Conheça cinco artistas que dão ares modernos e surpreendentes à cerâmica
A cerâmica milenar exige técnica, disciplina e tempo para se firmar nas mãos de um artista. Mas depois de dominá-la, encontra-se a liberdade para refinar a criação incluindo outros materiais, formas e cores. Fique com cinco escultores de fama mundial que se baseiam na cerâmica para hipnotizar:
As minúcias poéticas de Hitomi Hosono
Folhas, penas, pétalas de flores...formas botânicas delicadamente revestem vasos e esculturas de porcelana nas mãos da japonesa Hitomi Hosono (@hitomihosono). Ela usa até um microscópio para reproduzir finamente todas as linhas que compõem cada item.
Formada pela Royal College Art de Londres, Hitomi é premiada por sua arte. As texturas nascem de formas, mas recebem o entalhe precioso da artista, que leva até um ano para produzir algumas das obras.
Alice Walton surpreende nos labirintos
Pedaços minúsculos de cerâmica se sobrepõem cuidadosamente, jamais aleatórios: a ceramista Alice Walton (@alicewaltonceramics) encontra caminhos com inúmeras camadas para formar suas esculturas. As cores são uma viagem à parte, com suaves degradês. Baseada em Londres, ela encanta pelas experimentações.
O empilhamento de formas de Tony Cragg
Cabeças, formas comuns ou extraordinárias se contorcem nas esculturas de Tony Cragg (#tonycragg), um dos nomes mais importantes no mundo das esculturas de cerâmica. Sua arte se recria sempre, em materiais ou figuras, o que dá ainda mais surpresa às obras.
Os desenhos orgânicos são de tirar o fôlego. Quem trabalha com a cerâmica sabe o quanto é preciso ter talento, técnica e disciplina para chegar a resultados assim - e ele consegue.
Foekje Fleur e seus vasos de ...garrafa?
Seus objetos funcionais à primeira vista parecem ordinários: garrafas, embalagens plásticas de sabão, frascos de xampu, de detergente...Mas o trabalho da artista holandesa Foekje Fleur (@foejke_fleur) sempre levantou a bandeira da preservação ambiental, principalmente depois que ela soube sobre a "sopa de plástico" que circula no Oceano Pacífico.
Após acompanhar a limpeza do rio de Rotterdam, onde mora, ganhou inspiração suficiente para transformar em cerâmica esses objetos e dar a eles novo olhar. Com cores puras, lançou esta coleção que viralizou.
Ronit Baranga em formas surrealistas provocantes
Se você quer ver algo realmente diferente com argila, sem medo, dê uma busca nesse nome. Irreverente, meio amedrontadora, mas de surpreender pela curiosidade, a israelita Ronit Baranga (@ronitbaranga) provoca em suas peças. Bocas, dedos, pedaços do corpo humano se misturam e parecem ter saído de algum filme de Tim Burton. Vale dar uma espiada para sair do comum.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.