Topo

Flat iron derruba o mito de "carne de segunda". Aprenda a preparar em casa

Suculento e macio, corte flat iron derruba mitos de que peças dianteiras são menos nobres - Tribune News Service via Getty Images
Suculento e macio, corte flat iron derruba mitos de que peças dianteiras são menos nobres
Imagem: Tribune News Service via Getty Images

Juliana Simon

De Nossa

14/07/2020 04h00

Por muito tempo, o brasileiro dividia sua lista do açougue nas categorias "carne de primeira" e "carne de segunda". Essa divisão, no entanto, caiu por terra ao surgirem no mercado peças de qualidade e sabor especiais extraídas de partes entendidas como menos nobres do animal.

Este é o caso da flat iron, tão celebrada entre os churrasqueiros atualmente. Extraído da paleta bovina, mais precisamente da raquete, é considerado pelos especialistas o melhor corte do dianteiro boi, conta o chef Luan Verati, do restaurante do açougue Feed (São Paulo).

Existem algumas teorias sobre a origem desse nome curioso. Em uma delas, o batismo se deve à semelhança da peça com um antigo ferro de passar roupa nos Estados Unidos, e pela sua forma plana.

O mito do corte dianteiro

Flat iron é feito rapidinho na grelha ou na chapa - Getty Images - Getty Images
Flat iron é feito rapidinho na grelha ou na chapa
Imagem: Getty Images

Há a lenda de que com peças dianteiras não se faz churrasco, mas o corte flat iron provou o contrário com sua maciez e sabor. O chef lembra que é o segundo corte mais macio do boi, só perdendo para o filé mignon.

Em geral não existe mais essa teoria de carne de primeira e carne de segunda ou carne do traseiro e do dianteiro, o que realmente existe é a qualidade, raça, alimentação e cuidado do boi', diz Luan.

O sucesso surgiu graças ao seu sabor intenso e à espessura fina, que ajuda navegantes de primeira viagem a acertarem o ponto desejado mantendo a suculência e, claro, a maciez.

Como preparar em casa

Flat iron - Tricia Vieira/Divulgação - Tricia Vieira/Divulgação
Imagem: Tricia Vieira/Divulgação

O chef indica que o flat iron seja feito em grelhas e chapas e lembra que seu preparo costuma ser bastante rápido.

Para temperar, basta sal grosso e pimenta preta moída.

Em um braseiro com 15 centímetros de distância, entre a carne e vire após três minutos. Espere mais três minutos, vire novamente e deixe a carne descansar por um minuto e meio.