida. Ulla expõe em galerias e também vende pela internet.

3. Elizabeth Pawle
@elizabethpawle

A artista têxtil inglesa tinge suas próprias lãs, material com que faz seus bordados contemporâneos. Tonalidades bem vivas próximas do neon, como pink e amarelo, estão sempre em sua paleta bem definida, com geometrias diferentes.

Elizabeth também se aproxima da tapeçaria, ao escolher suportes diferentes para suas criações. Inspira ao trilhar um caminho incomum no bordado.

4. Danielle Clough
@fiance_knowles

Sul-africana, Danielle usa cores vibrantes para desenhar rostos como pinturas realistas, com técnicas simples de bordado.

Outras vezes cria flores em raquetes de tênis. As criações têm um clima pop, estão à venda em seu site — e algumas chegam a custar R$ 10 mil.

5. Ava Roth
@avarothart

A canadense Ava cria apenas parte de suas obras: ela tem coautoria das abelhas, em um trabalho que começa no ateliê e termina nas colônias dos insetos.

O objetivo da canadense é mostrar que os humanos e a natureza podem ter uma relação mais feliz e equilibrada. A artista expõe no mundo inteiro e surpreende com sua arte ativista.