PUBLICIDADE
Topo

"Cinza é o novo bege": como usar o cimento queimado em suas paredes

Quarto com parede pintada no efeito de cimento queimado - Reprodução/Pinterest
Quarto com parede pintada no efeito de cimento queimado
Imagem: Reprodução/Pinterest

Gustavo Frank

De Nossa

17/05/2020 04h00

É com essa frase do título que o designer Paulo Biacchi define a ascensão da cor nas decorações de casas. Se, inicialmente, era tradução somente do estilo industrial, agora, com a técnica do cimento queimado, a cor se tornou ainda mais eclética.

"Com o cinza cria-se um background interessante", conta ao Nossa. "Hoje, ela tem a vantagem de servir de plano de fundo por trazer um clima rústico e neutro". Além da coloração, há uma elevação da textura como elemento essencial para uma decoração bonita e criativa.

"Uma casa que seja toda branca com uma única textura e sem nuances, pode ficar sem graça. Quando a gente pensa em decoração, pensamos em harmonização de materiais, mas também texturas, que trazem essa harmonia para o ambiente".

Como fazer o efeito de cimento queimado em casa

Cimento queimado - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Sala de estar pintada com o estilo de cimento queimado
Imagem: Reprodução/Pinterest

É possível executar esse efeito em casa sem gastar muito dinheiro, como Paulo ensina usando menos de R$ 30. "É barato, simples e muito fácil", diz.

Massa acrílica e pigmento líquido são os ingredientes necessários para criar a textura. A recomendação é usar cinquenta gotas do pigmento para cada quilo de massa, e misturar ambos.

Para a aplicação, basta usar uma espátula com as pontas arredondadas, já que as pontudas podem marcar a textura. O estilo de pintura é livre, zigue-zague, diagonal, meia-lua.

"Quando acabar, vai parecer que está tudo errado, manchado, mas é assim mesmo. Dê um tempo para a primeira demão secar e depois volte, preenchendo os espaços em branco", conta Paulo, que ensinou um passo a passo em seu canal no YouTube. "Essa forma de pintar é democrática e acessível, já que não usa massa pronta, que costuma ser mais cara".

Efeito queimado - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Massa acrílica ou plástica, pigmentação e uma espátula de borda redonda são os itens necessários para criar o efeito de cimento queimado
Imagem: Reprodução/YouTube

A dica é: se a massa for mais densa, não exagerar na quantidade. Basta fazer uma camada fina em cima de outra também fina, pois assim cria-se nuances mais interessantes: "Muita massa deixa o rastro muito forte da textura. Então, nesse caso, amenizar a textura é mais interessante do que deixar ela grosseira".

O cinza é a única opção de cor para criar o efeito?

Parede rosa queimada - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Estilo cimento queimado feito com a pigmentação rosa
Imagem: Reprodução/Pinterest

Não necessariamente. O efeito pode ser produzido com quaisquer cores, como o rosa, por exemplo.

No entanto, é importante fazer uma análise antes de escolher a pigmentação que vai ser usada junto com a massa acrílica ou plástica.

"O legal é que pode pigmentar com a cor que quiser", conta Paulo. "É importante é pensar na tonalidade, porque deve ser uma cor menos saturada, mais baixa. Com o rosa, por exemplo, escolhi um tom mais clarinho, queimado, lavado. Isso que deixa bonito, a cor até deixa de ser um pouco de queimado para assumir um estilo grego".