PUBLICIDADE
Topo

Conheça cinco artistas que dão ares modernos e surpreendentes à cerâmica

Cerâmica criada pela artista Ronit Baranga; veja outras obras e criadores que inovam a partir da cerâmica - Divulgação
Cerâmica criada pela artista Ronit Baranga; veja outras obras e criadores que inovam a partir da cerâmica Imagem: Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

02/02/2021 04h00

A cerâmica milenar exige técnica, disciplina e tempo para se firmar nas mãos de um artista. Mas depois de dominá-la, encontra-se a liberdade para refinar a criação incluindo outros materiais, formas e cores. Fique com cinco escultores de fama mundial que se baseiam na cerâmica para hipnotizar:

As minúcias poéticas de Hitomi Hosono

Hitoni Hosono - Divulgação - Divulgação
Hitoni Hosono
Imagem: Divulgação
Obra feita pela artista - Divulgação - Divulgação
Obra feita pela artista
Imagem: Divulgação

Folhas, penas, pétalas de flores...formas botânicas delicadamente revestem vasos e esculturas de porcelana nas mãos da japonesa Hitomi Hosono (@hitomihosono). Ela usa até um microscópio para reproduzir finamente todas as linhas que compõem cada item.

Formada pela Royal College Art de Londres, Hitomi é premiada por sua arte. As texturas nascem de formas, mas recebem o entalhe precioso da artista, que leva até um ano para produzir algumas das obras.

Cerâmica de Hitoni Hosono - Divulgação - Divulgação
Cerâmica de Hitoni Hosono
Imagem: Divulgação

Alice Walton surpreende nos labirintos

Pedaços minúsculos de cerâmica se sobrepõem cuidadosamente, jamais aleatórios: a ceramista Alice Walton (@alicewaltonceramics) encontra caminhos com inúmeras camadas para formar suas esculturas. As cores são uma viagem à parte, com suaves degradês. Baseada em Londres, ela encanta pelas experimentações.

O empilhamento de formas de Tony Cragg

Cabeças, formas comuns ou extraordinárias se contorcem nas esculturas de Tony Cragg (#tonycragg), um dos nomes mais importantes no mundo das esculturas de cerâmica. Sua arte se recria sempre, em materiais ou figuras, o que dá ainda mais surpresa às obras.

Os desenhos orgânicos são de tirar o fôlego. Quem trabalha com a cerâmica sabe o quanto é preciso ter talento, técnica e disciplina para chegar a resultados assim - e ele consegue.

Obra de Tony Cragg - Divulgação - Divulgação
Obra de Tony Cragg
Imagem: Divulgação
Formatos chamam a atenção nos trabalhos - Divulgação - Divulgação
Formatos chamam a atenção nos trabalhos
Imagem: Divulgação

Foekje Fleur e seus vasos de ...garrafa?

A artista Foekje Fleur - Divulgação - Divulgação
A artista Foekje Fleur
Imagem: Divulgação

Seus objetos funcionais à primeira vista parecem ordinários: garrafas, embalagens plásticas de sabão, frascos de xampu, de detergente...Mas o trabalho da artista holandesa Foekje Fleur (@foejke_fleur) sempre levantou a bandeira da preservação ambiental, principalmente depois que ela soube sobre a "sopa de plástico" que circula no Oceano Pacífico.

Após acompanhar a limpeza do rio de Rotterdam, onde mora, ganhou inspiração suficiente para transformar em cerâmica esses objetos e dar a eles novo olhar. Com cores puras, lançou esta coleção que viralizou.

Vasos de Foekje Fleur - Divulgação - Divulgação
Vasos de Foekje Fleur
Imagem: Divulgação
Cores pastéis dão identidade às obras - Divulgação - Divulgação
Cores pastéis dão identidade às obras
Imagem: Divulgação

Ronit Baranga em formas surrealistas provocantes

A artista Ronit Baranga - Reprodução - Reprodução
A artista Ronit Baranga
Imagem: Reprodução

Se você quer ver algo realmente diferente com argila, sem medo, dê uma busca nesse nome. Irreverente, meio amedrontadora, mas de surpreender pela curiosidade, a israelita Ronit Baranga (@ronitbaranga) provoca em suas peças. Bocas, dedos, pedaços do corpo humano se misturam e parecem ter saído de algum filme de Tim Burton. Vale dar uma espiada para sair do comum.