PUBLICIDADE
Topo

Plantas de apartamento: veja 5 espécies ideais para cantinhos com pouca luz

Plantas que não precisam de luz direta são ideais para aqueles cantinhos com mais sombra no apê - iStock
Plantas que não precisam de luz direta são ideais para aqueles cantinhos com mais sombra no apê
Imagem: iStock
Samuel Gonçalves

Biólogo, professor de biologia, mestre e doutor em botânica, Samuel comanda o canal no YouTube "Um Botânico no Apartamento", onde ensina a cultivar plantas em diferentes tipos de espaço.

Colaboração para Nossa

05/03/2020 04h00

Sabe aquele cantinho do seu apartamento onde a luz é bem fraca? Você pode até pensar que nenhuma planta vai conseguir sobreviver por ali. Porém, existem algumas espécies que, além de não precisarem de luz direta, são resistentes e versáteis. Elas são perfeitas para montar sua mini urban jungle nesses lugares. Veja quais são e como cuidar delas:

Pacová e Zamioculca

Zamioculca - iStock - iStock
Zamioculcas
Imagem: iStock
Elas gostam dos cantinhos sem luz direta e são opção, inclusive, para quem se esquece de regar. As espécies detestam solo muito úmido - até correm o risco de apodrecer nessa condição.

Dica de cuidado: deixe secar muito a terra antes de molhar novamente. Se quiser que suas folhas fiquem brilhantes, limpe-as com pano úmido e passe café coado sem açúcar (dica de avó!). Assim que secar, passe um pano seco para lustrar. Elas ficam lindas.

Plantados Pacová -  -

Plantados Zamioculca -  -

Lírio da paz e Singônio

Lírio da paz - iStock - iStock
Lírio da paz
Imagem: iStock
São opções muito interessantes para quem se lembra de molhar mais as plantas. Elas amam umidade e adoram água borrifada em suas folhas.

Dica de cuidado: se as folhas jovens começarem a amarelar, aumente as regas e borrife mais. Elas podem ser colocadas em banheiros, prateleiras e mesinhas de canto. Os singônios podem ser plantados apenas na água também.

Plantados Lírio da Paz -  -

Singônio -  -

Espada-de-são-jorge

Espada de São Jorge - iStock - iStock
Espada de São Jorge
Imagem: iStock
É a típica planta coringa, pau pra toda obra. Não exige substrato, regas, nem luz ideal. Pode ser mantida apenas na água, em terra vermelha ou qualquer substrato rico ou pobre em nutrientes.

Dica de cuidado: quando plantada, apenas lembre-se de molhar quando secar a terra. Suas folhas brotam novas mudas após enraizarem na água. Tem mais: há quem diga que as espadas de São Jorge protegem nossas casas contra energias negativas. Não custa cultivá-las para esse benefício também, não acha?

Espada de São Jorge -  -