Topo

Como usar cores em decoração com base neutra

Para enriquecer e dar mais personalidade para bases neutras, dá para apostar em móveis e objetos coloridos - Getty Images
Para enriquecer e dar mais personalidade para bases neutras, dá para apostar em móveis e objetos coloridos
Imagem: Getty Images

Colaboração para Nossa

24/04/2020 04h00

A gente ama uma tela em branco para decorar e você pode conferir isso nos episódios do Tapa Na Casa. E, apesar de gostarmos de brincar com cores nas nossas criações, usamos muito a tática da base neutra para decorar. Isso é: apostar em cores básicas e suaves para compor a estrutura e as peças maiores do ambiente.

Atenção: quando falamos cores básicas, não significa apenas preto, branco e cinza. Há várias formas de montar uma paleta neutra de cores. Há bases neutras até mesmo com cores como verde, vinho, azul marinho, além dos tons pastel, sabia? A questão é como aplicar essas cores nos ambientes. Mas vamos por partes…

Como montar uma base neutra?

Comece pela parte estrutural do ambiente: paredes, piso e teto. O mais clássico é o piso de madeira com as paredes e teto brancos (aliás, essa foi a base que usamos no nosso apartamento. Você pode acompanhar nosso diário de decoração no @apto.21).

O grande segredo de enriquecer e dar mais personalidade para bases neutras, é apostando nas texturas como, por exemplo, cimento queimado, tijolo aparente, madeira etc. Trazer revestimentos como esses para as paredes são uma ótima solução para quem quer uma base neutra fora do comum.

O segundo passo são os móveis grandes como armários, sofá, cama, mesa etc. O cinza, branco e bege não tem erro, mas você também pode trabalhar com outras cores e texturas como nas paredes. Algumas sugestões são: um sofá de couro caramelo ou linho bege, uma mesa com uma madeira mais avermelhada ou mesmo com tampo de mármore branco.

50 tons de cinza

Um fato interessante: o cinza é a cor mais neutra que existe (não, não é o preto nem o branco). Ele combina com todas as outras cores. Inclusive, quando você faz um estudo de coloração pessoal, o cinza é a base inicial para testar sua cartela de cores, sabia?

Você pode construir uma base toda cinza e ir inserindo pontos de cor. Funciona muito e fica bem moderninho.

Cinza na decoração - Reprodução/Decostore - Reprodução/Decostore
Imagem: Reprodução/Decostore
cinza na decoração - Reprodução/Casa de Valentina - Reprodução/Casa de Valentina
Imagem: Reprodução/Casa de Valentina

Aquele temido bege

O bege criou essa "má fama" de tanto que foi usado nos anos 90 e 2000. Com certeza você lembra de ter morado ou visitado alguma casa em que tudo - absolutamente TUDO - era nessa cor. E isso nos trouxe a sensação que um ambiente com vários tons de bege/marrom é algo sem personalidade e desinteressante. Mas isso é mito!

bege03 - Reprodução/Casa Trés Chic - Reprodução/Casa Trés Chic
Imagem: Reprodução/Casa Trés Chic
Bege - Reprodução/Blah Blog - Reprodução/Blah Blog
Imagem: Reprodução/Blah Blog

A cor bege quando bem usada na decoração traz aconchego e muitas memórias afetivas. Você pode trazer o bege em tecidos naturais como o linho, revestimento como tijolo aparente ou mesmo em detalhes como um trançado de palhinha na cadeira ou cabeceira ou cestarias.

O bege fica lindo também quando combinado com tons pastéis (como um rosé) ou mesmo tons queimados como o verde militar, azul marinho e o vinho. Aposte em detalhes nessas cores!

Monocromático cool

Uma outra forma legal que montar uma base neutra é trabalhando vários tons de uma mesma cor. Aqui, vale escolher a sua cor favorita e trazer ela em vários tons e nuances.

Monocromático - Reprodução/Bianca Pink Lady Collection - Reprodução/Bianca Pink Lady Collection
Imagem: Reprodução/Bianca Pink Lady Collection
Monocromático - Reprodução/Shine Braga - Reprodução/Shine Braga
Imagem: Reprodução/Shine Braga

Para usar cores em ambientes monocromáticos e deixá-lo mais interessante, aposte em peças menores nas cores complementares (opostas no círculo cromático). Clique aqui para conhecer essa super ferramenta.

cores complementares - Reprodução/Elizavetta Interior Trends - Reprodução/Elizavetta Interior Trends
Imagem: Reprodução/Elizavetta Interior Trends
Cores complementares - Reprodução/Behance - Reprodução/Behance
Imagem: Reprodução/Behance

Como complementar minha decoração com cores?

Tapetes, mantas, almofadas, vasos e quadros são peças que podem ter uma maior rotatividade na decoração. Por isso, gostamos muito de abusar das cores nessa parte!

No @apto.21, por exemplo, que tem uma base neutra, gostamos muito de redecorar com essas peças menores. De um dia pro outro mudamos toda a decoração, do azul ao vermelho e vamos sempre mudando conforme o nosso mood ou ocasião.

A gente já coloriu nossa casa de verde e amarelo para receber os amigos para um jogo da Copa do Mundo; ou de vermelho e dourado para um jantar de Natal.

Você pode conferir todas essas dicas na prática e se inspirar no nosso instagram @apto.21, no nosso Youtube e, claro, nas reportagens de Nossa Casa e nos episódios do Tapa Na Casa (que ainda vem muita coisa legal por aí!).