Topo

Aprenda o bolinho de feijoada da chef Kátia Barbosa, do "Mestre do Sabor"

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa

08/05/2021 04h00

Fim de semana tem cheiro (e gosto!) de feijoada. Alçado à categoria de patrimônio carioca, o bolinho de feijoada da chef Kátia Barbosa, que comanda o Aconchego Carioca e apresenta o programa "Mestre do Sabor", vem das memórias de uma receita que seu pai, seu Esmênio Barbosa, fazia.

Nordestino, ele tinha o hábito de amassar feijão com farinha na mão para fazer um bolinho. Foi baseada nessa lembrança afetiva que levou a chef a colocar uma linguicinha e um baconzinho no feijão.

"O Aconchego Carioca impulsionou todo o mercado gastronômico ali da Praça da Bandeira", ressalta Teresa Cristina, que arriscou fazer a receita famosa no "Botequim da Teresa", cujo episódio conta com ninguém menos do que a enérgica Preta Gil.

Num único dia, Kátia já chegou a vender 2 mil porções do bolinho, que nasceu de uma brincadeira entre ela e o irmão Paulo Barbosa.

Numa mensagem de celular, Kátia avisa: "polvilho azedo para não quebrar a massa na hora de fazer o bolinho". O petisco farto e saboroso ganhou fama rapidamente e, anos depois do seu nascimento, foi parar no cardápio do Bar Alcione, a Casa da Marrom, inaugurado ano passado, na Barra.

Esse bolinho só funciona se for frito congelado, porque este choque é que faz ele ficar cortante", avisa Teresa.

Outra dica importante: "Tirar os ossos, bater só as carnes e vamos botar água no feijão", poetiza Teresa, emendando com "Feijoada completa", de Chico Buarque ("Chico sempre certo.")

A primeira vez que comi este bolinho não consegui entender, 'como alguém faz bolinho de feijoada?'. Na primeira mordida senti a couve e as lágrimas vieram, fiquei muito emocionada"

Samba, série e Teresa

O "Botequim da Teresa" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 10 horas, no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber os lembretes), no site, no UOL Play e no Facebook de Nossa.

O programa é uma coprodução de Nossa, MOV, a plataforma de vídeo do UOL, e da 2291 Conteúdo. Ele foi gravado em janeiro seguindo todos os cuidados necessários recomendados pelas autoridades de saúde durante a gravação do programa, como testagem dos convidados e da equipe, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Metade dos convidados foi recebida de forma presencial e a outra metade no formato remoto.