Topo

Objeto de desejo, armário locker traz versatilidade para os ambientes

Armário locker é novo queridinho da decoração - Arquivo pessoal
Armário locker é novo queridinho da decoração Imagem: Arquivo pessoal

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

01/06/2021 04h00

Quem nunca assistiu a um filme teen e se encantou pelos armários de metal nos corredores das escolas? Na vida real, os armários de aço, também conhecidos como lockers, agora deixam de povoar apenas as lembranças de filmes e dos tempos de colégio e passam a ser peças cada vez mais comuns na decoração de interiores.

Anteriormente também muito usados em escritórios e vestiários, esses móveis caíram nas graças dos apaixonados por décor e hoje ganharam destaque no quarto, no home office e até na sala de estar.

Para a designer de interiores Débora Fukagawa (@studio_297), a busca por móveis não convencionais foi o que a motivou por optar por um armário de metal na decoração da sua casa.

Queria algo que atendesse minha necessidade e fugisse do tradicional. Pesquisei o que poderia substituir um armário comum e mesmo depois de resolver por um modelo de metal, não foi tão fácil assim", conta.

Armário locker tem função no home office de Débora - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Armário locker tem função no home office de Débora
Imagem: Arquivo pessoal

Segundo ela, quando se deparou com os preços altos dos lockers novos em sites e lojas físicas, quase desistiu da ideia.

"Uma pessoa que conheço sabia que eu queria um e me avisou que no seu trabalho estavam se desfazendo de algumas unidades. Consegui comprar três, com valores bem menores do que um novo, pois estavam em estado bem crítico. Mas eu estava tão empolgada que lavei os armários com a mangueira no quintal no mesmo dia que comprei", diverte-se Débora ao lembrar.

Um dos armários foi para o home office para organizar materiais de trabalho, outro teve as portas retiradas e cumpre a função de aparador na sala, e o maior se transformou em armário de roupas no quarto do seu filho.

Sem as portas, o armário locker virou um aparador na casa de Débora - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Sem as portas, o armário locker virou um aparador na casa de Débora
Imagem: Arquivo pessoal

Débora optou apenas pela limpeza dos móveis e não usou nenhuma tinta. "Gosto de aproveitar o estado original das coisas, e quando eu realmente enjoar, faço uma boa reforma e mudo a cor", disse.

Multifunções para organizar

O home office também foi o cômodo que a dona de casa Iasmin Brito (@iascoisas) escolheu para o seu armário locker.

"Precisava de um lugar com algumas divisórias para colocar no escritório e vi a ideia no Pinterest", conta. Depois de encontrar seu armário ideal em um site de revenda de móveis usados a um preço "bem bacana", Iasmin efetuou a compra.

Iasmin optou por reformar seu armário locker - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Iasmin optou por reformar seu armário locker
Imagem: Arquivo pessoal
Ferramentas e papelaria são guardados  - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Ferramentas e papelaria são guardados
Imagem: Arquivo pessoal

Na época estava grávida, ela optou por contratar um profissional para lixar e pintar a peça em um tom de verde turquesa. Mas não antes de aplicar tinta zarcão, que tem função anticorrosiva e serve para proteger superfícies metálicas.

Ele fica no escritório e guardo ferramentas, fios e eletrônicos, papelaria, decoração, brinquedos dos bebês, entre outras coisas. É extremamente útil e super charmoso".

Versatilidade no ambiente

A auxiliar administrativa Carolina Becker (@apezinhoverde.rj) precisava de um armário para guardar brinquedos, roupas e material escolar do filho Eduardo, de 5 anos, e viu no locker a possibilidade perfeita para a função.

"Era um grande sonho ter um armário como esse e quando me mudei para um apartamento quarto/sala achei que nada serviria tão bem para o propósito quanto um armário de metal", disse.

E da ideia para a concretização, Carolina também percorreu um longo caminho. "Não foi nada fácil encontrar. Procurei em lojas especializadas em móveis de metal, mas os modelos atuais não me agradavam, Procurei em sites de revenda de usados, grupos do Facebook e até encontrei alguns, mas muito caros e em péssimo estado", conta.

Demorou, mas Carolina encontrou seu armário locker dos sonhos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Demorou, mas Carolina encontrou seu armário locker dos sonhos
Imagem: Arquivo pessoal

Depois de meses de busca, a mãe de Carolina acabou encontrando um anúncio de uma empresa antiga que estava fazendo desmonte e colocou tudo à venda. "O armário era do vestiário e mal pude acreditar quando vi as fotos, pois estava todo inteiro, apenas faltando algumas prateleiras e com alguns pontos de ferrugem".

Nada fora do esperado para um armário do início dos anos 1970, como Carolina comprovaria depois ao olhar a etiqueta de fabricação.

Depois de colocar suas mãos no tão aguardado armário, chegou a hora da reforma. "Passei dias limpando por dentro e lixando, pois tinha muita poeira grudada. Escolhi o tom de verde folha por ser a minha cor preferida. O Edu ficou muito feliz em ter um armário só para ele", disse.

É um móvel com bastante história e de uma década que adoro a decoração, a moda e a música. Ele é tão bonito que adiciona muita personalidade ao nosso quarto. Que sorte a minha!", completa.

Armário com memória afetiva

Armário locker de Biatriz é pura memória afetiva - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Armário locker de Biatriz é pura memória afetiva
Imagem: Arquivo pessoal

Para quem quer ter um armário locker para chamar de seu, parece que a dica é de fato vasculhar brechós e sites de móveis para driblar o alto custo das peças novas. Foi assim que a publicitária Biatriz Sanchez Garcia (@casadosoldecor) também encontrou o seu modelo dos sonhos.

Hoje, pintado na cor rosa, a sua favorita, é o grande atrativo da decoração da casa. "Vi ele no cantinho todo empoeirado e já fazia um tempo que eu estava procurando por um armário do tipo, mas nunca encontrava usado. Era meu aniversário, então ganhei de presente do meu pai e do meu marido. O lojista fez um desconto e saiu por apenas R$ 200", detalha.

Biatriz conta que também foi seu pai o responsável pela reforma, feita com toda a paciência e carinho do mundo. "Ele sempre me ajudava em tudo e hoje infelizmente não tenho mais ele aqui comigo.

Então esse armário não é só um item de decoração, mas uma lembrança linda que toda vez que eu olho me lembra da pessoa mais importante do mundo".

O armário de Biatriz antes da reforma - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O armário de Biatriz antes da reforma
Imagem: Arquivo pessoal

Na reforma, Biatriz conta que além de ser lixado e ter as partes amassadas marteladas, o móvel ela foi pintado com tinta automotiva (esmalte sintético/semi fosco, para um acabamento aveludado e sem brilho).

"Optamos por aplicar a tinta direto e deu certo. A cor rosa foi feita na hora, a partir das imagens que levei de referência. Preparamos 2 litros de tinta que saiu R$ 50 e fomos diluindo e utilizando o compressor para a pintura ficar uniforme. Depois de três demãos e 24 horas de secagem, coloquei os pés de rosca cromados. Deu bastante trabalho, mas o resultado final é incrível", afirma.

Pintado de rosa, ganhou outra cara - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Pintado de rosa, ganhou outra cara
Imagem: Arquivo pessoal

Biatriz deixa o armário cheio de história na sala, de frente para a mesa de jantar e a cristaleira. "Costumo guardar livros, cadernos, materiais de escritório na parte de baixo e na parte de cima, guardo toalhas, tapetinhos e roupas de cama. Cabe tudo e eu amo", completa.

Como combinar armário de metal no ambiente

Para a designer de interiores Débora Fukagawa, há alguns truques para aderir a tendência dos armários de metal e manter a harmonia do ambiente.

São móveis atemporais e que trazem muita personalidade, deixando a decoração mais ousada e também mais funcional", afirma.

Na sala, cozinha ou quarto, armário locker é item para uma décor diferente - Getty Images - Getty Images
Na sala, cozinha ou quarto, armário locker é item para uma décor diferente
Imagem: Getty Images

Para ela, o armário pode perfeitamente ser usado em decorações de estilos variados, desde a mais "pesada" a mais clean. "Para aqueles que não gostam de utilizar a cor original, é só pintar da cor que se encaixa melhor na sua decoração".

Na cozinha, o armário pode ser adotado para armazenar mantimentos de uma forma mais organizada. "Ou é possível retirar algumas portas e colocar livros e decoração aparente", indica.

No quarto, pode servir como roupeiro e na área de serviço é perfeito para guardar produtos de limpeza. "Tudo depende da personalidade de quem vai usar, mas o estilo deste tipo de móvel permite a ousadia", finaliza.