PUBLICIDADE
Topo

Como fazer o churrasco render sem encher linguiça? Especialistas dão dicas

Rechear carnes é sugestão para dar mais "sustância" ao churrasco - Churrasqueadas
Rechear carnes é sugestão para dar mais "sustância" ao churrasco Imagem: Churrasqueadas

Gabrielli Menezes

De Nossa

06/07/2021 04h00

Comer exageradamente e se saciar o mais rápido possível parece quase uma regra do churrasco. Seguindo esse mesmo pensamento, quem organiza a festa encara como um pesadelo os comensais saírem do encontro "com fome".

Para não ficar pesado para o bolso, a saída mais fácil para o dilema é colocar na brasa linguiça, pão de alho, coraçãozinho, coxinha de frango e tudo mais capaz de "forrar" o estômago. Mas será que existem formas de fazer o churrasco render mantendo o boi como protagonista?

Desafiamos especialistas a acharem alternativas para equilibrar o sabor, a conta e a saciedade. Confira as sugestões, que vão das receitinhas ao modo de servir.

Churrasco de "trás para frente"

Cortes de carne - BURCU ATALAY TANKUT/Getty Images - BURCU ATALAY TANKUT/Getty Images
Cortes de qualidade com mais gordura entre as fibras de carne
Imagem: BURCU ATALAY TANKUT/Getty Images

Netão, à frente do açougue Bom Beef, em Santos, e do canal de YouTube homônimo, aposta na estratégia de servir um corte de cada vez e em inverter a ordem tradicional.

"Meu jeito de fazer churrasco rende muito. Escolho carnes de qualidade e sirvo uma por uma. Todos degustam a mesma e, enquanto isso, vou preparando a próxima. Assim as pessoas acabam confraternizando por mais tempo".

A primeira a sair da grelha é a bananinha. Depois, vão à mesa os cortes conhecidos pela presença de gordura entre as fibras, como short rib e ancho. "Com carnes especiais, que dão saciedade, você acaba precisando de uma quantidade menor".

Ao fim da degustação, Netão aposta na linguiça, no pão de alho e no frango para agradar quem ainda está com apetite.

Carnes recheadas

Fraldinha recheada - Churrasqueadas - Churrasqueadas
Fraldinha recheada: dica do José Almiro
Imagem: Churrasqueadas

Preparar receitas criativas é uma boa maneira de fazer o churrasco render. Um exemplo econômico e saboroso é rechear as carnes.

O pitmaster Fred Paim, da escola Academia de Churrasco, sugere o "cheese calzone", que leva carne moída no lugar da massa de pizza. "Já vi muita gente abrir mão de picanha cara para curtir essa pedida".

O passo a passo é assim: numa tábua, abra um retângulo de carne moída na altura de um hambúrguer fino e tempere com sal e dry rub, mix de temperos secos especial para churrasco. Coloque queijo prato ou muçarela na parte central e adicione algum queijo cremoso.

Carne recheada de queijo na brasa - Divulgação - Divulgação
Carne recheada de queijo na brasa
Imagem: Divulgação
Calzone cheese - Divulgação - Divulgação
Calzone cheese: carne moída "chique"
Imagem: Divulgação

Modele com as mãos para deixar o recheio no interior e feche direitinho com as pontas dos dedos. Tempere também o lado externo, adicionando azeite, e leve à grelha com cuidado.

Assim que a camada de baixo formar uma crosta, é hora de virar com a ajuda de uma espátula e esperar a caramelização acontecer do outro lado. "Corte ao meio e aprecie o queijo derretido escorrendo".

José Almiro, do programa de internet Churrasqueadas, também aposta na fartura das receitas. Ele faz uma fraldinha subir de cinco para oito porções recheando, enrolando e amarrando a carne num barbante.

Ela precisa assar em braseiro médio (40 centímetros da brasa) por 40 minutos de um lado e outros 40 minutos do outro. No interior, vão bacon, queijo (coalho, muçarela ou parmesão fresco) e pimentão.

Assista ao vídeo e aprenda:

Carnes inteiras

Apesar de não influenciar no peso real da carne, levar à churrasqueira peças inteiras é uma estratégia para que ela perca menos líquidos e, portanto, fique com maior volume.

Carnes mais irrigadas, como a fraldinha, tendem a encolher ainda mais. Uma dica de Gilson Belusso, sócio-diretor da rede NB Steak, é preparar o corte no espeto.

"Na grelha, o suco acaba saindo muito mais rápido. O espeto serve como uma espinha dorsal que não deixa ela encolher. Assim fica irrigada por mais tempo e se mantém suculência que só ela tem".