Topo

Seis alimentos da despensa que viram plantas na decoração

Thalita Cunha, da @nossa.amora, com sua batata doce já transplantada em um vaso - Reprodução/Instagram
Thalita Cunha, da @nossa.amora, com sua batata doce já transplantada em um vaso Imagem: Reprodução/Instagram

Dan Novachi

Colaboração para Nossa

07/11/2020 04h00

Na onda da decoração sustentável e de descobrir novas possibilidades dentro de casa, as redes sociais foram tomadas por experimentações inusitadas gerando muitas inovações, principalmente no cultivo de plantas.

Alternativa barata para trazer vida e novas cores para os ambientes, as plantinhas da vez agora podem vir da nossa própria dispensa: legumes, temperos e frutas foram parar nos vasos e podem trazer novidades na sua casa também. Separamos aqui algumas possibilidades da hortifrúti que podem ser exploradas.

Batata-doce

Batata-doce germinada em água - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Batata-doce germinada em água
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O tubérculo, quando em contato direto com a água, cria raízes muito rapidamente e em poucas semanas desenvolve caules compridos e cheios de vida, com muitas folhas, que com algum apoio podem se transformar em uma linda trepadeira.

Thalita Cunha, arquiteta e jardineira, criadora da página @nossa.amora, orienta que para brotar na água, é importante que elas não fiquem no sol direto, para evitar o seu cozimento. Depois que as raízes e ramas começarem a brotar a planta está pronta para ir para o substrato e então deve receber algumas horas de sol para que as folhas fiquem saudáveis e bonitas.

Ela também explica que a rega deve ser feita sempre que a terra começar a secar. E que é importante observar atentamente para não espaçar muito as regas, senão as folhas podem começar a cair e a enrolar.

Felipe Brandalise e as batatas-doces decorando sua mesa de trabalho no Instagram - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Felipe Brandalise e as batatas-doces decorando sua mesa de trabalho no Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

A batata ainda pode permanecer por mais tempo somente na água, mas conforme os nutrientes do tubérculo vão sendo consumidos as folhas acabam murchando e caindo, por isso é importante ficar atento a esses sinais e plantá-la na terra antes disso.

Chuchu

Conhecido pela abundância, o chuchu, que ao contrário do que se pensa é um fruto e não legume, faz coro em expressões populares que o citam pela fácil propagação, quem nunca ouviu falar do "chuchu na cerca" ou do "chuchu na serra"? Este alimento também pode se transformar em uma planta volumosa, que se espalha rapidamente e logo se transformar em uma trepadeira.

Pé de chuchu - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Pé de chuchu
Imagem: Getty Images/iStockphoto
Folhas de chuchu - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Folhas de chuchu
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A recomendação é de Sabrina Jeha, herborista e geógrafa da @sabordefazenda e criadora da @umahortabrotou, onde dá dicas para o plantio de alimentos. Para o chuchu brotar, o processo é simples e parecido com o da batata doce: ficar em contato com a água, abrigado do sol, até que desenvolva as raízes e os primeiros raminhos.

O próximo passo é plantá-lo e manter as regas com atenção, além de deixa-lo em algum lugar com luz solar. Para que a planta possa se desenvolver mais também é importante haver um condutor onde ela possa se apoiar.

Abacate

Outra sensação dos decoradores de plantão, o abacate também dá origem a uma planta com um alto potencial estético, neste caso, a partir do caroço da fruta, que também enraíza de forma rápida na água.

Broto de abacate - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Broto de abacate
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Thalita explica o passo a passo para o plantio: "Em um pote de vidro, coloque água, e por cima, coloque o caroço preso com palitos, para que não fique totalmente submerso. O pote também deve ficar num local iluminado, porém sem incidência solar direta, até germinar - assim que a parte superior do caroço começar a rachar e brotar", explica.

A jardinista ainda explica que, somente após dois ou três meses ele deve ser plantado no local escolhido - que pode ser no jardim ou até mesmo num vaso. Ela aconselha que, na hora de escolher o substrato, optemos por um rico em matéria orgânica e bem drenado. A dica é misturar a areia com a terra de jardinagem. É uma árvore que não precisa de sol pleno, então se desenvolve bem em locais mais sombreados que tenham iluminação abundante.

Por não suportarem solo encharcado é preferível que as regas sejam bem espaçadas, mas é importante borrifar água ao redor da árvore, principalmente nos períodos de seca. O abacateiro se torna uma grande árvore se plantada no jardim. No vaso ele não dará frutos e apesar de suas folhas serem pouco atrativas, é capaz de filtrar o ar do ambiente onde é colocado.

Abacaxi

O abacaxi também pode render uma bela planta ornamental para se ter em casa. O plantio aqui se desenvolve a partir da coroa - as folhas de pontas serrilhadas na parte superior do fruto - geralmente descartada após a retirada da casca.

Coroa do abacaxi como planta decorativa - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Coroa do abacaxi como planta decorativa
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Jeha explica que para o plantio é importante remover a coroa sem que sobre nenhuma parte do fruto, que pode apodrecer e impedir que o broto se desenvolva. Ainda é importante retirar algumas das folhas da parte inferior da coroa, para que o talo possa ficar um pouco mais exposto. Essa parte deve ser então colocada em contato com a água até que desenvolva as raízes, para em seguida ser transplantada para o substrato.

Por se tratar de uma planta tropical é importante que após transplantado, o abacaxi recebe doses generosas de luz solar para que se desenvolva plenamente.

Inhame

Outro tubérculo, o inhame possui diversas propriedades nutricionais, mas também pode ser um grande aliado na decoração, produzindo folhas incríveis para vasos decorativos.

Sabrina indica que o plantio seja realizado como o da semente de abacate: palitos espetados, submergindo apenas parte de seu corpo sobre um recipiente com água. Após os brotos e raízes terem se desenvolvido deve ser transplantado, acompanhando a exposição à luz solar.

Cúrcuma ou açafrão da terra

Raízes de cúrcuma - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Raízes de cúrcuma
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Conhecido tempero, utilizado normalmente em pó na culinária, podem cumprir função ornamental de muito destaque por sua folhagem e floração. Thaís explica que a cúrcuma se reproduz por pedaços de rizoma (tubérculo) com gemas (nozinhos) e pode ser plantada direto na terra. Após um tempo adaptada, solta hastes florais e folhas largas. É uma planta perene muito resistente.

Ela ainda reforça que para que a cúrcuma seja realmente saudável, deve ser plantada no jardim ou em vasos grandes, para que possa se espalhar.

Flor de cúrcuma - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Flor de cúrcuma
Imagem: Getty Images/iStockphoto

É importante que o solo seja bem orgânico, que a água da rega seja livre de excesso de cloro (pode ferver a água e esperar esfriar para fazer a rega) e que a planta cresça ao sol pleno.

Outras dicas importantes

Folha de inhame - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Folha de inhame
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Sabrina salienta que para os alimentos que forem reproduzido com brotamento em água é importante realizar a troca do líquido pelo menos a cada quatro dias, lavando os recipientes para evitar o acúmulo de limo.

O processo exige observação e atenção diárias para que ocorra de acordo com o esperado. Além disso, o tempo de aparecimento das raízes e caules também pode variar de acordo com as estações do ano e com o clima das semanas em que forem plantados.

Após o transplante para vasos com substratos ou terra também é importante observar se o vaso escolhido é capaz de promover a drenagem ideal, evitando que a planta fique encharcada e prejudique o seu desenvolvimento.