Jardim vertical: veja dicas e inspirações para ter o seu em casa
Está em alta ter muitas plantas dentro de casa e apartamentos. Nessa perspectiva, os jardins verticais, também chamados de paredes verdes, são muito interessantes porque economizam espaço e permitem uma decoração sofisticada.
Com alguns cuidados, é quase impossível não ter um jardim vertical de encher os olhos e que transformará a energia da sua casa.
Suportes e vasos
Você quer uma parede carregada de plantas ou quer as plantas suspensas em vasos pendurados ou em suportes decorativos? Use a criatividade e defina como quer suas plantas nessa parede. Há inúmeros modelos de suportes próprios para jardins verticais e para plantas suspensas, como alguns em macramê. O ideal aqui é preencher o máximo possível do espaço. Confira algumas inspirações
Plantas ideais
Para ter sucesso com seu jardim vertical, escolha plantas que exijam condições semelhantes de cultivo e cuidados, especialmente quanto às regas. Não misture, por exemplo, plantas de sol pleno com aquelas que gostam de sombra. Que tal cultivar samambaias, avencas, cacto macarrão, jiboias, chifres de veado, maranta e calathea? É interessante aqui abusar nas cores, formas e texturas.
Regas
As plantas que indiquei acima gostam de umidade. Mantenha o substrato sempre úmido e borrife suas folhas constantemente. Uma dica importante é deixar um borrifador cheio sempre perto dessa parede. Quando passar por lá de manhã, tomando seu cafezinho, molhe as folhas.
Adubação
Plantas fazem fotossíntese, mas isso não as torna autossuficientes. Portanto, utilize um adubo químico NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) 10-10-10 líquido, de preferência foliar, e, uma vez ao mês, borrife toda a sua parede verde com essa mistura, seguindo as recomendações de diluição contidas na embalagem do produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.