PUBLICIDADE
Topo

Jardim vertical: veja dicas e inspirações para ter o seu em casa

O jardim vertical está na moda, e você pode ter o seu em casa - Getty Images/iStockphoto
O jardim vertical está na moda, e você pode ter o seu em casa
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Samuel Gonçalves, @umbotaniconoapartamento

Colaboração para Nossa

04/04/2020 04h00

Está em alta ter muitas plantas dentro de casa e apartamentos. Nessa perspectiva, os jardins verticais, também chamados de paredes verdes, são muito interessantes porque economizam espaço e permitem uma decoração sofisticada.

Com alguns cuidados, é quase impossível não ter um jardim vertical de encher os olhos e que transformará a energia da sua casa.

Suportes e vasos

Você quer uma parede carregada de plantas ou quer as plantas suspensas em vasos pendurados ou em suportes decorativos? Use a criatividade e defina como quer suas plantas nessa parede. Há inúmeros modelos de suportes próprios para jardins verticais e para plantas suspensas, como alguns em macramê. O ideal aqui é preencher o máximo possível do espaço. Confira algumas inspirações

Plantas ideais

Para ter sucesso com seu jardim vertical, escolha plantas que exijam condições semelhantes de cultivo e cuidados, especialmente quanto às regas. Não misture, por exemplo, plantas de sol pleno com aquelas que gostam de sombra. Que tal cultivar samambaias, avencas, cacto macarrão, jiboias, chifres de veado, maranta e calathea? É interessante aqui abusar nas cores, formas e texturas.

Regas

As plantas que indiquei acima gostam de umidade. Mantenha o substrato sempre úmido e borrife suas folhas constantemente. Uma dica importante é deixar um borrifador cheio sempre perto dessa parede. Quando passar por lá de manhã, tomando seu cafezinho, molhe as folhas.

Um borrifador é essencial para cuidar do jardim vertical - Getty Images/iStockphoto
Um borrifador é essencial para cuidar do jardim vertical
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Adubação

Plantas fazem fotossíntese, mas isso não as torna autossuficientes. Portanto, utilize um adubo químico NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) 10-10-10 líquido, de preferência foliar, e, uma vez ao mês, borrife toda a sua parede verde com essa mistura, seguindo as recomendações de diluição contidas na embalagem do produto.