Topo

De coxinha a açaí: eles ganham a vida lá fora vendendo delícias do Brasil

Natalia Pereira, proprietária do Woodspoon, em Los Angeles: mostrando aos americanos que Brasil não é só churrasco e caipirinha - Amy Dickerson
Natalia Pereira, proprietária do Woodspoon, em Los Angeles: mostrando aos americanos que Brasil não é só churrasco e caipirinha Imagem: Amy Dickerson

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

21/09/2020 04h00

A culinária do Brasil ainda não é amplamente difundida no exterior. Porém, em diversos países do mundo, há brasileiros que têm trabalhado para promover internacionalmente as iguarias típicas do território verde e amarelo.

São empreendedores que, nos últimos anos, abriram restaurantes em locais como Estados Unidos, Espanha e Noruega e têm servido — a gringos e compatriotas saudosos dos sabores de Brasil — receitas como tapioca, coxinha, feijoada, caipirinha e até empadão de frango.

A seguir, conheça cinco desses empreendedores que, lá fora, têm conquistado com nossas delícias.

Natalia Pereira, mineira
Dona do restaurante Woodspoon
Los Angeles - Estados Unidos

delicias - brasileiras - natalia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Como montou o negócio: com talento para preparar suculentas receitas mineiras, Natalia se mudou para os Estados Unidos e, após ver seus pratos fazerem muito sucesso entre amigos e conhecidos americanos, conseguiu abrir, em 2006, um restaurante de comida brasileira (e, principalmente, mineira) na região central de Los Angeles.

Resolveu batizá-lo de Woodspoon — ou, na tradução para o português, colher de pau, em referência a um dos instrumentos mais utilizados na culinária da roça.

Especialidades da casa: serve iguarias que são muito populares no Brasil, como coxinha e bolinho de bacalhau. Na lista de pratos principais, aparecem receitas como costelinha com canjiquinha, frango com quiabo e lombo de porco com feijão tropeiro. Picanha e moqueca também estão disponíveis no menu.

Estamos mostrando que o Brasil não é só churrasco e que temos uma gastronomia sensacional e variada"

delicias brasileiras - empadão - Frank Lee - Frank Lee
Serve do espetinho à coxinha, mas a estrela da casa é o empadão
Imagem: Frank Lee

Pratos preferidos dos clientes: o empadão de frango é um dos pratos mais apreciados pelos americanos. A receita já ganhou críticas muito positivas na mídia dos EUA e virou um dos símbolos do Woodspoon. A brasileira conta que sonha em ter um fogão à lenha em seu restaurante para dar ainda mais autenticidade às suas receitas.

Mariana Brito, carioca
Dona do restaurante La Carioca
Barcelona - Espanha

delicias brasileiras - mariana - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Como montou o negócio: mudou-se para Barcelona para fazer uma pós-graduação em fisioterapia e, nas horas vagas, começou a cozinhar receitas brasileiras para amigos europeus. "Percebi que as pessoas adoraram o pão de queijo", conta Mariana.

"Então, comecei a participar de eventos culturais em Barcelona, como o Dia do Brasil, onde trabalhava vendendo, em barracas e food trucks, tapioca e pão de queijo para os frequentadores. E, ao final, tudo estava esgotado. Os espanhóis ficaram amarradões nestas receitas", diz.

Com o sucesso de público, ela e a amiga Daniela Pazos resolveram abrir um restaurante de comida em brasileira na capital catalã, que batizaram de La Carioca. Inicialmente, o empreendimento ocupava um espaço com capacidade para cerca de 20 clientes. Depois, elas ganharam um sócio de peso — o jogador Rafinha Alcântara, do Barcelona — e se mudaram para um local maior, que pode receber aproximadamente 150 comensais.

La carioca - petiscos - Divulgação - Divulgação
Mix de petiscos do La Carioca
Imagem: Divulgação
la carioca PF - Divulgação - Divulgação
O PF brasileiro faz sucesso em Barcelona
Imagem: Divulgação

Especialidades da casa: atualmente, o La Carioca possui um variado cardápio de comida brasileira que inclui pratos de picanha com farofa, dadinhos de tapioca, coxinha, açaí na tigela, escondidinho de carne seca, pão de queijo, feijoada e até bobó de camarão.

A tapioca é um dos símbolos da casa, sendo servida, por exemplo, com carne seca, banana e queijo. E, na parte de sobremesas, há oferta de doces como pudim de leite condensado e brigadeirão.

la carioca tapioca - Divulgação - Divulgação
Um dos símbolos da casa, a tapioca é servida com informações sua tradição no Brasil
Imagem: Divulgação

Pratos preferidos dos clientes: Mariana conta que o restaurante é muito frequentado por brasileiros (e já foi visitado, por exemplo, por celebridades como Neymar e Sabrina Sato). Mas o público europeu também se faz presente no local.

Os europeus amam os pratos que levam carne, como a picanha. O pão de queijo e a tapioca também estão entre as receitas que mais saem. Entre as bebidas, as caipirinhas: a Jorge Amado é feita com maracujá, cravo e canela".

Marcos Thorsen, sul-mato-grossense
Dono do restaurante Boteco
Kristiansund - Noruega

delicias brasileiras - marcos - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Como montou o negócio: Marcos se mudou para a Noruega em 1999 e, com talento para cozinhar, resolveu montar um restaurante de comida brasileira na cidade de Kristiansund, onde vive atualmente.

Ele teve a ideia de realizar fusões entre as culinárias norueguesa e do Pantanal (ele é natural da cidade de Corumbá) e oferecê-las para o público nórdico. A inovação fez muito sucesso entre os noruegueses. "Hoje, todo mundo conhece meu restaurante. Boteco é um nome famoso na cidade", diz.

Especialidades da casa: o chef é profundamente inspirado pela culinária pantaneira, que usa muito peixe em suas receitas. Na impossibilidade de conseguir pescados brasileiros na Noruega, ele recorre ao bacalhau, preparando-o com urucum ou molhos de pegada tropical, feitos com frutos como maracujá e coco.

delicias brasileiras - coxinha - boteco - Divulgação - Divulgação
Preferida dos clientes, coxinha é servida com toques contemporâneos
Imagem: Divulgação
delicias brasileiras - bacalhau boteco - Divulgação - Divulgação
Bacalhau ao molho de maracujá: mix entre Noruega e Brasil
Imagem: Divulgação

No cardápio do Boteco, há também iguarias como pão de queijo e coxinha.

Você não imagina como a coxinha faz sucesso por aqui. Por outro lado, no começo, muitos noruegueses estranharam o pão de queijo. Eles pediam algumas unidades e ficavam perguntando: 'cadê o queijo?'"

Pratos preferidos dos clientes: segundo Marcos, os noruegueses adoram o bacalhau preparado com urucum. E a coxinha continua sendo um dos itens mais populares do seu cardápio.

Rosemary Schlau, baiana
Dona do café Cafuchico
Frankfurt - Alemanha

delicias brasileiras -  rosemary 2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Como montou o negócio: mora na Alemanha há mais de três décadas e, há 7 anos, resolveu abrir um café para oferecer receitas brasileiras e apresentar um pouco da cultura do país para os alemães. "Com o café, eu também queria matar a saudade do Brasil, pelo fato de estar tão longe", diz.

Especialidades da casa: os clientes encontram receitas como pão de queijo, açaí na tigela, bolo caseiro de milho e coxinha. "Nós também somos um 'caipilounge'", explica Rosemary. "Vendemos caipirinhas de diversos sabores. Os europeus adoram".

delicias brasileiras -  acai - Divulgação - Divulgação
Servir pratos como o açaí ajuda Rosemary a matar as saudades do Brasil
Imagem: Divulgação
delicias brasileiras - bolo de milho - Divulgação - Divulgação
O bolo de milho: dos cadernos de receita mineiros para a conquista do paladar alemão
Imagem: Divulgação

Prato preferido dos clientes: o pão de queijo, servido com goiabada cremosa, é um dos itens mais populares. O bolo de milho também tem conquistado os clientes. "Logo no início, ofereci este bolo para uma cliente idosa e ela recusou. Ela disse que, durante a Segunda Guerra Mundial, havia sido sustentada à base de milho e que isso trazia más lembranças. Insisti para que ela provasse e, no final, ela ficou apaixonada pela receita".

Renato Paziam, paulista
Gestor do Made in Brasil
Londres - Inglaterra

delicias brasileiras - renato - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Como montou o negócio: mudou-se para Londres no ano de 2000 e, algum tempo depois, começou a trabalhar como ajudante de barman no Made in Brasil, casa de receitas gastronômicas e etílicas brasileiras que existe há anos em Camden Town, uma das regiões mais turísticas da capital inglesa. Ao longo do tempo, Renato foi sendo promovido no Made in Brasil e, depois de 6 anos de trabalho, assumiu a gestão do lugar.

Especialidades da casa: entre os destaques do menu estão as caipirinhas e bebidas inventivas como o Matte Leão Ice Tea, preparado com chá Matte Leão, cachaça Velho Barreiro, calda de pêssego e suco de limão fresco. Para comer, há, no local, petiscos típicos do Brasil, como espetinhos de carne com farofa, coxinha, dadinho de tapioca e pão de queijo, além de pratos como galinhada e moqueca.

delicías brasileiras - made in brasil - Divulgação - Divulgação
A decoração não nega: essa é uma casa brasileira em Londres
Imagem: Divulgação
delicías brasileiras - caipirinha - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
A caipirinha caiu nas graças dos londrinos e é um dos drinques mais pedidos
Imagem: Reprodução Instagram

Pratos preferidos dos clientes: "Os nossos pratos mais vendidos são feijoada, moqueca e picanha", relata Renato. "E a gente faz vários tipos de caipirinhas. Aqui, temos mais de 300 tipos de cachaça. Há, por exemplo, uma caipirinha feita com framboesa e pimenta que vende pra caramba. E os ingleses gostam bastante de beber. O alto teor alcoólico da caipirinha agrada o público".